Você é dev, tem vontade de conhecer os serviços AWS, mas fica intimidada com 161 serviços e não faz ideia por onde começar?
Fiz uma lista dos 10 serviços que eu considero indispensáveis para Devs que querem começar a aprender AWS :)
Além de ser um diferencial real para o seu currículo, ainda vai te trazer muita agilidade no dia a dia.
Escrevo esse texto com base no que eu estou usando e testando (ou seja, eu conheço os serviços que estou indicando, trabalho usando eles diariamente).
A ideia é te dar um overview dos serviços de um jeito bem simples e objetivo, assim você já fica mais confortável para procurar curso e documentação ou, até mesmo, só pra matar curiosidade sobre o que as ferramentas fazem - sem precisar ler toda a documentação para descobrir.
Vou separar os serviços de acordo com sessões que estão hoje no console AWS:
Segurança, Identidade e Conformidade
1-IAM : Ferramenta de autorização, fornece os meios para acesso e restrição de diferentes serviços. Usando o IAM, você pode permitir que uma função Lambda acesse seu bucket S3.
2- Cognito: Ferramenta de autenticação, autorização e gerenciamento de usuários para os seus aplicativos. Criar grupos de usuário e de identidade são muito úteis para apps com diferentes tipo de usuários.
Você também consegue criar login com redes sociais de um jeito bem rápido.
Armazenamento
3 - S3: Serviço de armazenamento de objetos em recursos chamados "buckets". Oferece um jeito simples de armazenar e recuperar qualquer volume de dados de qualquer parte da web.
Banco de Dados
4- DynamoDB: Serviço de banco de dados NoSQL. Útil para aplicações que precisam de latência constante e compatível com modelos de armazenamento de documentos e de chave-valor.
Computação
5 - Lambda: Plataforma serveless que executa funções de código, sem que nós precisemos nos preocupar com configuração de servidor. Nos oferece agilidade em projetos com arquitetura de microserviços.
6 -Elastic Beanstalk: Serviço de deploy que ajuda a implantar e dimensionar aplicativos e serviços da web. Administra automaticamente implantação do provisionamento da capacidade, do balanceamento de carga, do Auto Scaling e do monitoramento da integridade do aplicativo.
Integração de Aplicativos
7-SQS: Serviço de filas de mensagens que permite desacoplamento e a escalabilidade de micro serviços, sistemas distribuídos e outros.
Envia, armazena e recebe msgs entre componentes em qualquer volume, sem precisar que outros serviços estejam disponíveis.
8 - SNS: Serviço de envio de mensagens de publicação/assinatura. Nos permite enviar mensagens para um grande número de endpoints de assinantes para processamento em paralelo. Pode ser usado para enviar notificações para usuários finais usando push para celular, SMS e e-mail.
Gerenciamento e Governança
9- Cloud Formation: Serviço de modelagem e configuração de recursos, com base no modelo que criarmos para modelar nossa infraestrutura. Assim, criamos uma coleção de recursos relacionados da AWS, provisionando e atualizando esses recursos.
10 -CloudWatch: Serviço de monitoramento de recursos. Ajuda gerenciamento, nos permitindo criar alarmes e ações automatizadas, nos ajudando a manter a integridade do sistema e ter alerta de custos dos recursos.
Bonus
Como complemento, quero sugerir a leitura de um artigo bem honesto sobre o tema,o"13 coisas que aprendi em um ano usando Serverless em produção"
e um artigo recomendado pelo Ramon H. Ornelas sobre Cold Start.
Tem algum serviço que você sentiu falta? Complementos são super bem vindos!Aqui, eu anotei os mais recorrentes no meu uso e nos cursos que procurei. Reforçando que é melhor conhecer bem 4 ou 5 serviços do que se desesperar para aprender todos os 161 em um fim de semana. #vaicomcalma
Ah, não deixa de olhar a sessão "Ferramentas do Desenvolvedor" da AWS que tem mais coisas úteis por lá!
Viu como AWS não é tão distante da nossa realidade? Depois,me conta se você avançou nos estudos de algum destes serviços :D
Top comments (0)