Já falei com várias pessoas que não sabem quanto tempo mais aguentam trabalhar na área. Falei desse assunto com pessoas das áreas de desenvolvimento, liderança, gestão de produto e design.
Algumas das experiências mais citadas:
- stress
- burnout
- caos do dia a dia
- conflitos
- síndrome do impostor
- isolamento
- vergonha
- achar que é a única pessoa passando por isso
É difícil de entender olhando de fora. A TI como um todo ainda tem oportunidades que outros mercados não tem. Pensar nisso só complica mais para quem está mergulhado nesse turbilhão, seja como dev ou como líder.
Se era pra estar bom e não está, “tem algo errado comigo”. Sei de casos em que o sofrimento é tão silencioso que nem as pessoas que moram junto sabem a respeito.
Só de pensar nisso tudo me parte o coração.
Mas também me vem uma tranquilidade. Passei por experiências similares e tive a oportunidade, e/ou sorte, de aprender que o sofrimento não vem de fora das circunstâncias, e sim de dentro, do conjunto de pensamentos-sentimentos. Aprendi que um estado de mais paz e clareza está sempre disponível, instantaneamente, quando o volume de pensamentos diminui.
Possuímos uma conexão com um sentimento mais profundo que traz novas ideias, e uma capacidade infinita para enxergar as situações de formas novas. Isso é inato, só esquecemos que temos esse recurso.
Sobre ficar ou sair… Tomar decisões desse porte a partir de uma mente agitada não parece uma boa ideia. Temos muito mais clareza quando a poeira baixa.
Às vezes, apenas achar que é possível se acalmar já faz toda diferença. Às vezes, lembrar desse estado mais centrado/inspirado/em paz é suficiente para dar uma respirada e aliviar um pouco. Mas sempre vem alguma ideia de dentro, quando prestamos atenção.
Caso tenha se identificado, saiba que não é só você ❤️
Não tenho soluções nem conselhos. A ideia do que é melhor pra cada um só pode vir de dentro.
Se quiser aprender junto e trocar experiências, vou ficar feliz de escutar.
Top comments (0)