Eu espero realmente que esse post seja aquela porção de confiança e sentimento de satisfação com você mesmo para quando for realizar a próxima entrevista. Meu nome é Dave Costa, respire fundo e eu quero que você tente ler as palavras com os lábios que nem eu escrevendo esse artigo. Show? Agora vamos para o artigo que está demais!
Comunicação!
Em uma entrevista, a sua comunicação, a forma como você passa a mensagem influencia bastante. Mas o que estou falando mesmo é sobre usar termos técnicos na entrevista. -"Antes eu pensava que quanto mais termos técnicos usar, melhor" Dave.
A verdade é que quanto mais a pessoa entender você, melhor. Por vezes a primeira entrevista é com RH e não é legal quando você fala e a pessoa não percebe o que você está falando, ou até, você dá aquelas resposta padrão do google. Alguns recrutadores podem fazer uma pergunta técnica, você não vai responder citando várias tecnologias mas mostrando o que aprendeu usando com exemplos que a pessoa vivencia de forma que consiga compreender. Saber quando usar ou não usar termos técnicos, mantém uma conversa ativa e faz o interesse da pessoa aumentar.
Tenha uma boa apresentação e seja respeitoso!
Não tem mal nenhum preparar a apresentação antes da entrevista, você vai precisar falar sobre você mesmo. Tome cuidado com palavras redundantes, é melhor para a comunicação. Não precisa ficar sério o tempo todo, mantenha a conversa amigável e demonstre o seu interesse na vaga. Show? Está gostando? Coloque seu cinto de segurança, porque agora a gente vai falar de "Carisma Técnico"
Não desmereça o BÁSICO!
Coisas como promises, escopo léxico, closure podem surgir durante uma entrevista técnica, e eles querem ver se você tem as respostas bem na palma da mão, porque a construção de algo começa da base e é uma sustentabilidade para nossas ações no futuro. Então é seu momento de estudar o básico e uma dica extra: - Quando for estudar, aprenda de uma forma que consiga explicar para outras pessoas de uma forma mais facíl (com mais facilidade do que você teve para aprender) o que você aprendeu.
Tenha teorias que sustentam as tuas práticas!
Por que isso está acontecendo dessa forma? Por que motivo você prefere isso? Porque prefere fazer um código simples e legível, e não um código complexo ?
Isso passa confiança para qualquer uma pessoa e ainda mais para o entrevistador.
Destaque seus projetos e experiências
A comunicação tem o dom de fazer algo simples parecer complexo e vice-versa, quando falar de seus projetos não fale simples as tecnologias que você usou, tem tecnologias que eu não conheço, que o entrevistador não conhece e voltamos ao PONTO NÚMERO 1 SOBRE A COMUNICAÇÃO. Ao invés de falar das tecnologias, fale das soluções de forma que até uma pessoa não técnica possa compreender.
Seja sincero e claro
Eu vejo muita gente falar que é full stack, domina muitas tecnologias... A pessoa pode saber muitas tecnologias? Claro, pode ser full stack ? Dave, eu uso tal tecnologia mas gosto de explorar novas tendências... Super de boas. O ponto é que quando perguntam se você sabe algo, não é coisa de curso, não é coisa que você leu. É algo que você já teve alguma experiência trabalhando. Se você já estudou alguma tecnologia e não teve oportunidade de trabalhar, você deixa claro que estudou determinada tecnologia e desenvolveu alguns projetos pessoais com ela. O aprendizado é contínuo.
Agora se prepare para sentir a diferença nas proximas entrevistas!
Top comments (0)