Você faz metas para cada novo ano? Você realmente as conclui? A maioria das pessoas param no ponto final da lista, e não conseguem encontrar motivação para concretizar os itens. Este artigo irá falar sobre como metas anuais diferem de objetivos de curto prazo, e darei dicas de como as concluir.
Tabela de Conteúdos
- Introdução
- Conheça o André
- O que são de fato as metas anuais?
- Unindo metas anuais a objetivos de curto prazo
- Jamais deixe para o final
- Conclusão
Introdução
Eu também já estive neste posto, já tive metas que não foram colocadas em prática. Posso dizer que isso foi péssimo para mim, mas que também fez subir a duvida de se era possível realmente as alcançar.
O meu principal problema era que eu adiava a realização das metas, e nem ao menos tinha um plano a seguir. É como atirar no escuro: você não vê, você não sente, você não planeja.
É preciso tornar as metas em objetivos curtos que possam ser realizadas em um tempo menor, papo de meses, por exemplo. Isto ajuda na hora do planejamento e, principalmente, da ação.
Conheça o André
André é um universitário carismático, muito sonhador e sempre carrega consigo uma lista de tarefas para que possa se guiar pelo dia, e planejar a semana de antemão. Está sempre escrevendo em seu caderninho tudo o que precisa.
No meio do ano, André revisitou a seção de metas anuais do seu caderninho e percebeu que apenas uma estava marcada como concluída:
Diariamente André também fazia tarefas relacionadas a essas metas, mas por algum motivo, elas ainda pareciam tão distantes de serem realizadas. André então se perguntou se o problema era com ele, ou com a lista.
Ele se lembrou de seus últimos meses, onde comia muito fast-food, mas também comidas saudáveis, Passeava com seu cachorro duas vezes por semana (as vezes apenas uma), e sempre que possível ele estudava o conteúdo da universidade.
- Isto me faz mais saudável?
- Será que passeei o suficiente com meu cachorro?
- Será que estou apto a passar nas provas?
Todas essas foram perguntas feitas por André. Ele não sabia as responder pois não tinha uma forma concreta de saber se as alcançou ou não. Seria trapaça ele marcar que ficou mais saudável mesmo tendo comido altas quantidades de besteira?
O que são de fato as metas anuais?
Está certo que muitos de nós queremos emagrecer até o final do ano, ou até mesmo tirar 10 em uma prova. O problema disso é que estas metas são muito vagas quanto se diz respeito a nós.
Metas anuais por definição são objetivos que queremos alcançar até o próximo ano, e isso está certo, mas se tratarmos apenas como meros objetivos para se concluir algo, não temos a motivação necessária pois o resultado dela não irá refletir sobre nossa personalidade.
É preciso pensar como uma criança e revisitar a tão famosa pergunta "O que você quer ser quando crescer?"
, mas nesse caso como somos mais velhos, a pergunta deve ser "O que querermos nos tornar esse ano?"
. Apelar para a imaginação é uma das melhores formas de se criar metas.
Unindo metas anuais a objetivos de curto prazo
A meta anual do André de ser saudável, por exemplo, mostra que ele quer aprimorar sua própria personalidade, e ter uma vida com mais energia e exercícios. Isto pode ser visto também nas metas sobre comer menos fast-food e passear mais com o cachorro.
No entanto, tirando a sobre ser saudável, essas metas soam mais como objetivos de curto prazo que podem ser colocadas em uma lista mensal, e que se comunicam diretamente com a meta anual.
Adicionar uma forma de medir nossas metas nos permite que saibamos quando estamos longe ou perto de concluí-las. Isto na verdade é uma das partes cruciais das metas SMART, e faz sentido.
Com as modificações no caderninho que o André fez, é possível que ele mantenha um registro do seu progresso a cada mês. Além disso, ele também atribuiu métricas aos objetivos de Julho, o que ajuda a saber se as concluiu também. Caso contrário, ele cairia no mesmo erro.
Jamais deixe para o final
O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Quanto mais tempo, mais importante e exigente o trabalho parece.
Parkinsons Law: Or The Pursuit Of Progress. Cyril Northcote Parkinson
Lembro que ouvi a citação acima durante o meu ensino médio, e devo dizer que ela foi uma das frases que mais me ajudou a realizar minhas tarefas.
Pode parecer bobeira, mas quanto mais tempo tivermos, mais estamos dispostos a procrastinar a realização da tarefa. Sempre deixamos para o final, é natural do ser humano, queremos economizar energia.
É necessário encontrar um equilíbrio durante a definição do prazo final: nem muito pouco para não se frustrar, nem muito para não procrastinar. Normalmente quando escrevo meus artigos, defino um tempo limite de 4 dias para poder publicá-lo até o final da semana sempre.
Vamos ver como nosso amigo André pode se beneficiar disso para as aulas da universidade:
Para o curso do André, é necessário que ele escreva redações para poder praticar a escrita, ao mesmo tempo que organiza suas ideias. Por isso, ele definiu uma redação por semana para ser realizada em até 5 dias.
Dessa forma, o homem pode escrever pouco durante os 5 dias e aprimorar suas habilidades. Isto não irá deixá-lo frustrado, nem ao menos irá procrastinar para deixar até o final do mês.
Conclusão
Nem sempre é fácil atingir uma meta, e você precisa estar disposto a faze-la. É por isso que é tão importante utilizar usa personalidade como ponto de motivação.
Mesmo estando na primeira semana de janeiro, ainda é possível fazer metas para 2024. Veja pelo exemplo do André, ele refez as metas na metade do ano, prestes a chegar Julho. Você pode começar com um caderno, ou com o bloco de notas do seu computador.
Eai? Bora realizar essas metas?
Top comments (0)