DEV Community

Rodrigo "Pokemaobr" Cardoso for A Caverna do Patocórnio

Posted on • Updated on

Utilizando a bolha dev ao seu favor na busca do seu primeiro emprego!

Ultimamente, cada vez é mais comum pessoas iniciantes em desenvolvimento entrarem nas minhas lives, postarem no twitter, facebook, instagram, linkedin, em blogs ou sites de artigos perguntando sobre como iniciar na área, mais especificamente como conseguir o primeiro emprego na área. Muitas citam bootcamps ou faculdades como caminhos “seguros” para conseguir o primeiro emprego, já que uns “garantem” a empregabilidade no fim do ciclo de estudos, e outras dão a oportunidade de entrar como estagiário, facilitando a entrada na área e posteriormente um crescimento dentro dela, porém, o que eu vejo muito é algumas dessas pessoas às vezes decepcionadas, pois, depois de um período, na maioria das vezes não muito longo, se vêem perdidas, pois, estudaram uma stack (conjunto de linguagens frameworks, bibliotecas e outras ferramentas com o propósito de resolver um tipo de problema específico em desenvolvimento) que até agora não sabem o real motivo do porquê, já que assistiram um vídeo no youtube falando que era a stack mais usada em 2022. E, obviamente que ouviram que TI é a área que mais emprega no momento, que não faltam vagas na área ( o que é verdade e vamos explorar isso mais a frente ), que tem pessoas entrando na área ganhando R$10.000, e outras coisas que fazem a área ser um atrativo para diversos tipos de pessoas.

Isso realmente é uma coisa que me vem preocupando em relação ao desenvolvimento nos dias atuais. Eu não sou parâmetro para nada, mas, quando comecei a programar não existia o tanto de conteúdo sobre desenvolvimento que tem hoje, e talvez eu nunca imaginasse que teria tanto conteúdo como temos, mas, a gente tinha um estilo de aprendizagem diferente. Na época que eu comecei a estudar eu nem imaginava poder ganhar dinheiro com desenvolvimento, eu só achava divertido criar coisas e fazia isso usando código. A gente conhecia primeiro o problema e depois estudávamos como poderíamos resolvê-lo. Então, por exemplo, se eu tivesse que resolver um problema desenvolvendo algo que envolvesse coisas de desktop, a gente iria estudar sobre delphi, java, visual basic ou outra linguagem que pudesse resolver aquele tipo de problema, se eu tivesse que fazer um site, iria estudar HTML, CSS, javascript, PHP, ASP, Flash ou outra coisa que resolvesse soluções web. Hoje em dia, muitas pessoas saem estudando qualquer coisa sem nenhuma noção do sentido de estar estudando aquilo, só porque viram em algum lugar que era a tecnologia mais quente. Antigamente a gente sabia o problema e escolhia a ferramenta para trabalhar naquele problema. Hoje em dia a gente escolhe uma ferramenta e depois procura os problemas que aquela ferramenta resolve. É tipo aquela da pessoa carpinteira que está com um martelo na mão e sai dando martelada em tudo que se pareça com prego, já que é pra dar martelada que o martelo serve. Dito isso, o primeiro conselho que tenho para você que está começando na área!!! Entenda os problemas que a stack que você está estudando resolve. Isso é muito importante até mesmo para uma primeira entrevista na área, e, embora tudo possa parecer prego em desenvolvimento, nem tudo é.

Sei que você deve estar se perguntando: “Pokemão, você falou um monte de besteira e eu vim aqui para saber como conseguir o meu primeiro emprego”, calma que a gente chega lá! Como premissa irei aceitar que você é uma pessoa que já está estudando desenvolvimento a algum tempo, já fez alguns pequenos projetinhos para treinar e colocou no seu github e está buscando sua primeira vaga no mercado. Caso não tenha feito isso ainda, o faça.

O segundo conselho que tenho para você que está começando na área!!! Não tenha medo de não conhecer muito sobre o que você está estudando, as vagas de sandy/junior quem vai dizer se você tem preparação ou não para a vaga é a empresa para a qual você estiver aplicando para a vaga e não você. Você não sabe ainda nada sobre a área e não sabe validar seus conhecimentos, deixe que a empresa faça isso. Esse tipo de vaga é exatamente para você aprender!

