No mundo corporativo, diversas tarefas desempenham funções fundamentais para assegurar o êxito e o bem-estar da equipe e da organização. A função DevRel (Developer Relations) e o CHO (Chief Happiness Officer) são notáveis, não somente pelas semelhanças, mas também pela variedade de tarefas que desempenham. Este post tem como objetivo explorar como o DevRel pode ir além das suas funções relacionadas ao CHO, abrangendo uma ampla gama de responsabilidades nas empresas de tecnologia.
O DevRel e os CHOs têm como objetivo principal o bem-estar dos funcionários. Os profissionais das duas funções podem se concentrar no ambiente interno da organização, mas o DevRel atua como uma ponte entre a empresa, a comunidade de desenvolvedores e os clientes. Eles se esforçam para assegurar que as demandas específicas de desenvolvedores e clientes sejam atendidas, criando um clima de bem-estar em diversas áreas.
Outra característica que une essas funções é a necessidade de ter fortes capacidades de comunicação e de construir relações. O DevRel tem como objetivo fortalecer os laços entre a companhia e a comunidade externa, no dia a dia. Tanto DevRel quanto CHOs podem se concentrar na comunicação interna, promovendo uma cultura de trabalho positiva e colaborativa.
As duas funções têm como objetivo promover a cultura e o clima organizacional de forma diferenciada. O DevRel ajuda a divulgar os valores e a missão da empresa para os desenvolvedores e a comunidade, tornando a marca mais conhecida e confiável para os clientes. Juntos, os profissionais dessas áreas, trabalham para criar uma cultura empresarial positiva e assegurar que a cultura interna reflita os valores e objetivos da organização.
Os dois procuram o feedback dos funcionários para melhorar a experiência no trabalho, tornando-a mais agradável e produtiva.
Embora os papéis de DevRel e CHO sejam parecidos, o DevRel é um profissional que trabalha em várias áreas, unindo a empresa, a comunidade e os desenvolvedores. Sua atuação multifuncional enfatiza a relevância de dar prioridade ao bem-estar dos funcionários e à comunicação em todas as áreas da empresa, criando um ambiente positivo e produtivo para todos. Ambos os papéis são muito importantes para as empresas e ajudam os funcionários a terem sucesso no longo prazo e se sentirem satisfeitos, sejam ligados a Cultura e Pessoa ou a Tecnologia.
Top comments (0)