O Arch Linux é um sistema altamente modular, pensado para usuários avançados que gostam de customizar ao máximo seu próprio sistema. A liberdade é tamanha que você pode, de maneira oficial e sem muita complicação, alterar qual kernel Linux você quer instalar. Nesse tutorial, ensinarei como instalar e mudar para o kernel para o Linux Zen no seu Arch Linux.
Primeiro, o que é o Linux Zen?
O kernel Linux Zen é o resultado de um esforço colaborativo entre entusiastas do mundo Linux para entregar o melhor kernel possível para o dia a dia. Aplica alguns patches do kernel Liquorix, priorizando estabilidade e novidades no suporte de novos hardwares, além da mudança de como os processos são priorizados, além de diminuir a latência (ótimo para quem trabalha com áudio no linux).
Instalação
A instalação não tem segredo, visto que o pacote linux-zen
está nos repositórios oficiais do Arch Linux. Para isso, basta abrir o terminal e dar o comando sudo pacman -S linux-zen linux-zen-headers
.
Após a instalação, você ainda precisa seguir mais alguns passos, pois apenas o pacote foi instalado, precisando habilita-lo para dar boot no novo kernel. Para isso, editaremos um arquivo .conf que está no caminho /boot/loader/entries. No meu caso, possuo apenas uma entrada e usarei ela. Você pode criar uma nova entrada caso queira ficar alternando entre os kernels durante o boot.
Digite sudo nano /boot/loader/entries/*nome_do_arquivo*.conf
. Você verá uma janela parecida com essa:
Para que você ative o Linux Zen, basta adicionar o sufixo "-zen" na linha "linux" e "initrd"
title Arch Linux (linux)
linux /vmlinuz-linux-zen
[...]
initrd /initramfs-linux-zen.img
[...]
Como podemos ver, agora o arquivo de entries está configurado para o boot ser no Linux Zen invés do kernel Linux convencional. Para aplicar as configurações, salve o arquivo e execute o comando sudo bootctl update
e reinicie seu computador. Agora o kernel Linux Zen é o seu kernel padrão.
Top comments (0)