Hoje estava lendo mensagens no Slack da Erlang Ecosystem Foundation (você já faz parte? é grátis!) e um membro importante escreveu algo como:
"Erlang corre um risco muito maior de não receber novos desenvolvedores. E quando a comunidade de Erlang morrer, o Elixir morrerá logo depois."
Se você gosta de podcasts e quer conhecer Erlang, sugiro que escute a série do Grok Podcast sobre Erlang. Deixei num lugar escondido 1 uma cópia do primeiro episódio sem propagandas. Espero que os criadores do podcast não se importem. Quem vocês acham que foi entrevistado nesta série sobre Erlang? Ele mesmo! José Valim, o criador de Elixir! Foram três episódios publicados a partir de 21/07/2011. Só ignore a parte em que os dois co-hosts (Carlos Brando e Rafael Rosafu) zombam um pouco da sintaxe de Erlang.
A entrada sobre Erlang na Wikipédia é bastante boa como introdução ao porque de estudar esta linguagem de programação criada em 1986:
- "Foi desenvolvida (...) para suportar aplicações distribuídas e tolerantes a falhas a serem executadas em um ambiente de tempo real e ininterrupto."
- "Criar e gerenciar processos é uma tarefa trivial em Erlang;"
- "A comunicação entre processos é feita por troca de mensagens ao invés de variáveis compartilhadas, o que remove a necessidade de mecanismos explícitos de exclusão mútua".
A pequena comunidade de Erlang no Brasil está no Telegram em Erlang Brasil. Entrevistei um dos membros em meu podcast:
- Filipe Varjão: Engenheiro de Software na Erlang Solutions - YouTube. O Filipe já saiu da Erlang Solutions mas continua trabalhando com Erlang.
Na página da linguagem você encontra como instalar Erlang. Mas se você já tem Elixir instalado, então você já tem Erlang instalado.
Para abrir um shell de Erlang, basta digitar, em seu terminal do sistema operacional:
$ erl
Você deve ver algo assim:
Uma coisa importante é que, diferentemente de Elixir, você tem que colocar um PONTO (.) no final de cada comando.
Além disso, nome de variável deve começar em letra maiúscula. E você não pode atribuir um novo valor a uma variável.
Por exemplo, suponha que eu queira criar uma variável Idade e atribuir a ela o valor inteiro 18.
Eu devo, no erl, digitar:
Idade = 18.
Para consultar o valor da variável Idade eu digito:
Idade.
Se eu tentar atribuir um novo valor à variável Idade, digitando:
Idade = 19.
dá erro: "** exception error: no match of right hand side value 19"
Achou interessante? Quer que eu continue a escrever sobre Erlang? Curta/compartilhe ou comente embaixo. Ou comente no Twitter em @elixir_utfpr
Top comments (1)
O quanto você concorda com a frase citada do membro?