DEV Community

Cover image for A IA vai nos substituir?
Giovanni Bayerlein
Giovanni Bayerlein

Posted on

A IA vai nos substituir?

Você acabou de começar no mundo da programação e, ao mesmo tempo que lê notícias de vagas em abundância, também vê profissionais já consolidados abrindo discussões sobre um futuro incerto e sombrio onde as IAs tomarão todos os empregos.

Você então começa a pesquisar o assunto e se depara com diversos materiais falando que não, os programadores não serão substituídos e que tudo está a salvo desde que se adaptem e se aprimorem no uso dessas ferramentas de IA (como o ChatGTP, Copilot e etc).

Assim como vemos na conclusão da matéria https://exame.com/bussola/a-inteligencia-artificial-vai-substituir-os-desenvolvedores :

Por todos esses motivos, posso afirmar claramente que a IA não deve tomar o emprego dos devs a curto prazo. No entanto, com certeza, o desenvolvedor que souber usar ela a seu favor, seja para completar um código ou tirar uma dúvida pontual, irá se sobressair em relação aqueles que ainda não utilizam tais ferramentas.

Não quero generalizar, mas muito provavelmente essas análises que os grandes nomes da tecnologia fizeram acerca do assunto não tiveram um elemento muito importante: um recorte de classe.

Quando colocamos uma perspectiva de classe notamos que esse futuro é mais sombrio do que estão te fazendo pensar, portanto nesse texto eu quero trazer uma análise mais pessimista e chamá-lo, meu caro leitor, para a luta.


Aumento da produtividade

As IAs aumentam a produtividade dos profissionais?
Sim, isso é um fato.

Existem matérias sobre o assunto:
https://www.zendesk.com.br/blog/como-ia-aumenta-produtividade-funcionario

A IA é um campo multidisciplinar que engloba uma variedade de tecnologias: machine learning, processamento de linguagem natural, visão computacional e outras mais. A partir delas, é possível criar ferramentas de automação, análise de dados e comunicação que otimizam o trabalho, aumentando a satisfação dos funcionários e sua produtividade.

https://exame.com/inteligencia-artificial/inteligencia-artificial-avanca-entre-empresas-e-aumenta-produtividade-mas-muda-forma-de-trabalhar/

[...] a adoção cada vez mais ampla de IA deve ser a aposta para dar um salto de produtividade.

Mas isso é bom, né?
Sim, é ótimo.

Então qual o problema?

Pois bem, vamos pensar no seguinte cenário:

Você trabalha com outras 2 pessoas e vocês 3 tem uma produtividade semelhante.
Você começa a usar o ChatGPT para automatizar algumas tarefas, corrigir seu próprio trabalho, melhorias em código, code review mais rápido e etc. E por conta disso acaba se tornando um profissional com muito mais produtividade que os outros 2 juntos.

Nesse cenário, o que acha que vai acontecer?

  1. A empresa vai manter vocês 3
  2. A empresa vai demitir os outros 2 e ficar só com você

Ora, para responder essa pergunta podemos consultar a história e ver o que aconteceu, por exemplo, na terceira revolução industrial

Em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/trabalho-na-terceira-revolucao-industrial.htm, temos:

Ocorreu uma intensa mecanização dos meios rurais e o desenvolvimento de técnicas e mecanismos agrícolas que propiciaram um grande desemprego nesse meio, o que contribuiu para a intensificação do êxodo rural, isto é, uma migração em massa da população do campo para a cidade.

Caramba!
Então você está me dizendo que isso pode gerar desemprego?

Isso mesmo, vamos falar sobre isso no próximo tópico.


Escassez de empregos

Então eu não deveria aumentar minha produtividade, assim ninguém seria demitido?

Pois bem. Primeiro, veja que no exemplo acima eu coloquei você como a pessoa que se manterá empregada, mas quem garante que você não será o desempregado?

Segundo. Sim, teremos uma alta no desemprego, mas isso não é culpa do aumento da produtividade. A culpa disso é a lógica do lucro que move as empresas.

Se uma empresa consegue lucrar o mesmo pagando menos salários, ela o fará.

Mas pode deixar que eu me garanto. Eu estudo todos os dias, estou por dentro das novidades em tecnologia, tenho um bom networking. Acho difícil ficar sem emprego

Olha. Até concordaria com essa premissa, mas em que tipo de emprego você estaria?


Aumento do exército industrial de reserva e da exploração

Você já conversou com alguém que trabalha como caixa de supermercado ou como vendedor em shopping?

Esses trabalhadores são um dos mais explorados: alta carga horária, sem descanso, salários ínfimos, direitos trabalhistas comumente negados, uma competitividade enorme.

Mas essas pessoas não poderiam negociar melhores condições?

Tecnicamente nada impede.

Mas então porque não negociam?

Se esses trabalhadores não estão felizes e reclamam das condições são demitidos, pois existem outros milhares de desempregados querendo trabalhar e, por conta do desespero, aceitariam essas condições inumanas de trabalho.

Isso se chama exército industrial de reserva.

Podemos resumir esse conceito em: pessoas desesperadas por emprego que aceitariam, literalmente, qualquer coisa.

A área de tecnologia está indo na mesma direção. O que acontecerá com as pessoas que forem demitidas por não terem se adequado à nova dinâmica de trabalho com as IAs?

Isso mesmo, elas ficarão na "reserva".

E o que acontecerá com você que, por sorte, não foi demitido?

Isso mesmo, vai precisar aceitar qualquer condição de trabalho imposta, seja ela redução de salário, aumento de carga horária ou cortes em benefícios.

Mas e se eu reclamar para os meus chefes?

Não tem problema. Você será facilmente demitido já que não haverá falta de mão de obra.

Então precisamos abolir o uso de IAs?


As IAs são o problema?

Apontar as IAs como problema é neo-ludismo.

Em https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/ludismo.htm explica

O ludismo foi um movimento de trabalhadores que se uniram e revoltaram-se contra as máquinas no princípio da Revolução Industrial. A ação organizada dos ludistas consistia em invadir uma indústria têxtil e promover a destruição das máquinas que produziam as mercadorias. Esse movimento iniciou-se em Nottingham e espalhou-se por toda a Inglaterra, entre 1811 e 1816.

Na revolução industrial, o problema não eram as máquinas. Assim como hoje o problema não são as IAs.

As máquinas na revolução industrial e as IAs contemporâneas têm o mesmo fim: ajudar os trabalhadores a executarem suas tarefas. Mas vimos que o resultado foi desemprego e péssimas condições de trabalho.

O problema é o modo de produção capitalista e essa lógica de lucro acima de qualquer coisa.


Solução

E como podemos desfrutar das IAs sem causar uma crise trabalhista?

Muito simples: socializar o acesso, a construção e a posse dessas tecnologias.

Em uma sociedade socialista, a tecnologia é utilizada para os trabalhadores trabalharem menos, já que a produção aumenta com essas tecnologias, e sem redução nos ganhos, ou em benefícios, ou qualquer coisa do gênero.


É importante nós pautarmos esse debate já que o futuro da nossa profissão está em jogo.

O avanço da IA na lógica capitalista vai comprometer todas as profissões, não só área de TI.

Espero que eu tenha sido claro com as ideias que gostaria de passar e também espero que sirva de combustível para nos organizarmos como classe.

print("programadores do Brasil, uni-vos!")

Top comments (0)