Não discuta comigo agora, mas, a ferramenta que move a bolha dev é o Twitter, tenha isso como uma verdade, como sou matemático, posso dizer que isso é um axioma (algo que não preciso provar para saber que é verdade, é a verdade e aceite como tal), as outras redes sociais são altamente superficiais quando falamos de compartilhamento de conteúdo dev e também da presença das pessoas dev que realmente podem fazer algo para você e até mesmo o lugar onde essas pessoas realmente podem fazer algo para você. Se você quer ser dev e não tem Twitter, mas tem Instagram, Tiktok, Facebook, Linkedin é bom rever as coisas. “Ah pokemão, mas sou low profile!”, beleza, então não tenha nenhuma rede social, mas, isso vai reduzir suas chances de ser encontrada pelas pessoas. Bem, o terceiro conselho que tenho para você que está começando na área!!! Crie um twitter (deixe sua caixa de mensagem aberta para qualquer pessoa poder mandar mensagem pra você). Crie também um LinkedIn (só pra você ter um currículo rápido), e também tenha um currículo nos moldes antigos (ainda pode ser útil). E acho que você já tem um Github, né?

Sabe aquela pessoa que falou lá no vídeo que a stack que ela falou para você escolher era a mais utilizada em 2022? Siga ela no Twitter. Sabe toda aquela galera dev coach que você não para de consumir conteúdo? Siga no Twitter. Sabe aquele primo da sua colega que foi quem te convenceu a largar educação física e ir para a área de TI? Siga no Twitter. Siga quem você puder na área de tecnologia e que tem a ver com o que você está estudando. Siga no Twitter. Sabe esse @pokemaobr que está escrevendo aqui pra você? Siga no Twitter. Siga o perfil @Viumavaga, o @TemVagaPraJunior, a @camelouu,(uma referência em recrutamento dev no Twitter), o o_gabsferreira (que todo mês cria uma lista de vagas) e outros perfis com vagas para quem está começando, algumas vagas legais filtradas aparecem por lá. ( Só não esqueça que com o passar do tempo você vai ter que parar de seguir algumas pessoas para evitar tretas devs, mas, isso é assunto para outro artigo, no começo siga qualquer pessoa e depois você vai filtrando). ---> Tem essa lista aqui um pouco desatualizada, mas, com muita mina sensacional que é dev e ajuda a comunidade e você pode seguir no twitter (vai clicando em mostrar respostas que tem gente pra caramba).

Outro axioma que posso colocar aqui. Diferente de muitas áreas que já atuei e que conheço pessoas que atuam, na área de desenvolvimento a maioria das pessoas estão dispostas a te ajudar sem querer nada em troca, algumas dessas pessoas ajudam somente pelo vislumbre de que isso faz a área crescer e a roda girar, ou, pois foram ajudadas no passado e por isso querem, ou qualquer outro motivo aleatório, por isso é um axioma. Algumas das pessoas que você seguir tem DM aberto (você pode mandar uma mensagem direta para a pessoa clicando no botão no perfil dela), conte a sua história para a pessoa e avise que se a pessoa ver alguma vaga que possa se encaixar com você para que te avise. Algumas pessoas vão te ignorar, mas, a grande maioria vai lembrar e quando receber uma vaga (recebemos vagas diariamente) vai te indicar. O quarto conselho que tenho para você que está começando na área!!! A vaga não vai cair do céu, no começo você tem que ir em busca dela.

Show, agora você já está no radar de algumas pessoas. Como dito lá no começo do artigo, tem realmente muita vaga na área de TI e seu trabalho agora é fazer com que as pessoas tragam essas vagas até você, com uma curadoria muito bem feita, já que em geral quem vai indicar as vagas para você são pessoas que trabalham nas empresas, o que facilita na hora de entrar (recomendações são sempre bem vindas e algumas pessoas até ganham por isso :) ) . Vamos então utilizar da força da bolha dev para isso.

Prepare então uma thread no twitter ( uma sequência de tweets onde um é resposta do outro fazendo uma linha de raciocínio ) onde você vai se apresentar, falar um pouco dos motivos que fizeram você querer entrar para a área de TI, falar sobre a stack que você tem estudado e o que você fez (cursos, bootcamps, faculdades e outras coisas relevantes), o que você procura e no final coloque seu linkedIn, github e algum e-mail ou outro contato de rede social, em formato de texto, não invente de colocar imagens. Poste em um dia de semana em horário comercial. E avise por DM àquelas pessoas lá que você seguiu e peça para que retweetem (se você tiver alguém que realmente te conhece, é melhor ainda, pois, fará a alavancagem ficar ainda melhor. “Ah pokemão, mas não conheço ninguém…” (tudo bem, a galera dev retweeta fotos de gatinho o dia todo, não vai cair a mão retweetar algo para ajudar alguém). Agora é esperar um pouco para a mágica acontecer. Você vai receber como resposta algumas vagas que se encaixam no seu perfil, com curadoria de pessoas que trabalham nas empresas, vai receber dicas de pessoas da área para ajudar você a conseguir o que quer. (Ignore respostas bosta que sempre aparecem)

