Hoje eu trago um post inspirado em uma thread no twitter: como começar a contribuir para projetos open-sourc . Bom e hoje eu vim trazer um pouco da minha experiência de como comecei a contribuir e assim, talvez, possa te ajudar também.
Por onde começar a olhar?
Bem, hoje eu vejo que tem 3 caminhos a se seguir daqui:
Você procurar o repositório de algum projeto que você já usa e curti usar e quer contribuir;
Você pode procurar lista de projetos open-sources que muitas pessoas fazem (eu não serei essa pessoa hoje =/);
Você pode começar a procurar por tags no github, como a good first issue.
Bem agora eu explicar cada uma delas e como elas funcionaram para mim.
1. Contribuindo em projetos que você usa e curti!
Existem vários projetos open-sources que muita gente usa como GIMP, OBS Studio, Inkscape, Kdenlive, Krita, entre outros, que já trazem uma página em seu site ajudando a como contribuir, os guidelines, até mesmo disponibilizam canais via slack, email e etc para você entrar em contato e aqui mora o pulo do gato: entre em contato!
Muitas vezes quando você entra em contato com os devs do projeto, e explica que quer contribuir eles podem acabar te ajudando a selecionar uma issue bem bacana e simples para pessoas que estão aprendendo. Isso vale tanto pra stack que eles usam, quanto para o uso do próprio git e repositório online (github, gitlab, bitbucket, etc).
Esse aqui não foi exatamente o meu caso, e como eu sei disso? Porque hoje eu contribuo para um projeto da Apache e descobri por lá isso. Bem bacana né?! Então de resumo dessa primeira parte fica: **não tenha medo de entrar em contao com os devs do projeto pedindo orientações de como contribuir.
2. Procurando lista de projetos open-source (quase o meu caso de como entrei no mundo open-source).
Esse aqui talvez seja um dos métodos que as pessoas mais comentam nos grupos (fonte: minha intuioção). O que mais vi até agora nos grupos, no geral, são compilados de projetos open-sources que uma galera mantem como repo do github.
O meu caso foi semelhante a isso, mas não foi através de lista de projetos, foi mais uma citação em grupo do Telegram sobre projetos open-source nacionais. E assim começou minha contribuição para o Libreflix.
Curiosidade: eu não contribui para o código-fonte em si do projeto diretamente, mas eu criei issues com ideais, participei de debates e rodas de conversas, além de ter uma versão desktop da aplicação em meu repositório(tá publicado também na Snap Store).
Foi com essa turma que dei meu ponta-pé de fato para aderir a stack do Node.js, meses depois cheguei até a pegar uns freelas de sistemas que fiz com MEVN (mongo, express, vue, node).
Então deixarei agora algumas listas de projetos nacionais para vocês contribuirem:
- https://github.com/camilatigre/listamaravilhosaopensource
- https://github.com/backend-br/opensource-br
- https://github.com/vinicius73/awesome-brasil
Procurem mais e adicione aqui nos comentários, beleza? Vamos nos ajudar!
Procurando por tags no github!
Outra maneira muito boa de se começar a contribuir é através de procurar tags no github! Tá, mas como você faz isso? Quando você está na página inicial do github e logado, o campo de pesquisa está no canto superior esquerdo, basta digitar algo como good first issue e depois clicar enter, em seguida basta filtrar por issues e ta-da!
Vou deixar aqui também, algo que o próprio github disponibiliza no quesito de tópicos de good first issue :https://github.com/topics/good-first-issue.
Outras labels/tags que o pessoal usa para indicar que uma issue é para iniciantes, que eu conheça, são: first-timers-only e novice
Mas e eu que ainda não sei git?
Bom, ai se você não sabe sobre o uso do git, vou deixar aqui um curso bem bacana de git do Willian Justen. Existem outros cursos bem bacanas também, e alguns até grátis, então se você conhece um, deixa aqui nos comentários também beleza?
Por hoje é só!
Se você leu até aqui, queria te agradecer pelo tempo e espero que possa ter te ajudado com esse mini guia de como começar a contribuir com um projeto open-source. Vale ressaltar que contribuir, e aprender, não é apenas codar viu? Acompanhe os chats/grupos/canais que os devs/contribuintes usam para participar e aprender além do código também beleza?
Top comments (0)