Introdução
O objetivo desse post é falar um pouco scrum e em próximos posts compartilhar visões sobre conceitos e experiências que eu me sinta confortável para falar a respeito.
O Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos. Foi criada pensando em software, mas devido aos seus bons resultados, rapidamente também foi adaptada para outras áreas, como pode ser encontrado diversos relatos no livro Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo escrito por Jeff Sutherland, que nada mais é que um dos assinantes do manifesto ágil.
A figura abaixo relata a estrutura macro do Scrum.
Sprint
O Scrum basicamente é divididos em ciclos de construção e entrega chamados de Sprint. Um Sprint, representa um Time Box (período de tempo definido pelo time que uma pessoa ou o time tem para realizar uma atividade ou um conjunto dela)
Product Backlog
Lista que contém todas as funcionalidades a serem implementadas em um projeto.
Sprint planning
No início de cada Sprint, se faz uma reunião de planejamento entre o time e o Product Owner (P.O.), com o objetivo de priorizar os itens do Product Backlog que serão desenvolvidos dentro da Sprint. Uma vez que essas tarefas foram priorizadas elas irão para o Sprint Backlog, que é o conjunto de tarefas a serem desenvolvidas dentro da Sprint.
Daily Meeting
Diariamente, a equipe tem uma reunião breve, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos das atividades em andamento e priorizar o trabalho do dia que inicia. O ideal é que a Daily tenha um timebox definido e que esse seja respeitado. Basicamente na daily se responde as seguintes perguntas:
- O que fiz ontem
- O que vou fazer hoje
- Tenho algum impedimento que impacta minha atividade de ontem ou de hoje.
Sprint review x retrospective
Ao final de uma Sprint, a equipe faz uma uma reunião, onde as funcionalidades implementadas são apresentadas ao P.O. e em alguns casos ao cliente com objetivo de validar a construção da Sprint.
A retrospectiva, tem como objetivo a equipe avaliar o que deu certo, e o que deu errado na Sprint e o que a equipe deve melhorar.
Conclusão
O objetivo dessa série foi avançar na série sobre agile e fazer uma introdução sobre Scrum. Os próximos passos, falarei um pouco sobre os papéis dentro do Scrum e depois experiências usando esse framework. Recomendo fortemente que vejam o site https://www.scrumstudy.com/portuguese. Lá tem muito conteúdo e tem uma certificação gratuita de Scrum (Scrum Fundamentals Certified - SFC) que apresenta um overview geral da linguagem. Existem outras certificações pagas também para quem quiser e puder, incrementar o currículo.
Top comments (0)