Como disse anteriormente a vaga não vai cair do céu, você vai ter que aplicar nas vagas que te mandarem, fazer entrevistas, procurar outras vagas por fora, conversar com as pessoas que vierem falar contigo. Esse processo irá te abrir um leque maior de vagas para você aplicar, APLIQUE PARA TODAS, mas milagres não acontecem, você tem que fazer a sua parte. E, se por acaso você não conseguir uma vaga, irá conhecer várias pessoas da área que podem te dar dicas valiosas para você conseguir o seu objetivo!

Pokemão, mas se todo mundo que quiser vaga fizer isso? Vai ser ótimo, o algoritmo do twitter é bem aleatório para isso e cada pessoa vai atingir uma parte da bolha dev e pessoas vão se conhecer e fará com que a rede de ajuda aumente muito.

Algumas pessoas que conheço fizeram esse processo e deu super certo. Uma inclusive essa semana passada, a Carol seguiu o meu conselho e fez uma thread, ela conseguiu algumas entrevistas e 390 seguidores em algumas horas, está aqui a thread que ela escreveu. Como muita gente fala “Quem não é visto não é lembrado”.

Uma coisa que você deve estar se perguntando… “Pokemão, mas porque não fazer isso no LinkedIn?”, pois lá seu post vai ser invadido por infinitas pessoas coach querendo te vender planos de carreira mirabolantes ou contando histórias de superação de alguém que acordou 10 minutos mais cedo para pegar ônibus. No twitter as pessoas são mais reais, não precisam mostrar nada para ninguém e ajudam realmente as pessoas sem esperar nada em troca.

Desejo que esse artigo te ajude de alguma maneira. E, se você quiser mais dicas para buscar o seu primeiro emprego, dicas para a hora da entrevista e coisas do tipo, comenta aí o que você quer para eu poder criar mais conteúdo nesse sentido.

Um grande abraço para você e vamos fortalecer a bolha dev!

Rodrigo “Pokemaobr” Cardoso

Caso você queira me ajudar a continuar criando conteúdo para devs, me ajude no apoia.se ou assista minhas lives na twitch.

Top comments (20)

Collapse
 
lucasmds198 profile image
Lucas Santos

A parte que você cita que "na área de desenvolvimento a maioria das pessoas estão dispostas a te ajudar sem querer nada em troca", é o que mais gosto nessa área, já aprendi muita coisa simplesmente lendo comentários aleatórios em alguns posts, onde as pessoas não tinham obrigação nenhuma de explicar algo, mas mesmo assim fazem de bom grado. E mais uma vez isso é visto aqui nesse post, obrigado por compartilhar isso cara, abraços!

Collapse
 
devhector profile image
Hector Fernandes • Edited

Exato cara, e essa cultura de troca te faz querer ajudar a todos que passam no seu caminho.

Collapse
 
rafaelbpires profile image
Rafael B. Pires

Não conhecia todo esse potencial do Twitter. Confesso que tinha um pouco de preconceito com a rede social antes de migrar pra área de programação. Comecei a usar tem pouco mais de um mês esporadicamente e tenho gostado, mas só mais recentemente comecei a seguir devs brasileiros. Valeu por passar a fita!

Collapse
 
venisan profile image
Vinícius Santos

Parabéns pela escrita, achei as dicas muito bacanas, comecei a seguir algumas pessoas por lá e espero conseguir colocar as outras dicas em prática. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e encorajar pessoas que, como eu, estão dando os primeiros passos na construção de um carreira em tech. ;)

Collapse
 
jessilyneh profile image
Jessilyneh

Poke, o artigo ficou otimo! Obrigada por contribuir com a sua experiencia 💜

Collapse
 
pokemaobr profile image
Rodrigo "Pokemaobr" Cardoso

Muito obrigado Jess!

Collapse
 
felippearaujo profile image
Felippe Araújo

Valeu Pokemaobr!

Muito boas as dicas... Compartilhando esse link com amigos que estão no mesmo barco!

Collapse
 
_4nta_ profile image
anta🐙

O que acho mais interessante na área da TI, em relação as vagas de trabalho, é o "pois é, mas nós precisamos de alguém com mais experiência profissional".
A pessoa pode seguir todas suas dicas, e ir muito mais além. Mas em um ramo em que as empresas tem a cara de pau de pedir 2 anos de experiência pra vagas de estágio, isso não cola.

