Esse artigo é uma adaptação livre da página do WAI.Ele é um guia para informar organizações que possuem problemas de acessibilidade em seus sites.
Introdução
Esse artigo é uma forma de incentivar a você poder contribuir para as organizações criem sites mais acessíveis. Muitas vezes encontramos pela web, sites que precisam de alguns ajustes em questões de acessibilidade.
Informar as barreiras de acessibilidade é crucial para criarmos um ambiente digital inclusivo. Eis alguns motivos:
- beneficiaria você que encontrou as barreiras;
- a organização não ficaria esperando uma multa ou punição legal;
- beneficia também os usuários do site.
Os proprietários de sites têm muitas prioridades para alterações e melhorias. Quanto mais uma organização ouvir sobre acessibilidade de pessoas que usam seu site, maior a probabilidade de se tornar uma prioridade mais alta. O feedback positivo é útil, bem como o feedback crítico.
A grande maioria dos proprietários de sites desconhecem da importância de tornar seu site acessível. Os sites precisam estar acessíveis em muitos países pelas políticas nacionais, especificamente no Brasil temos a Lei Brasileira de Inclusão.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência declara que as pessoas com deficiência têm o direito de acessar informações e serviços via Internet. Além disso, sites acessíveis oferecem benefícios comerciais para os proprietários de sites e benefícios para pessoas sem deficiência.
Observe que a maioria das barreiras à acessibilidade é causada pelo mau design e desenvolvimento do site, Comentei sobre isso num post anterior no blog, consulte HTML não é tão simples quanto você pensa.
No entanto, alguns problemas de acessibilidade podem estar relacionados às configurações no seu navegador ou na tecnologia de assistiva. Para obter orientações para ajudá-lo a personalizar seu navegador da Web específico e a configuração do computador para facilitar o uso de sites, consulte Melhor navegação na Web: dicas para personalizar seu computador
Pensando na melhor abordagem
Considere qual abordagem utilizará para obter os resultados desejados. Seu tom nos e-mails, telefonemas e outras formas de comunicação influencia a maneira como as pessoas reagem e respondem.
Lembre-se de que existem diferentes razões pelas quais os sites não estão acessíveis. Algumas organizações não sabem sobre acessibilidade e não sabem como tornar seus sites acessíveis. Alguns estão apenas aprendendo sobre acessibilidade e tentando tornar seu site acessível, embora ainda não o estejam fazendo o suficiente. E existem algumas organizações que optam por não tornar seus sites acessíveis.
Geralmente, a melhor estratégia e quando você entra em contato com uma organização. Você pode ajustar sua abordagem com base na resposta deles e no que aprender sobre a posição da organização em acessibilidade. A resposta deles pode ajudá-lo a escolher ações de acompanhamento que provavelmente serão mais eficazes.
Peça ajuda
Considere pedir ajuda para entender o problema e comunicá-lo. Alguém pode ajudá-lo a entender o site ou as tecnologias de assistivas. Alguém pode ajudá-lo a se comunicar com os proprietários do site. Por exemplo, um advogado.
Incentivar sites acessíveis
Reconheça e incentive as organizações que tornam seus sites acessíveis. O feedback positivo pode motivar indivíduos e organizações.
Pode incentivar outras organizações a investir em acessibilidade na web.
Forma de contato
Tente encontrar a pessoa responsável pela página ou aplicativo que está inacessível. Ou encontre a pessoa responsável pela acessibilidade da organização. Às vezes, você terá que usar qualquer contato para encontrar.Procure links em seus sites, como:
- Acessibilidade;
- Editor;
- Autor;
- Proprietário da página;
- Desenvolvedor;
- Entre em contato;
- Feedback;
- Comentários;
- Ajuda;
- Suporte;
- Atendimento ao cliente.
Alguns links serão endereços de email, outros serão enviados para formulários on-line e outros fornecerão outras maneiras de entrar em contato com a organização.
Se você não conseguir encontrar contatos no site, outros locais para procurar:
- lista telefônica;
- biblioteca local e bibliotecário;
- diretório de empresas locais;
- registro de empresas públicas.
Descrevendo o problema
Descreva a barreira de acessibilidade de forma clara. Isso ajudará a organização a corrigir o problema. Inclua:
- a página que foi encontrado o problema;
- qual é o problema;
- qual computador e software utilizou;
- uma captura de tela da página.
Onde está o problema
Inclua a URL ou uma descrição da página.
