Que o SDKMan é uma ferramenta fantástica creio que ninguém tem dúvidas. Desde que instalei ele minhas preocupações com versões do Gradle, Java, Kotlin, dentre outras SDKs terminaram... Como desenvolvedor JVM só de não precisar ajustar os famigerados JAVA_HOME, M2_HOME e outros, já transformaram meus dias em dias mais felizes.
Algo, no entanto, me deu uma certa dor de cabeça que gostaria de compartilhar com vocês:
Recentemente comecei a implementar um projeto com Java 12. De início, pensei, basta instalar essa versão com o SDKMan, porém, eu estava enganado... a versão não aparecia em nenhum dos vendors quando eu executava sdk list java
.
Ainda não entendi o porquê dessa lacuna, mas comecei a pensar em alternativas... eu poderia instalar a versão 16 e me fazer valer da retrocompatibilidade do Java, porém, isso começou a parecer uma belíssima de uma gambiarra.
Até pensei em instalar da maneira pré-SDKMan, porém, estava me perguntando como seria a gerência da versão do Java em dois pontos distintos no meu sistema operacional, além de possíveis alterações em meu POM para evitar erros de versão de compilação. Foi então que um post no StackOverflow trouxe uma solução que julguei mais elegante:
It seems that downloading the missing version, then unpacking to:
~/.sdkman/candidates/java/
then renaming the extracted directory solves the problem.
Com isso, continuei utilizando apenas 1 gerenciador de versões do Java, aproveitando as facilidades do SDKMan! SDKMan é vida!!!
Top comments (0)