Como fazer perguntas sobre códigos e lidar com as respostas
Pro resto da sua vida vc como dev vc esbarrará em coisas que vc não faz A MENOR ideia nem de por onde começar. Como vc conduzirá essa situação definirá muito o tipo de profissional que vc é e será. A maneira que vc colocará os problemas, os organizará e os apresentará aos outros deve ser vista como parte da solução de um problema. Então vamos a alguns pontos importantes:
1. Identifique a raiz da dúvida
Vc pegou a task mas não entendeu a descrição? Então não adianta perguntar pro Dev ao lado "hey, não sei como fazer isso, pode me ajudar?". Mesmo que ele te explique vc não entenderá, pq vc não compreendeu nem o que é pra fazer, que dirá como fazer.
Não tem problema em não compreender briefing. Tem problema em fingir que compreendeu, tentar se virar e ficar travado/a. Vc leu que é pra fazer algo no login mas não sabe "que login?", pergunte. Falta info na descrição? Avise. Realmente não entendeu, pergunte pro Lead, PM, PO...
2. Cuidado com a "Batata quente"
Imaginemos então que vc pegou uma task: mostrar uma mensagem nova após o login. Vc puxou a task, entendeu o briefing, começou a codar, mas de repente nada faz sentido. Nada funciona. Aqui é onde muito iniciante comete o primeiro erro: Repassar a task inconscientemente.
Muitas vezes o reflexo do Dev é chamar um colega e dizer: "Preciso mostrar uma mensagem após o login mas não to conseguindo, como eu poderia fazer?".
Isso não é uma dúvida, isso é repassar a task. A pessoa basicamente te dirá como trabalhar.
Repassar inconscientemente a task no começo é SUPER OK. Beleza vc estar perdido e pedir ajuda. Mas se isso começa a ficar recorrente, daí é melhor seguir os proximos passos:
Primeiro identifique seu problema
Vc não consegue começar pq não sabe em que arquivo mexer? Não sabe que função utilizar? Sabe os arquivos mas na hora de mostrar a mensagem não sabe fazer o modal? Ou tem alguma lib pra mostrar a mensagem e vc não sabe?
Essas são duvidas reais. Veja que aí a forma de construir sua duvida mudaria:
- Hey, preciso mostar uma mensagem após o login mas nao sei em que arquivo ou função ele está, pode me mostrar?
Ou
- To dando um console log pq não sei fazer o modal, ou se devo usar lib, poderia me dar uma luz?
Ou seja, antes de declarar pra alguem que vc nao faz IDEIA NENHUMA DO QUE FAZER e precisa de ajuda pra dar baby steps, vale mais a pena tentar, olhar pra si mesmo e pensar: o que exatamente não to conseguindo fazer. Faça uma pergunta depois da outra se precisar, no prob.
Veja ainda que nao to falando que vc não pode pedir pra alguem te mostrar algo por inteiro. To falando pra isso não virar modus operandi pq a equipe vai sacar. Tente fazer primeiro, entenda suas proprias dificuldades, liste-as e peça ajuda de forma objetiva, e não "socorro". Dessa forma vc ajuda a si mesmo a aprender, e ajuda a equipe a te ajudar.
3. Tenha ownership da sua tarefa
Digamos então que vc entendeu o briefing, fez a tarefa, pediu ajuda, subiu a task e DEU UM BUG.
A pior coisa que vc pode fazer ao ser informado do bug é dizer: "Mas eu fiz do jeito que fulano me falou pra fazer".
Informe de bug não é culpabilização. Se alguem te informa um bug, vc escuta e resolve. Fim.
Às vezes vc pode dizer isso sem ser por mal, mas é como tentar responsabilizar o outro por uma consequencia inexistente ainda por cima.
Se vc faz uma task, pede ajuda e depois diz "mas fiz do jeito que fulano falou pra fazer" se algo errado ocorre, provavelmente a pessoa que te ajudou vai pensar 10x antes de te ajudar de novo. Mesmo que não dê em nada. Lembre-se: vc pode pedir ajuda mas a task é sua.
4. Peça por um Pair Programming
Digamos que realmente vc não consegue organizar a sua cabeça, vc tem ownership da task, não quer responsabilizar ngm, mas simplesmente não vai, vc não faz ideia, precisa pedir pra alguem desensroscar: PEÇA UM PAIR.
Se realmente a coisa não desenrosca e vc ta mais perdido que cego em tiroteio, ao inves de mandar uma mensagem ou cutucar o outro e pedir implicitamente pra "te explicar como fazer sua task", peça um pair: dentre outras coisas é pra isso que serve pair.
5. SEJA FRANCO/A na duvida
Não faça perguntas fingindo saber mais do que vc realmente sabe, ou com vergonha. Ta tudo bem perguntar. Precisa de um pair e ta perdido/a, pode falar: Hey, pareia comigo pq to enroscado/a aqui e realmente não sei o que fazer. A pessoa ja vai preparada.
Se o que vc tem é uma duvida pontual, seja franco/a: Hey, li a documentação do useState do React, fiz o que tava lá, experimentei umas coisas mas a task nãos ai, ta bugando, acho que nao entendi, me ajuda?
Conclusão
Se vc tiver um time legal, o time vai te acolher e vcs todos vão crescer juntos com as duvidas e dando apoio um para o outro, sem deformações de ownership, sem sentimento de culpa, simplesmente por: saber como perguntar. Thats all folks.
Cover image by NeONBRAND on Unsplash.
Top comments (8)
Muito bom o conteúdo!
Cirúrgico em todos os pontos. Queria eu ter essa lista colada no meu monitor quando comecei a trabalhar no meu primeiro emprego!
Boa noite, meu consagrado!
Tudo certo? Primeiro conteúdo teu que eu leio, mas acompanho pelo Twitter a algum tempo.. aproveitando, que belo corcel! hehehehe
Sou programador desde os meus 18, hoje com 32 tenho um conforto mto grande em me atirar em quase qualquer linguagem, até mesmo desconhecida.. e sinceramente, não sou acima da média, na verdade me acho bem mediano.. mas sei resolver problemas!
Dado aos ultimos tempo da nossa economia, cada vez mais pessoas perto de mim vem me perguntar sobre a carreira de desenvolver e sempre motivo a galera.. e procurando sobre algumas coisas cai aqui nesse artigo.
Com toda humildade que a profissão de dev me deu, posso dizer.. em todos os tópicos consegui conectar com algum caso ocorrido em algum momento da minha carreira!
Por favor, faça uma versão 2!
TOP DEMAIS! Valeu!
Sou iniciante e esse post me salvou muito. Obrigada!
muito bom
show
Bom demais, mas essas palavras em inglês é mto zuado KKKK