Nest post iremos entender melhor o que é a nuvem AWS. Mas antes vamos entender melhor o que é computação em nuvem de uma maneira geral.
O que é computação em nuvem
A computação em nuvem (cloud computing) é a entrega sob demanda de poder de computação, banco de dados, armazenamento, aplicativos e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços em nuvem pela Internet com preços pagos conforme o uso (on demand). Tradicionalmente, um desenvolvedor que procurava criar um aplicativo precisava adquirir, configurar e manter uma infraestrutura física além do próprio o aplicativo. É aí que entra a computação em nuvem.
Uma plataforma de serviços em nuvem fornece acesso rápido a recursos de TI flexíveis e de baixo custo que você pode usar para criar e manter software e bancos de dados e criar aplicativos. Você não precisa fazer grandes investimentos iniciais em hardware e gastar muito tempo no trabalho pesado de gerenciar esse hardware. Você pode acessar quantos recursos precisar, quase instantaneamente, e pagar apenas pelo que usar. O acesso a serviços sob demanda e com pagamento conforme o uso é fundamental para o modelo de computação em nuvem.
Alguns provedores de nuvem são a Amazon AWS, Microsoft Azure, Google Cloud Platform, Alibaba Cloud, Oracle Cloud Infrastructure e Tencent Cloud.
Vantagens da computação em nuvem
A nuvem oferece aos desenvolvedores uma maior flexibilidade, escalabilidade e tempo para inovação mais rápido. Com a computação em nuvem, você pode
Pague conforme o uso - Pague apenas quando usar os recursos de computação e apenas por quanto usar.
Economias de escala - Um provedor de nuvem tem centenas de milhares de clientes na nuvem, o que leva a maiores economias de escala. Isso se traduz em preços mais baixos de pagamento conforme o uso.
Pare de adivinhar a capacidade - Com a computação em nuvem, você pode acessar o máximo ou o mínimo de capacidade que precisar e aumentar e diminuir conforme necessário com apenas alguns minutos de antecedência.
Velocidade e a agilidade - Os recursos de TI estão a apenas um clique de distância, o que significa que você reduz o tempo para disponibilizar recursos para seus desenvolvedores de semanas para minutos. Isso aumenta drasticamente a agilidade para a organização, porque o custo e o tempo necessários para experimentar e desenvolver são significativamente menores.
Obtenha economia de custos - As empresas podem se concentrar em projetos que diferenciam seus negócios em vez de manter data centers. Com a computação em nuvem, você pode se concentrar em seus clientes, em vez do trabalho pesado de armazenamento em rack, empilhamento e alimentação da infraestrutura física.
Torne-se global em minutos - Os aplicativos podem ser implantados em várias regiões ao redor do mundo com apenas alguns cliques. Isso significa que você pode fornecer menor latência e uma melhor experiência para seus clientes a um custo mínimo.
O que é a nuvem AWS?
A AWS fornece serviços de tecnologia sob demanda por meio da Internet com preços de pagamento conforme o uso. Isso é conhecido como computação em nuvem.
A Nuvem AWS abrange um amplo conjunto de produtos globais baseados em nuvem que incluem computação, armazenamento, bancos de dados, análise, rede, dispositivos móveis, ferramentas para desenvolvedores, ferramentas de gerenciamento, IoT, segurança e aplicativos empresariais: sob demanda, disponíveis em segundos, com preços de pagamento conforme o uso. Com mais de 200 serviços completos disponíveis em data centers em todo o mundo, a Nuvem AWS tem o que é necessário para desenvolver, implantar e operar seus aplicativos, reduzindo custos, tornando-se mais ágil e inovando mais rapidamente.
Por exemplo, com a Nuvem AWS, você pode ativar uma máquina virtual, especificando o número de núcleos de vCPU, memória, armazenamento e outras características em segundos, e pagar pela infraestrutura em incrementos por segundo apenas enquanto estiver em execução. Um benefício da rede de infraestrutura global da AWS é que você pode provisionar recursos na região ou regiões que melhor atendem ao seu caso de uso específico. Quando terminar com os recursos, você pode simplesmente excluí-los.
E como a própria AWS diz,
Com essa flexibilidade e escalabilidade integradas, você pode criar um aplicativo para atender seu primeiro cliente e, em seguida, dimensioná-lo para atender aos próximos 100 milhões.
IaaS, PaaS e SaaS
A computação em nuvem fornece aos desenvolvedores a capacidade de se concentrar no que é mais importante e evitar aquisição de infraestrutura, manutenção e planejamento de capacidade.
Com a crescente popularidade da computação em nuvem, vários modelos de serviços surgiram para ajudar a atender às necessidades específicas de diferentes usuários. Cada tipo de serviço de nuvem oferece diferentes níveis de abstração, controle, flexibilidade e gerenciamento. A seguir vamos entender as diferenças entre Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).
Infraestrutura como Serviço (IaaS)
A infraestrutura como serviço (IaaS) contém os blocos de construção básicos para a TI em nuvem e normalmente fornece acesso a recursos de rede, computadores (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados. IaaS fornece o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre seus recursos de TI e é mais parecido com os recursos de TI existentes com os quais muitos desenvolvedores já estão familiarizados.
Plataforma como Serviço (PaaS)
A plataforma como serviço (PaaS) elimina a necessidade de você gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente hardware e sistemas operacionais) e permite que você se concentre na implantação e no gerenciamento de seus aplicativos. Isso ajuda você a ser mais eficiente porque não precisa se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, aplicação de patches ou qualquer outro trabalho pesado envolvido na execução de seu aplicativo.
Software como Serviço (SaaS)
Software como Serviço (SaaS) fornece a você um produto completo que é executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, as pessoas que se referem a SaaS estão se referindo a aplicativos de usuário final. Com uma oferta de SaaS, você não precisa pensar em como o serviço é mantido ou como a infraestrutura subjacente é gerenciada, você só precisa pensar em como usará esse software. Um exemplo comum de um aplicativo SaaS é o e-mail baseado na Web (Gmail por exemplo) que você pode usar para enviar e receber e-mail sem precisar gerenciar adições de recursos ao produto de e-mail ou manter os servidores e sistemas operacionais nos quais o programa de e-mail está sendo executado.
Conclusão
Neste post conseguimos entender o que é computação em Nuvem e, mais especificamente, o que é a nuvem AWS. Também vimos alguns tipos de serviços que os provedores de nuvem podem oferecer.
Espero que tenham gostado, até a próxima!
Top comments (0)