DEV Community

Ana Laura
Ana Laura

Posted on • Edited on

Minha Carreira Dev: Do telemarketing pro mundo dev 📞

Pessoa no telefone

Oie, sou a Ana, tenho 25 anos, e tô aqui pra te contar como foi minha jornada com programação!

Como tudo começou e meu primeiro emprego 🤓

Tudo começou em abril de 2019, quando fui demitida da empresa em que trabalhava como telemarketing, vendendo máquinas de cartão pelo telefone.

Passei mais ou menos 3 anos da minha vida trabalhando como telemarketing o que me ensinou diversas coisas. Aprendi a me comunicar melhor e adquiri conhecimentos sobre o mercado de trabalho e o sistema em que vivemos. Além disso, aprendi a vender.

Depois dessa demissão, me vi frente ao seguinte dilema: não queria voltar a trabalhar como telemarketing, e meu "sonho" era trabalhar em casa. Então, comecei a buscar algumas alternativas. Entre as várias opções que analisei, me interessei pelo marketing digital e comecei a estudar sobre o assunto. Conhecendo alguns tópicos dentro desse mundo grande de marketing na internet, minha curiosidade ia aumentando até que cheguei na seguinte dúvida:

Como é que eu faço um site? 🤔

Lembro muito bem do dia em que perguntei a um amigo, que sabia sobre essas coisas de computador (assim falando), o que era necessário para fazer um site. Ele me deu um breve contexto e, a partir daí, começou minha jornada.

Eu nunca tinha feito nada em um computador, além de assistir Netflix, jogar alguns joguinhos e usar redes sociais mas vi ali uma oportunidade de mudar minha vida.

Comecei com um curso bem básico de HTML, CSS e JS, aprendi alguns conceitos principais, mas enfrentei um problema: não tinha muito tempo e sentia muita dificuldade em assimilar o conteúdo, especialmente quando cheguei no famoso JavaScript. Precisava encontrar algo mais "fácil" para que eu pudesse continuar estudando em casa e que tivesse relação com o que estava aprendendo.

Foi aí que conheci o Wordpress; tudo era mais visual e simples. Comecei a criar alguns sites por lá e, inicialmente, trabalhei como freelancer. Utilizei alguns sites para conseguir trabalhos e, também, fui bastante "cara de pau" oferecendo meus serviços para algumas lojas. Vale lembrar que isso foi durante a época da pandemia, um cenário totalmente diferente do que temos hoje.

Saber vender e me comunicar, foi um diferencial nessa caminhadada com freelas.

Meu início estudando programação 💻

Quando digo que precisava de algo mais fácil, era porque tive ENORME dificuldade para aprender a programar. Lembro-me que o laço for simplesmente não entrava na minha cabeça; eu não conseguia entender e, se fosse um for aninhado então rs, isso me deixava completamente confusa.

Levava muito tempo para aprender certas coisas, pois não sabia NADA sobre computadores, e praticamente tudo era novo para mim (gente, eu nem sabia que o Linux existia).

No começo, não tinha um computador próprio e usava o PC de um amigo, até que meus pais conseguiram me ajudar a comprar o meu. Era um computador bem simples, mas que me ajudou bastante (nada que um Linux não resolvesse).

Retornando ao assunto da dificuldade: foi e ainda é muito desafiador, mas hoje eu lido com os obstáculos de uma maneira melhor, eu diria. Será desafiador, mas nós conseguimos. Errar faz parte e pedir ajuda também

Não vamos e nem devemos saber de tudo, ter paciência é fundamental.

Questione, busque outras fonte e converse com outras pessoas da área. Isso pode ajudar a enfrentar algumas inseguranças que são normais de acontecer nesse momento de aprendizagem.

E quando eu falo pergunte é perguntar sobre sentimentos também!
Por exemplo, saber como a pessoa se sentia no início do processo de aprendizagem ajuda a compreender e mapear nossos próprios sentimentos. Eu, por exemplo, achava que nunca conseguiria aprender a programar. Ao conversar com outras pessoas, percebi que esse sentimento também era comum, o que me ajudou a superá-lo. E olha só, hoje até ajudo outras pessoas com programação!

Finalmente Dev front❗

Depois de quase um ano estudando consegui meu primeiro emprego como desenvolvedora front-end em uma startup aqui na minha cidade. O trabalho era home office e, confesso, hoje em dia percebo que não recebia um salário adequado, mas essa é uma história para outro post

Foi la meu primeiro contato com um sistema "de verdade", trabalhava usando React.

Lembro-me que tudo era um processo imenso; como não possuía muito conhecimento da biblioteca, gastava horas estudando antes de resolver uma tarefa. Isso não foi algo negativo, pois me permitiu aprender muita coisa na prática, com pessoas me ajudando e opinando sobre o que era desenvolvido.

Enfim, isso é apenas um resumo do que tenho para compartilhar aqui com vocês. Pretendo criar ainda mais conteúdo por aqui, buscando incentivar aquelas pessoas que estão considerando migrar de carreira. Quem sabe, assim como aconteceu comigo, essa mudança também possa ajudar muito na sua vida.

Um bjo e até a próxima!

Top comments (0)