Na última segunda (29) foi meu anivrsário e foi inevitável pensar, para além das questões existenciais, o que eu faria igual ou o que faria diferente na carreira.
Decidi deixar pra quem tá chegando em tecnologia uma lista sobre o que você não vai aprender na faculdade.
1- Autoconhecimento
Talvez a mais importante delas e que vai comandar as próximas. Conhecendo bem o que vc gosta, o que não gosta, o que não aceita, até onde vale aceitar determinadas propostas.
2 - Fale inglês
Este conhecimento te coloca na frente de muita gente numa disputa por emprego. Se, por aqui, as empresas estão querendo alguém que construa um foguete, lá fora eles querem alguém que dê conta do problema e saiba explicar o que fez.
3- Comunicação
Saí da faculdade achando que só programar era necessário. Na vida real, o que descobri foi que as vezes, 5min de troca de informações assertivas, evitam linhas de código desnecessárias.
4- Colaboração
Para além de ser incrível no que você faz, ajudar alguém do time que esteja com dificuldade de evoluir em uma tarefa faz com que todo o time ganhe.
5- Sem julgamentos
Cada pessoa percorreu um caminho até chegar onde está. Achar que a pessoa tem mais do que merece ou mesmo que é só a pessoa se dedicar mais que consegue evoluir é nivelar todo mundo pela mesma régua, quando a realidade de cada um é completamente diferente.
6- Não se compare
Aproveitando o tópico acima, sabemos que tecnologia tem muitas oportunidades incríveis e vemos diariamente muita gente ascender socialmente por causa disso. Entender que você trilhou um caminho diferente, olhar com empatia suas falhas e se orgulhar da sua jornada te dá a tranquilidade de que precisa pra seguir sem pressão sua carreira!
7- Sucesso é subjetivo
Eu já quis ser tech lead, gerente, mudar de área, aprender algo novo... E vi também pessoas que se sentem bem e consideram ter chegado ao máximo exatamente onde estão. E essas pessoas não estão presidindo big techs pelo mundo, mas estão fazendo um trabalho bom, pagando suas contas e dando conforto a suas famílias. E pra elas isso é ter sucesso!
8- Diversidade não é modinha
Posso te comprovar com estudos e estatísticas que produtos de software diversos têm desempenho superior e fazem vendas mais assertivas. É muito mais uma questão de negócios ter empresas e produtos diversos.
9- A empresa não está sendo boazinha
Empresas dependem de vendas e o mercado gira com engrenagens diferentes de tempos em tempos. Existem projetos de formação e de diversidade e inclusão incríveis por aí, mas não se engane! Tudo isso dá base pra que a empresa aumente seus ganhos se estabelecendo como um dos nomes preocupados com questões importantes aos seus clientes e investidores (de onde vem o money).
10- Faça o necessário até começar a fazer o que ama
Pra muitas pessoas a migração de carreira pode ser mais difícil. Enquanto isso, as contas estão chegando. Vc precisa avaliar o quanto vale a pena recusar algo que mantenha suas contas pagas até que sua oportunidade em tecnologia chegue.
Top comments (0)