DEV Community

Douglas "Amarelo" Lopes
Douglas "Amarelo" Lopes

Posted on

Como se destacar no mercado de trabalho mesmo sem nenhum talento. (parte 1)

Como se destacar no mercado de trabalho mesmo sem nenhum talento

Essa semana refleti um pouco sobre como existem diversas coisas que podemos fazer para sermos um profissional melhor, independente da área de atuação e, sem precisar de um talento excepcional na sua área de atuação.

Existem certas qualidades que serão apreciadas, elogiadas, reconhecidas e que por vezes podem te destacar dos demais, e que independem de talento.

Vou listá-las abaixo para facilitar a compreensão e a leitura, mas não considero que uma tenha maior relevância e importância que a outra e/ou que a ordem importe, mas acredito que a soma dessas qualidades podem garantir seu destaque na empresa onde você trabalha e consequentemente te ajudar a se tornar um profissional melhor.

Seja pontual

Chegar no horário desde a entrevista para o emprego que você sonha, chegar no horário estabelecido pela empresa todos os dias, nos compromissos que você marca, nas reuniões externas, internas, ligações, videoconferências e etc, é algo que não exige talento, mas que vai exigir responsabilidade e organização. Duas qualidades que todas as empresas e áreas procuram em seus colaboradores.

Seja colaborativo

Ajude as pessoas da sua área, ajude as pessoas que não são da sua área, ajude os seus chefes e as pessoas que estão sob a sua responsabilidade.
Ajude com ideias, com perguntas, com sugestões com a experiência que você tem sobre algo que já fez/passou, ajude fazendo alguma coisa. Por favor, não seja aquela pessoa que não se envolve nos problemas e que vive dizendo "isso não é problema meu". Sério, não seja essa pessoa.
Hoje você ajuda algumas pessoas e amanhã, terá a retribuição dessa ajuda, com certeza.

Seja humilde

O Mário Sergio Cortella tem uma definição sobre humildade que pode me ajudar a explicar melhor esse conceito:

Humilde é aquela pessoa que sabe que não sabe de tudo. Que sabe que outra pessoa sabe o que ela não sabe, que ela e outra pessoa saberão muitas coisas juntas, que ela e outra pessoa nunca saberão tudo que pode ser sabido.

O que eu quero dizer com isso: Reconheça o seus limites e seja humilde em tudo.
Seja humilde para aprender e ser ensinado. Seja humilde para reconhecer que não sabe de tudo. Seja humilde para pedir ajuda. e para ajudar com o conhecimento que você já tem, aqueles quem tem menos conhecimento que você e/ou que são mais novos na área.

Seja esforçado

Tem uma frase do Tim Notke que eu gosto muito e tenho ela quase como um mantra:

Hard work beats talent, when talent doesn't work hard.

É isso. Pra quem não tem talento, o esforço é a maneira de se destacar.

Estude mais, leia mais, ouça mais podcasts, veja mais vídeos sobre os assuntos que você quer aprender ou tem dificuldade. Converse mais sobre os temas que te fazem crescer, pergunte mais, ouça mais, preste mais atenção nos que sabem mais que você ou dominam um assunto pelo qual você tem interesse. Faça mais cursos presenciais, online, vá em mais eventos, palestras e meetups.

Em resumo: faça mais!

E esse "mais", não é em comparação a outras pessoas, é em comparação a você mesmo.

Faça mais hoje que ontem, mais nessa semana que na semana passada, nesse mês, mais que em comparação ao mês anterior e, nesse ano, mais do que nos últimos dois anos.
O talento ajuda, mas quando nos esforçamos de verdade para alcançar os nossos objetivos, nada pode nos parar.

Conclusão

Por fim, quero dizer que esse texto é apenas a minha opinião sobre o mercado de trabalho e a forma como eu encontrei de me destacar dentro das empresas/equipes onde trabalhei.

Felizmente, encontrei formas de ser valorizado mesmo não possuindo talentos em algumas áreas/atividades e/ou poucos em outras.

Espero que esse texto tenha sido útil e que você também possa se destacar fazendo alguma dessas dicas que citei acima.

Desejo muito sucesso a todos!

Abraço.

Top comments (0)