Decidi escrever esse artigo pra praticar redação e também deixar uma marca nessa plataforma que vem me ajudando nos meus estudos de programação há um tempo.
1. 'Primeiros Passos' como Comunicadora
Minha história com a área de comunicação social começou cedo, aos 13 anos, quando descobri que existiam pessoas que expressavam suas artes através de fotos bem editadas, desenhos e vídeos e o fato mais extraordinário nisso tudo, elas ganhavam a vida fazendo o que gostavam!
Desde então passei a pesquisar mais sobre produção de conteúdo e passei a produzir meus próprios conteúdos para a internet. Criei um canal no youtube e alimentei a ideia de trabalhar com isso.
2. Trilha de uma Produtora de TV
No ensino médio, descobri a faculdade de Rádio, TV e Internet, e as áreas de atuação envolviam fotografia, filmagens, produção de vídeos e a área de rádio. Passei no vestibular de Radio e TV e cursei os 4 anos na esperança de trabalhar um dia com televisão. Durante o período da faculdade, apliquei para múltiplas empresas de comunicação até que consegui meu primeiro estágio como âncora, editora e publicadora do 'Jornal da Tarde'.
Os primeiros meses me enchiam os olhos, eu estava maravilhada com os bastidores e como funcionava o mundo da televisão. Adquiri experiência em produção de programas, coloquei em prática o que aprendi na faculdade e estava tudo indo bem. Acontece que o ambiente não é o dos melhores e comecei a me sentir muito desgastada e entretanto numa vida automática...
Aquilo que eu sempre amei fazer, que é produzir conteúdo estava perdendo o sentido dado o ambiente que eu estava, e isso me fez querer buscar novas possibilidades e eu encontrei algo que gostei muito na área de tecnologia. Sim! Sempre tem uma esperança pra gente trilhar <3
3. Virando a chave: comunidades de T.I
Após conversar com pessoas próximas a mim sobre a minha situação, ouvi algumas sugestões, sendo alguma delas:
- Fazer uma nova faculdade;
- Criar uma 'produtora independente';
- e tentar o mundo de tecnologia/programação.
[...] e sinceramente? Achei todas as possibilidades bem impossíveis naquele momento, já que eu estava sem muita força pra continuar. Porém uma coisa bem importante que mudou tudo foi que: meu namorado dá aulas gratuitas de inglês em uma comunidade de pessoas desenvolvedoras chamada He4rt Developers há muito tempo e eu nunca tive tempo pra dar uma olhada no conteúdo em si.
No primeiro dia que entrei na He4rt eu fiquei COMPLETAMENTE EM CHOQUE, vi a comunidade se movimentando e fazendo coisas bem fora do comum, que foram:
- Revisões de conteúdos publicados por membros:
- Livestreams quase que diárias pra ensinar pessoas leigas (engual eu klk);
- Reuniões semanais pra debater projetos internos e externos
- Engajamento em redes sociais para ajudar na divulgação de conteúdos
- e mais um monte de coisa que eu vou deixar você descobrir indo lá na comunidade :p
Querendo ou não, ver mais de 150 pessoas numa segunda feira, dentro de um servidor do Discord se organizando pra fazer coisas realmente boas foi algo que me inspirou a estar contribuindo.
O mais sensacional foi que no primeiro dia, entrei na reunião e eles estavam falando sobre um evento de tecnologia super produzido e estavam dando ingressos pras pessoas que gostariam de ir num evento pela primeira vez e eu, que acabei de chegar no rolê, consegui o meu. MANO HAHAHA!
4. Meu primeiro evento tech
Conseguindo o ingresso, eu fiquei ansiosa num nível que era completamente sem explicação. Chegando no evento, que foi o Front In Sampa, eu juro que nunca vi tanta gente que gostava da mesma coisa junta antes.
Todo lugar que eu parava pra observar era alguém falando alguma coisa que eu não entendia, alguma tecnologia etc mas eu ainda sim tava muito animada.
Assisti a palestra da Tatiana Barros sobre Open Source, do danielhe4rt sobre a profissão de Developer Advocate e todas as várias outras palestras que foram rolando no evento enquanto a galera da comunidade ia me apresentando a pessoas e cada vez indo mais. No fim do dia eu decidi e coloquei uma coisa na minha cabeça: eu preciso mudar de área e isso aqui é realmente o que eu quero fazer.
5. Finalização
Esse artigo foi escrito pra que eu me lembre o por quê de eu estar nessa correria toda aprendendo Linux, Back-end, Front-end e coisas que até dois meses atrás eu nem sabiam que existia.
Espero que você tenha gostado e eu posso dizer com toda propriedade do mundo: existe espaço pra todo mundo em tecnologia. E que provavelmente a He4rt pode te apoiar nessa jornada.
Obrigada por ler até aqui, e até a próxima!
Top comments (7)
Boa sorte e muita forca na nova estrada.
Muito foda prima! Incrivel ver o ponto de vista de uma pessoa de fora
Caiu de paraquedas legal kkk, muito bom!
Boa sorte
Parabéns pela experiencia, legal ver isso sendo compartilhado.
Caramba, esse vou ler hoje ainda!
Isso aí, primaa!!!! Demais saber da sua trajetória
Ótimo texto, valeu pela motivação extra