Olá, o meu nome é Daury e esse não é mais um Hello World e eu vou explicar o porquê disso.
Você já deve ter conhecido ou conhece alguém que fica pulando de galho em galho quando o assunto é linguagem de programação. Não sabe bem o que quer, estuda PHP enquanto pensa em Ruby, desiste de tudo e começa a estudar Python mas queria mesmo era saber como funciona o JavaScript e as milhares de bibliotecas e frameworks...
Se você não conhece ninguém assim, talvez seja porque esse alguém seja você.
A indecisa
Com 17 anos eu iniciei um curso técnico de programação e conheci a linguagem C. Eu não era muito boa mas sabia que gostava daquilo e continuei. Depois apareceu o Java. Estudei e apanhei muito dessa linguagem, aprendi JSP e até fiz um CRUD mas aí apareceu o PHP. Junto dele veio o combo HTML e CSS e foi muito legal até eu descobri o Ruby e o Ruby On Rails. Mas também tinha o Python e o Django. Desisti de tudo isso e comecei com app mobile. Fui programar Java pra Android e tava muito bom até aparecer uns iMac's na escola que eu estudava e eu resolvi aprender Objective-C...
Foram vários anos fazendo hello world e pequenos CRUD's e nada além disso até que eu desisti de tudo.
A decisão
Depois de 4 anos longe de programação e de tudo que fosse relacionado a isso, eu decidi que em 2020 eu iria voltar a fazer o que eu gosto. Não foi fácil tomar essa decisão. Sou mulher, tenho 32 anos e tenho dificuldade para aprender. Porém, a vida é só uma e eu não podia mais deixar que os meus medos acabassem me limitando. O ano de 2020 seria o meu ano de recomeço mas aí veio o Covid 19 e a quarentena...
Foi um baque no começo mas aí enxerguei uma oportunidade.
O recomeço em meio a uma pandemia
Em março eu comecei a trabalhar em casa e acabei por ganhar o tempo de locomoção até o trabalho e o utilizei da melhor maneira possível. Nesse tempo de isolamento as pessoas fazem muitas coisas legais na internet e umas delas foram a QuarentenaDev, Semana Omnistack 11.0, Reboot, ImersãoCSS e vários outros. Foram eventos tão bons que eu até ganhei uma bolsa do Bootcamp Launchbase da Rocketseat. Essas lives com certeza deeram um gás a mais na minha decisão de voltar a estudar e agora bem mais focada.
HTML, CSS e JavaScript
Eu vou começar meus estudos com o trio do front-end.
Vou estudar HTML, CSS e JavaScript a fundo e esquecer as outras linguagens por enquanto. Vou utilizar os recursos disponíveis na internet e praticar bastante. Esse blog vai servir como meu diário de estudos e servirá para mostrar a minha evolução.
Então, vamos lá!
Top comments (1)
O título da sua postagem me chamou atenção porque Hello Worlds nunca fizeram muito sentido para mim, pois não reflete coisas que serão necessárias no dia a dia.
Eu me encontro em um situação diferente, mas que de certa forma dialoga com a sua. Eu comecei com a programação em 2012 quando acabei parando em um estágio por conta de um curso técnico. Aprendi a programar para ficar no emprego, tudo foi sempre muito difícil para mim, ainda mais que na época eu já carregava alguns problemas pessoais que me atrapalhavam.
Acabei aprendendo e criando uma certa apreciação por programação, principalmente a orientação a objetos, que foi algo que quase me fez desistir do curso técnico, mas que acabou sendo meu foco e interesse depois de muita insistência e bateção de cabeça.
Não tive uma carreira estável na área por conta de esgotamento e outros problemas, mas sempre programei em casa para tentar melhorar o código. Passei a focar em PHP e back-end, pois a partir de 2013 o hype de frameworks de front-end em Javascript me deixou muito perdido no que eu deveria focar, por isso optei em tentar aprender PHP e orientação a objetos direito para tentar fazer pelo menos uma parte do desenvolvimento bem feito.
Nunca foquei em frameworks PHP e nunca aprendi nenhum dos principais frameworks full-stack que o mercado exige, tenho dificuldades em me encaixar neles e seguir suas documentações passo a passo, não sei se isso é um problema técnico da minha parte ou de falta de atenção e uma forma eficiente de estudos.
Esse ano estou tentando voltar para o mercado de trabalho escrevendo em perfils, adicionado código no Github e etc, mas ainda vejo meu futuro com a programação incerto.
Obrigado por compartilhar sua experiência.