Existem dois aspectos que me ajudam na prática diária e que me contribuem para me tornar um dev cada vez melhor!
Me acompanha aí que eu te falo melhor sobre...
Existem algumas verdades da nossa profissão que temos que aceitar e encarar de frente. Duas delas são essenciais para sedimentar nosso conhecimento e expertise:
- Programação é uma atividade que requer prática: por que disso? Porque a prática ativa um aspecto do nosso conhecimento conhecido como "recalling", ou seja, um conhecimento que eu adquiri anteriormente e preciso chamar ou relembrar ele novamente para aplicar ele no momento presente.
Quantas vezes eu já não estudei Promises, estruturas condicionais, estruturas de loop, métodos de coleções, e eu uso elas todos os dias. Todos os dias eu preciso dar o "recall" desse conhecimento novamente para aplicá-lo, e quanto mais eu der o "recall", eu vou relembrar esse conhecimento por mais tempo e com muito mais facilidade. Acaba se tornando uma segunda natureza.
Outra questão é relacionada à associação da prática de programação com nossa memória muscular. Ao programarmos, usamos nossos dedos para digitar todas as keywords e estruturas lógicas, e quanto mais fazemos isso, mais nosso cérebro vai associar as atividades e relembrar como faz.
A memória muscular, assim como o "recalling", são construídos e hipertrofiados todos os dias com a prática.
- Programação é uma atividade de cunho lógico. A todo momento, quando você está desenvolvendo um backend ou pintando um botão, você está construindo uma série de instruções que o computador deve executar em uma determinada sequência (ou, algoritmos). Portanto, praticando programação, você cada vez mais está aperfeiçoando sua lógica.
Já que eu tenho essas verdades na mesa, a prática se justifica daí. Mas como posso atingir melhor consistência e constância na programação?
Eu tenho duas dicas.
A primeira delas é adotar Prática Deliberada. Sabe aquele assunto que você não domina na programação e toda vez que tem que lidar com ele, você passa um perrengue? Pratique este assunto até não se tornar mais um problema para você. Feito isso, qual o próximo assunto que você passa perrengue? Pratique esse assunto, e por aí vai!
É importante garantir esse ciclo, assim, você consegue melhorar sempre suas deficiências.
Eu já tive muita dificuldade em entender Lambda Functions em Java e seu funcionamento. O que eu fiz para entender melhor? Pratiquei e estudei o assunto que nem um louco, até dominar esse assunto por completo! Hoje eu estudo o funcionamento interno do Spring Web MVC, que ainda não é muito claro para mim!
A segunda dica, que não é minha, mas do Uncle Bob (extraído do livro "The Clean Coder") é exercitar diariamente sua lógica e programação juntos através de Katas! Katas são pequenos desafios lógicos de código que estimulam trabalhar sua lógica. De quebra você sedimenta também sua memória muscular. A quantidade é você quem escolhe, um por dia já está ok!
Você pode fazer um quando começar seu expediente e um ao final dele, como forma de aquecimento/alongamento (análogo a um exercício físico).
Eu particularmente utilizo a plataforma da codewars, que tem uma boa quantidade de katas em diversos níveis e em diversas linguagens para praticar.
Seguindo essas dicas, pode ter certeza que sua habilidade vai melhorar muito e eventualmente você ficará mais confortável programando!
Top comments (0)