O AWS Community Builders é um programa de comunidade super colaborativo que reúne pessoas apaixonadas por tecnologia, nuvem com foco em AWS. O programa incentiva bastante os membros a compartilhar conhecimento, se conectar à comunidade; ajuda a melhorar as habilidades técnicas, fazer muito networking e nos dá a acesso avários conteúdos técnicos de qualidade.
O tempo do programa é de 1 ano e caso deseje continuar participando, você tem que renovar sua inscrição após o período.
COMO APLICAR?
As inscrições são abertas duas vezes por ano, os candidatos passam por uma seleção e depois são informados se foram ou não aprovados naquele semestre. Para se inscrever você pode acessar o site oficial do programa preencher o formulário. Caso as inscrições já tenham sido encerradas, você pode adicionar seu nome à lista de espera para o próximo semestre e quando reabrir, você recebará um e-mail avisando a reabertura.
O formulário de inscrição no programa consiste em perguntas como, o que você já fez para trazer mais conhecimento para as pessoas? Qual sua área de interesse em tecnologia área? Por que você deseja se inscrever? Quais são seus interesses na AWS e como você vê e espera estar daqui algum tempo. Também é necessário que você envie alguns links de conteúdo que tenha criado, como videos no youtube, blogposts, eventos que organizou, palestras que realizou, projetos no github, conteúdo que tenha publicado nas mídias sociais, etc.
QUEM PODE SE INSCREVER?
Qualquer pessoa pode participar desde que seja maior de idade, seja entusiasta em alguma área de tecnologia , tenha ao menos algum conhecimento sobre cloud/AWS e seja uma pessoa que curte compartilhar conhecimento.
CONTEÚDO
Os níveis elegíveis são:
- Nível 100 (Iniciante)
- Nível 200 (Intermediário)
- Nível 300 (Avançado)
- Nível 400 (Expert)
Esses são os níveis do conteúdo que você pode criar. Você pode começar a sua jornada de criação de conteúdo falando para um público mais iniciante (Nível 100) , como por exemplo: “Primeiros Passos Para Iniciar na Nuvem”, “O Que é AWS” e ir seguindo assim. Mas, a cada ano que se passa e você renova sua inscrição, é esperado que os seus conteúdos vão indo para um nível técnico maior.
Então se você tá no terceiro ou quarto ano de programa, não é interessante que as suas publicações sejam do tipo: “O que é o S3” ou “O que é AWS”.
O QUE EU PRECISO FAZER PARA SER ACEITO?
Não existem regras rígidas sobre como ser aceito no programa e o primeiro passo para uma inscrição aprovada é responder com calma todas as perguntas do formulário, revisar as regras do programa e tentar deixar as suas respostas o mais completa e clara possível.
Como explicado algumas vezes anteriormente, você precisa ter um espírito de comunidade, ter um conhecimento técnico na área que desejar entrar e estar sempre criando conteúdo. Então comece participando com mais frequencia das comuinidades da AWS, os AWS User Groups, ajude na organização de eventos, seja palestrante, participe dos foruns, mídias e também dos eventos promovidos pela AWS.
Aposte também na criação de materiais técnicos que possam ajudar as pessoas a entender, ingressar, resolver um problema ou ficar por dentro das tendencias de tecnologia e com foco em AWS. Posso dizer que uma das maiores chaves para ser aceito é a disseminação do seu material.
CATEGORIAS DO AWS COMMUNITY BUILDER
Cada integrante do AWS CB é vinculado a uma categoria atribuida a AWS/cloud computing. Elas são:
- Cloud Operations
- Containers
- Data (Databases, Analytics, BI)
- DevTools
- Front-End Web and Mobile Development
- Game Tech
- Machine Learning
- Networking and Content Delivery
- Security and Identity
- Serverless
- Storage
Na sua inscrição você pode escolher a que você se sente mais atraído/confortável ou que é a sua área de estudo.
FUI ACEITO, E AGORA?
Agora é só felicidade, mas brincadeiras a parte, é bem interessante participar das call’s promovidas pelos CB’s. Por ser um programa global, você terá contato com pessoas do mundo inteiro, o que é uma oportunidade incrível de networking e discussão tecnológica.
Então aproveite bastente a interação com a comunidade de forma global, fique de olho das possibilidades de mentoria, demonstre vontade de sempre aprender mais e não menos importante, continue criando o seu conteudo e se fortalecendo cada vez mais.
**Ps: Por ser uma comunidade global, o idioma que é falado é o inglês.
QUAIS AS VANTAGENS DE SER UM AWS COMMUNITY BUILDER?
Uma das maiores vantagens do programa é ter acesso a pessoas da AWS na sua categoria, isso pode te ajudar muito no crescimento técnico. Acontecem também varias talks e eventos exclusivos onde não só os CB’s mas também o pessoal da AWS compartilham seus conhecimentos e também ensinam como melhorar a sua criação de conteúdo.
Outra vantagem demaaaais é que quando estão lançando algum beta program a gente tem acesso antecipado, sencional, né?
A gente também ganha alguns brindes incríveis como, crédito de 500 dólares para usar na conta AWS (A cada vez que você renova a sua inscrição, você ganha os créditos novamente). Isso é muito bom para estudar, testar POC’s e novos serviços.
Para incentivar nossos estudos, ganhamos acesso à CloudAcademy durante o período que estamos no programa e além disso uma certificação AWS de qualquer nível.
O reconhecimento que temos é absurdo, isso ajuda muito no meio profissional, além ter a possibilidade ser chamado para palestras em eventos da comunidade e também da AWS em si.
E por último e não menos importante, temos um baita desconto no re:Invent que pode chegar até 50%. E falando em re:Invent, existe a possibilidade (Caso se aplique ao programa All Builders Welcome Grant e seja contemplado) também de ganhar uma bolsa para comparecer ao evento em Las Vegas onde todos os custos são pagos pela AWS, passagem, hotel e ingresso.
MINHA EXPERIÊNCIA
Na minha primeira inscrição selecionei como categoria containers e cá estou no meu meu terceiro ano de programa com a mesma categoria, onde descobri uma paixão. CONTAINERS É VIDA! Posso dizer que ser uma AWS Community Builder foi um dos pilares para meu crescimento técnico. Conheci e tive contato com várias pessoas incríveis, oportunidades que me fizeram evoluir tanto no técnico, quanto em comunidade e também pessoal.
Falando de mimo, uma coisa bem legal também é que a cada renovação eles enviam um SWAG (brinde) adicional para os CB’s, e esses SWAGS são bem maneiros. Se liga só:
Meu SWAG do primeiro ano:
Meu SWAG do segundo ano:
Você pode ver o diretório com todos os AWS Community Builders, se conectar com eles e trocar uma ideia bem legal. Meu coração ficou quentinho quando vi meu nome pela primeira vez lá. Olha eu aqui.
Se você pretende se aplicar e tiver dúvidas, pode me chamar no Twitter que posso te ajudar a revisar sua aplicação ou dar dicas sobre.
É isso! Boa sorte!
Top comments (0)