Passei 8 anos lendo esse tipo de dica e posts, fazendo todo o possível, faculdade, pós graduação, cursos e mais cursos, e daí chega na hora das entrevistas, seja estágio, trainee ou júnior (incluindo aquelas vagas que deixam claro que não precisa ter experiência, basta saber lógica e "ter vontade de aprender") e as empresas falam que precisam de alguém com mais experiência profissional.

Meu currículo atual?
6 mil candidaturas para vagas de perfil júnior pra baixo.
2500 e-mails enviados diretamente para gestores e RHs, todos ajustados para o perfil da empresa.
Não vou contar com indicações, já que é impossível dizer se a pessoa que disse que iria indicar realmente o fez.
E pouco mais de 200 entrevistas.
Sim, depois de 1 ano na busca por trabalho decidi registrar toda candidatura e entrevista que fiz, e todas empresas que deram algum retorno (minimamente) convincente, falaram que decidiram por outra pessoa por conta da minha falta de experiência profissional na área.

Bom, no fim voltei pro ramo metalúrgico (trabalhando como torneiro, fresador e preparador de tornos CNCs), pelo menos consigo trabalho e não tenho que conviver com toda essa palhaçada. E ainda brinco de ser investidor no mercado financeiro.

Collapse
 
pokemaobr profile image
Rodrigo "Pokemaobr" Cardoso

Entende o porque eu falo que o que vendem para as pessoas que vão mudar de área é bem tenso no começo do artigo? As pessoas simplesmente vão criando um sonho que é fácil conseguir entrar na área. Em nenhum momento eu falei que é e muito menos falei que é só fazer o que disse na estratégia que você vai ter o emprego. Mas sim, a estratégia funciona e já vi muita gente conseguir emprego dessa maneira, pois, essa estratégia aproxima quem tem a vaga do seu perfil e cria um vínculo mínimo que seja com as pessoas.

Mas sua colocação é meio estranha, você ficou 8 anos lendo as coisas e só 1 ano procurando emprego? Fez faculdade, pós e cursos e ficou sem procurar trampo enquanto fazia? Ou hoje tem faculdade express que se faz em 1 ano?

De todo modo, sim, vão ter empresas que vão exigir "experiência" e a estratégia é exatamente para minimizar a quantidade de empresas desse modo. Mas, não deixa de ser uma competição. Não vai ter a vaga aberta para você. E é uma área realmente concorrida, vale ver por exemplo o tanto de vagas horríveis tem no linkedIn cheias de pretendentes.

Collapse
 
_4nta_ profile image
anta🐙

Parabéns pela interpretação de texto e contexto, depois de um ano na procura por trabalho, decidi registrar tudo. Significa que são 7 anos de registros.
Agora me explica, como uma pessoa consegue experiência profissional, se o fator decisivo para a entrada no mercado de trabalho é exatamente a experiência profissional?
Enfim, isso só mostra o nível de conhecimento real no mercado de trabalho para pessoas que estão começando.

Thread Thread
 
pokemaobr profile image
Rodrigo "Pokemaobr" Cardoso

Se vc fizer projetos pessoais isso conta como experiência. Por isso falo da importância de ter um github para mostrar para recrutadores o que você sabe fazer. E conhecer realmente as pessoas é muito importante para isso, o networking é algo muito importante. Não é fator decisivo a experiência profissional, se você mostrar pra quem está recrutando a sua gana por aprender isso é um ponto muito importante. Aparecer é muito importante, por isso falo da questão do networking, quem é visto é lembrado. Lembro que já contratei uma galera pela gana de querer aprender e também por serem pessoas envolvidas com a comunidade dev.

Collapse
 
carolinafarnetani profile image
Carolina Farnetani de Almeida

Muito bom, Poke! Vou enviar para meus amigos que estão procurando o primeiro emprego na area :)

Collapse
 
erionschlenger profile image
Erion Maia

Você é sempre muito sensato!
Valeu pelas dicas Poke, vou seguir...

Collapse
 
raphaeldasilva profile image
Raphael da Silva

Artigo bem informativo.

E para quem já tem alguma experiencia e está tentando voltar para o mercado depois de bastante tempo fora? Como voltar?

E tendo um perfil que nao se encaixa em nenhuma dessas categorias de pleno, senior e etc.

Estou nessa, gostaria de arrumar uma vaga para PHP.

Collapse
 
bivardourado1 profile image
Dourado

Shows!

Some comments have been hidden by the post's author - find out more