A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo.
Foi desenvolvida por Francesco Cirillo por volta de 1980.
Explicação
E técnica consiste em focar totalmente em algum objetivo durante um determinado período de tempo (25 minutos) e, fazer uma pausa estratégica para descanso (5 minutos).
A ideia é recompensar o esforço do cérebro pelo período de foco exercido pelo tempo estipulado, bem como, planejar um período específico de pausa, evitando a procrastinação.
Exemplo de uso:
Planejamento:
Faça uma lista com as tarefas que você precisa fazer durante o dia.
Definição de tempo e descanso:
- Definir um tempo de trabalho focado (recomenda-se 25 minutos);
- Definir um tempo de descanso (recomenda-se de 3 a 5 minutos);
Começar:
- Ativar o cronômetro;
- Trabalhar totalmente focado na primeira tarefa da lista, até o alarme tocar;
- Quando o alarme tocar, fazer a pausa;
- Depois da pausa, repetir o processo;
Importante dizer que, nem sempre (ou quase nunca) uma atividade vai ser iniciada e finalizada dentro do período exato de 25 minutos. A ideia é repetir o processo até terminar toda a atividade.
Outro ponto importante, é fazer uma pausa um pouco mais longa (10 a 30 minutos), depois de repetir o processo por umas 4 vezes. Nesse período maior de descanso, o cérebro pode assimilar o que foi feito durante o período de foco.
Interrupções
Durante o período de foco, é possível que surjam interrupções e até mesmo pensamentos e ideias que possam te distrair e/ou atrapalhar o foco na atividade atual.
Para esses momentos, a ideia é ter um bloco de notas, onde toda e qualquer distração possa ser anotada. Com isso, você pode voltar o quanto antes para a resolução da atividade atual e, pode verificar o motivo das interrupções em um momento posterior.
Objetivo desse post
Com o objetivo de reter mais conhecimento e informação sobre o que estou estudando, estou criando o hábito de fazer anotações e, pretendo compartilhar por aqui os tópicos que eu anotar.
Top comments (0)