Para você que está iniciado na área de tecnologia há diversas dúvidas a serem esclarecidas e sanadas, tentei lembrar quais foram minhas maiores dúvidas quando iniciei neste mundo, e cheguei em dois pontos principais que acredito que qualquer pessoa iniciando em tecnologia. Quando iniciei nesta área, comecei de forma errada, estudando C# e HTML, sem conhecer os fundamentos e bases necessárias, me sentindo perdido por diversas vezes durante meu aprendizado. Por isso fiz este artigo explicando os dois pontos que para mim foram seriam de grande valia quando iniciei meus estudos em 2016.
1 – O que devo estudar e por onde começar:
O primeiro item, sem sombra de dúvida é aprender logica de programação. Antes mesmo de decidir qual linguagem de programação quer seguir. Aprendendo lógica você vai saber como pegar um problema do cotidiano que algum cliente esteja passando e automatizar a solução destes problemas utilizando a logica de programação, sabendo desenhar e delimitar todo o problema de forma estruturada apontando para sua solução. E somente depois de terminar este passo é que nós Devs, desenvolvemos o código fonte de tal problema na linguagem de programação desejada e mais indicada para a situação desta demanda específica ou a que melhor você domina, afinal toda linguagem tem um vasto campo para solução de demandas.
Um bom exemplo que muito utilizam é como fazer um bolo. Para se fazer um bolo tem um passo a passo a ser seguido, e este passo a passo se torna a Lógica de Programação:
Passo1 - Pegar uma tigela;
Passo 2 – Colocar farinha, ovo, manteiga e leite;
Passo 3 - Bater a massa;
Passo 4 – Colocar no forno;
Passo 5 - Retirar do forno;
Com a lógica pronta, devemos focar em como conseguimos trazer essa Lógica para o nosso dia a dia, neste caso para fazer um bolo devemos utilizar uma panela, um forno, e não um carro ou uma escada. Esta analogia serve para sabermos qual a melhor linguagem de programação melhor se encaixa para resolver tal situação.
Após aprender a Lógica, devemos escolhe a Linguagem de Programação que mais lhe agrada ou que o mercado mais necessita. Porém sobre este fato prefiro optar pela primeira opção focando sua escolha na linguagem que mais lhe agrada, afinal o mercado possui espaço para todas linguagens, havendo softwares legados, novos projetos, etc, que podem ou utilizar linguagens de programação mais antigas e robustas que permanecem em uso até os dias atuais como o C# ou com linguagens de programação mais novos como Python.
2 – Como realmente me tornar bom em resolver os problemas do dia a dia utilizando tecnologia:
A maior dica para se tornar bom em algo que faz é se dedicar. Os autores que ensinam sobre treinamento e desenvolvimento, chegaram em um consenso que para você virar um expert em determinado assunto você deve ter 10.000 horas de prática sobre esse assunto. Não quero te assustar e dizer que você precisa investir tanto tempo assim de imediato, vamos começar devagar estudando Lógica de Programação, continuar estudando sua linguagem preferida e após ir praticando na resolução de desafios que há em diversos sites que servem para testar seus conhecimentos e até mesmo ranquear os devs em sua plataforma, te proporcionando visibilidade para o mercado de tecnologia, segue alguns sites para você se desafiar:
HackerRank: https://www.hackerrank.com/
Codewars: https://www.codewars.com/
Exercism: https://exercism.org/
Beecrowd: https://judge.beecrowd.com/pt/login
Edabit: https://edabit.com/
LeetCode: https://leetcode.com/
Vamos Disseminar os Conhecimentos e Transbordar Tudo o que Aprendemos!
Segue o Link do meu GitHub: https://github.com/Carlos-CGS
Segue o Link do meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carlos-cgs/
Top comments (0)