Impressão
Foi muito maneiro ler este livro, pois me deu uma visão de como o mundo do desenvolvimento de software progrediu até o momento que estamos agora e como alguns dos problemas e dilemas vividos desde a década de 90 continuam vivos e problemáticos até hoje. Acredito que este livro vai me ensinar coisas novas a cada momento que eu ler ele e por eu não viver coisas envolvendo gerenciamento de pessoas acabou não significando muito para mim, sendo assim é uma segunda leitura garantida daqui a alguns anos.
Coisas maneiras que aprendi:
Não existe bala de prata
Existe um limite para a produtividade dado o ambiente perfeito, sendo assim contornar isso exige abordagens inteligentes.
A coisa mais importante de um projeto é manter todos Cientes dos conceitos por trás de sua construção
Uma igreja construída por vários arquitetos só finaliza com o sentimento pensado pelo primeiro se todos os seguintes estiverem cientes e alinhados com esse pensamento conceitual.
Cozinhar leva tempo, se pretende apressar o tempo para cozinhar saiba que a comida não estará boa
Desenvolver um software leva tempo e este tempo deve ser respeitado apressar um desenvolvimento de forma negligente só tornará o software ruim e/ou problemático.
A torre de babel falhou por falha de comunicação
A comunicação durante o desenvolvimento de software é extremamente importante.
Conclusão
Existem outras coisas que pude aprender, porém, no momento foi o que consegui lembrar. Caso você tenha interesse pelos desafios que existem em gerenciamento de desenvolvimento de software, esta é uma boa leitura.
Top comments (0)