Quando se inicia em um curso tradicional, seja curso técnico, faculdade ou outro, começamos a ter diversos trabalhos e pensamos que podemos fazer aquele trabalho meia boca do ensino médio. Em primeiro lugar, as dicas aqui poderiam ser utilizadas no ensino médio, inclusive quando dou aulas para alunos de ensino médio (curso técnico integrado ao ensino médio) eu cobro trabalhos bem elaborados, mas essa não é a realidade do ensino de forma geral, principalmente o público das esferas municipais e estaduais.
Serei bem direto, então vamos as dicas.
Não faça plágio
O maior erro dos alunos é achar que podem copiar conteúdos da internet, colar ou escrever e então entregar como um trabalho. Saiba, se fosse para você copiar, o professor não passava trabalho, faria um "ditado".
Então qual o correto?
No mínimo, você deve ler sites, livros, entender e escrever o que você aprendeu e entendeu, ou seja, escrever o que está no site com as suas palavras.
Já o mais correto seria você utilizar citações (direta ou indireta) e colocar as referências no final do documento.
Veja um exemplo:
Suponha que o professor pediu para você fazer um trabalho que diga "O que é uma vacina?"
Você encontrou a resposta em "MinhaVida.com.br".
Você então quer copiar o primeiro paragráfo:
Vacina é uma substância produzida e aplicada ao corpo para que o sistema imunológico tenha uma resposta de proteção contra um agente patógeno que possa vir a agredir o organismo, como vírus e bactérias.
Você não deve copiar esse parágrafo, pois seria um terrível plágio. Então como deve fazer?
Reescreva o parágrafo, veja meu exemplo:
As Vacinas são substâncias que ajudam o corpo a gerar uma resposta de proteção no sistema imunológico contra agentes que possam causar danos ao ser vivo, alguns exemplos desses agentes são os vírus e bactérias.
Viu como o texto agora é meu? Mas saiba, plágio não é só do texto, mas da ideia que ele passa, logo o correto seria eu citar a fonte da minha informção, ai ficaria assim.
As Vacinas são substâncias que ajudam o corpo a gerar uma resposta de proteção no sistema imunológico contra agentes que possam causar danos ao ser vivo, alguns exemplos desses agentes são os vírus e bactérias (MELERO, 2021).
O que é esse MELERO? É o nome da autora do texto, o nome dela é Maria Beatriz Melero, na citação usamos o último nome e depois o ano de publicação da notícia ou, caso não exista, o ano de acesso ao texto. Porém precisamos criar uma referência, a referência não é só o link, ela tem uma estrutura. Um exemplo simplificado da estrutura pode ser visto abaixo.
SobrenomeAutor1, NomeAutor1. SobrenomeAutor2, NomeAutor2. Título da notícia. Ano da notícia. Disponível em: LINK DA NOTÍCIA. Acesso em: DATA.
Então para o nosso texto a referência seria algo como:
Melero, Maria B. Vacina: o que é, tipos, reações, importância e calendário. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/37190-vacina. Acesso em 18 de maior de 2021.
Pronto, se quer aprender mais sobre citações e referências, leia as normas brasileiras. São elas:
Formate o texto adequadamente
O texto do seu trabalho, caso seja digitado, deve seguir alguns padrões, são eles:
- texto com alinhamento justificado e fonte Arial (ou Times New Roman) no tamanho 12 e 1,5 de espaçamento entrelinhas;
- legendas/fonte/numeracão da página com fonte no tamanho 11 ou 10;
- parágrafos com recuo de 1.25cm;
- margem das páginas do documento: 3cm à esquerda e superior, 2cm à direita e embaixo;
- numeração de página no rodapé alinhado à direita;
- coloque legenda nas figuras, gráficos e vídeos. A legenda deve ficar acima do elemento e abaixo do elemento deve haver a fonte do elemento, abaixo tem um exemplo.
Pronto, se quer aprender mais sobre formatação de textos acadêmicos, leia as normas brasileiras. São elas:
Monte capa para o trabalho
Um trabalho apresentável precisa ter, ao menos, uma capa e, opcionalmente, uma folha de rosto. Veja um exemplo de capa.
Quer aprender tudo isso de forma prática? Ensino em meu vídeo:
Top comments (0)