Exemplo de URL
Exemplo de descrição da página
- HTML não é tão simples quanto você pensa - Bruno Pulis
- Sobre - Bruno Pulis
Qual é o problema
Forneça detalhes sobre o que você estava tentando fazer e por que era difícil ou impossível fazê-lo.
Exemplos de descrições de problemas
- navegação no teclado - não consigo acessar a página inicial das páginas para pagar minha conta. Não consigo usar o mouse, então uso o Tab para acessar os links, mas não consigo acessar o link Pagar suas contas.
- clique do mouse - é difícil para mim fazer o mouse parar em pequenas coisas. Na pesquisa, é difícil clicar nos pequenos círculos. Em outras pesquisas que usei, posso clicar nas palavras e nos círculos, o que é muito mais fácil.
- texto pequeno - não consigo ler os horários dos ônibus porque o texto é muito pequeno. Defino o tamanho do texto como Maior no meu navegador, mas o texto não ficou maior.
- sobreposição de texto - tive problemas para ler o texto pequeno. Aumentei o tamanho do texto no meu navegador, mas muito do texto se sobrepôs a outro texto e às imagens. Isso tornou impossível ler.
- combinações de cores - é difícil ler algumas descrições do produto porque as cores dificultam a visualização do texto. Tenho problemas com combinações de cores azul/amarelo e azul/laranja.
- texto alternativo - estou usando um leitor de tela para ouvir seu site. Os leitores de tela não conseguem ler imagens; eles lêem o texto alternativo do código. As imagens desta página estão com texto alternativo ausente. Por exemplo, ouço “240.gif”, que meu amigo me diz que é uma imagem para descontos especiais.
- animações perturbadoras - achei a página inicial muito confusa e foi difícil encontrar as informações desejadas com todas as coisas animadas por toda a página. Eles continuaram a desviar minha atenção do que eu estava tentando ler.
- legendas - me disseram que existem bons tutoriais em vídeo no seu site. Mas não consigo obter muitas informações dos vídeos porque não consigo ouvi-los. Faltam legendas nos vídeos.
Qual computador e software estava utilizando
Forneça detalhes sobre o seu computador e software. Se você não souber, talvez um amigo, parente ou colega possa ajudá-lo a encontrar essas informações. Caso contrário, você pode pular esta parte.
Incluir:
- o sistema operacional que você está usando e a versão (por exemplo, Windows 10, macOS 10.13 ou Linux Ubuntu 17.10);
- o software do navegador usado para exibir a Web e a versão (por exemplo, Edge, Internet Explorer (IE) 11, Firefox 60, Chrome 62.0, Opera 45, Safari 10.1.2 etc.)
Inclua também as seguintes informações, se estiverem relacionadas ao problema que você está tendo:
- quaisquer configurações que você personalizou (por exemplo, defino o Tamanho da fonte como Maior no meu navegador)
- qualquer tecnologia de assistência que você usa (por exemplo, leitor de tela, software de ampliação de tela, software de reconhecimento de voz para entrada)
Exemplos de descrições detalhadas de computador e software:
- Eu uso o Windows 10 com o Internet Explorer 11 e o software de reconhecimento de voz Tazti;
- Eu uso o leitor de tela NVDA versão 2017.2 com o Windows 10 Home edition e o navegador Firefox versão 60.
Mesmo se você não souber todos os detalhes, inclua o que sabe.
Exemplos de descrições simples:
- Uso um Mac com o navegador Safari e defino o Universal Access para nunca usar fontes menores que 14;
- Eu uso o Windows com Edge. Alterei as cores do Windows para fornecer texto amarelo em fundo preto, pois é mais fácil de ler;
- Uso o navegador Opera no Windows e pressiono as teclas para navegar nos sites. (Não consigo usar o mouse.);
Nota: Não revele informações pessoais, como senhas, por e-mail ou de outra forma. Não forneça nenhuma informação que você não esteja confortável em divulgar.
Incluir fontes para obter mais informações
Ajude a organização entender as barreiras de acessibilidade. Considere incluir links exemplificando:
- Introdução a Acessibilidade Web
- Como pessoas com deficiência utilizam a web
- Diretrizes de acessibilidade para conteúdo da Web (WCAG)
Solicite uma resposta
Peça à organização para responder a você. Se você estiver confortável em fornecer seu número de telefone, inclua seu número, caso desejem discutir o problema.
Acompanhamento conforme necessário
As organizações responsáveis acompanharão você. No entanto, às vezes você pode precisar acompanhá-los.
Esteja disponível para acompanhamento
Os desenvolvedores do site podem precisar de mais informações suas para ajudá-los a diagnosticar e corrigir o problema.
