Escrito em 1994, por Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides. O livro "Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos" tinha como principal objetivo catalogar 23 dos padrões mais populares na época.
Atualmente algumas pessoas conhecem o livro como "Gang Of Four", por conta de seus autores, sem contar que é uma referência muito mais simples de ser feita do que o próprio nome do livro.
No livro, os padrões são segregados em três categorias:
NOTA: O objetivo deste artigo não é falar sobre os padrões, caso você não os conheça recomendo o site refactoring.guru, que possui também uma versão em português.
Por definição, um padrão de projetos é uma solução vastamente utilizada para resolver um problema em comum, mas não necessariamente igual. É importante lembrar que, a implementação se torna mais simples ou mais complexa dependendo da linguagem em que ela está sendo implementada, no livro citado acima os padrões foram implementados em Smalltalk e C++.
O que atualmente conhecemos como um padrão de projeto, não nasceu um "padrão". Ele se tornou um padrão com o tempo, pois seu uso se demonstrou eficiente para resolver um problema "comum".
Tais implementações são criadas basicamente, para contornar uma limitação tecnológica e possivelmente se tornará obsoleta com a evolução das linguagens de programação, como por exemplo:
- O STRAREGY atualmente pode ser implementado usando uma arrow function.
- O SINGLETON pode ser completamente abstraído através dos nossos frameworks de injeção de dependências.
Outros padrões acabam evoluindo, como por exemplo o MVC, que apesar de ser um pattern, é amplamente conhecido por seus frameworks que estão presentes em praticamente todas as linguagens utilizadas atualmente.
Quando você encontrar um problema onde não existe uma solução pronta na internet, lembre-se a solução pode vir a virar um padrão, afinal de contas, quem nunca pegou uma solução de um problema de um projeto e copiou para um projeto novo?
Podemos dizer então dizer que...
Um padrão de projetos é uma gambiarra que "viralizou"?
Qual a sua opinião sobre isso? Manda ai nos comentários!!!
Top comments (2)
Não tinha pensando nisso!
Podemos dizer que brasileiros serão os reis dos Patterns em alguns anos :)
Sim, nós somos!