Para entender o que é ser multi-paradigma, acredito que primeiramente é preciso saber o que significa a palavra Paradigma
.
Paradigma é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.
Se olharmos para o mundo da programação, então, um paradigma consiste em princípios e regras para o design e implementação de um software, ou seja, é uma maneira de pensar sobre uma linguagem de programação.
Existem também as linguagens multi-paradigmas
, ou seja, suportam vários paradigmas de programação. Assim podemos utilizar cada paradigma para solucionar um problema da forma mais elegante e simples possível, conforme a necessidade e objetivo.
Por exemplo, em Ruby temos a possibilidade de programar utilizando vários paradigmas, sendo eles, orientado a objetos, funcional e procedural. Outros exemplos de linguagens de programação multi-paradigma são C++, Groovy, Scala, Swift, Lua e Python.
Para não deixar este artigo muito longo e cansativo, estarei escrevendo artigos aprofundados sobre os paradigmas citados separadamente.
Top comments (0)