Mantenha registros para acompanhamento posterior
Você pode precisar de registros se, posteriormente, decidir executar outras ações. Em particular:
- Mantenha cópias do site quando você encontrar o problema. Por exemplo, faça capturas de tela, salve as páginas no disco rígido ou imprima as páginas. Se o site mudar, faça novas cópias.
- Mantenha cópias impressas ou eletrônicas de toda a correspondência, incluindo e-mail, correio e formulários on-line.
- Mantenha registros de todas as chamadas telefônicas. Inclua as datas, os nomes de quem você falou e notas sobre o que foi dito.
Obtendo uma resposta
Você pode obter uma resposta rápida ou pode demorar mais para ouvir de volta. Depende da cultura, políticas e sistemas internos da organização.
Você pode receber uma resposta automática de que a organização recebeu seus comentários. A organização deve acompanhar mais tarde com uma resposta direta ao seu problema.
Às vezes, a organização não possui experiência em acessibilidade. Eles podem não entender seus comentários. Eles podem assumir que o problema está no seu navegador ou na tecnologia assistiva.
A organização pode corrigir o problema e não notificá-lo.
Se você não receber respostas satisfatórias dentro de um prazo razoável, considere tomar outras medidas, descritas abaixo.
Ações adicionais a considerar
Se você acha que a organização não está resolvendo adequadamente o problema de acessibilidade, considere tomar outras medidas. Por exemplo:
- Entre em contato com advogados para ver se eles se envolverão;
- Entre em contato com a gerência sênior da organização, como o CEO, o diretor administrativo ou o diretor comercial;
- Use recursos da comunidade on-line, como blogs ou redes sociais, para contar aos outros sobre o site inacessível. Compartilhe o que a organização fez em resposta ao seu contato;
- Entre em contato com a imprensa ou escreva uma “carta ao editor”;
- Iniciando uma petição (talvez online);
- Se for um site do governo, entre em contato com o governo local;
- Apresentar uma queixa formal com no Ministério Público;
- Entre em contato com o departamento governamental responsável pelos direitos da pessoa com deficiência, pelos idosos ou pelos direitos humanos;
- Considere uma ação legal. Por exemplo, com base nos requisitos de acessibilidade da Web em regulamentos antidiscriminação em seu país.
E-mail de exemplo
Irei colocar o exemplo que acho mais completo os demais estão na página da W3C:
Assunto: Acessibilidade da página de notícias da Citylights
Olá Diretor da Citylights,
Sua página de notícias (http://www.cl.example.com/news/news.html) não está acessível. Eu escuto páginas da Web com o leitor de tela NVDA (versão 2017.2). Eu uso o Windows 10 e o Internet Explorer 11.
Meu colega me disse que você tinha algumas informações sobre ondas de calor, então eu fui para a página de notícias, mas havia algo estranho acontecendo. Encontrei uma frase sobre a onda de calor e as temperaturas, mas havia algo no caso do violino. Grande parte da página parecia confusa e era confusa para mim ouvir - parece que não foi escrita de maneira linear, para que alguém como eu, usando um leitor de tela, possa entendê-la.
Além disso, sua página de notícias não possui títulos. Os títulos são importantes porque eu os uso para obter uma visão geral da página e para me ajudar a navegar pelas histórias.
Verifique essas informações de acessibilidade da Web no W3C:
- Introdução a acessibilidade web
- Como pessoas com deficiência usam a web.
- Visão geral das diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG)
Informe-me quando esses problemas forem solucionados.
Obrigado pela sua atenção.
Bruno
Conclusão
Adotando esses passos podemos ter um feedback bastante positivo das organizações, fique a vontade de adaptar para o seu contexto. Esse artigo é somente um norte em como fazer o contato com as organizações.
Espero que te ajude!
Abraços,
Pulis.
Referências
Convention on the rights of persons with disabilities. United Nations, 2020. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html Acesso em: 18 de maio de 2020;
Contacting Organizations about Inaccessible Websites. W3C WAI, 2020.Disponível em: https://www.w3.org/WAI/teach-advocate/contact-inaccessible-websites. Acesso em: 18 de maio de 2020.
Better Web Browsing: Tips for Customizing Your Computer. Web Accessibility Initiative, 2020.Disponível em: https://www.w3.org/WAI/users/browsing.php. Acesso em: 18 de maio de 2020.
Lei Brasileira de Inclusão. Planalto Federal, 2020.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 18 de maio de 2020.
Top comments (0)