DEV Community

Cover image for O que é DTO? Por que usar?
Jean Victor
Jean Victor

Posted on

O que é DTO? Por que usar?

Olá pessoal, sou Jean e vim trazer um artigo sobre DTO. Aqui é apenas a teoria e não terá código prático. Espero que aproveitem!

Introdução

DTO, ou "Objeto de Transferência de Dados" (do inglês, Data Transfer Object), como o nome sugere, é um objeto utilizado para enviar e receber dados. Normalmente é utilizado no backend de aplicações mais estruturadas.

Mas por que usar DTO?

DTO é uma forma de simplificar e separar, proporcionando vários benefícios como:

  1. Encapsulamento: Baseado na arquitetura limpa (clean architecture) e nos princípios SOLID, é uma maneira de agrupar/limitar dados para melhor organização e separação da lógica de negócios e outras camadas.

  2. Redução de Acoplamento: Com a redução do acoplamento, há um melhor controle na manutenção e escalabilidade do código, além de possibilitar testes e outros tipos de manipulação.

  3. Segurança e Controle: Ao separar e controlar melhor os dados, é possível implementar validadores, sistemas de segurança ou validação, e reduzir vazamentos de informações sensíveis.

  4. Desempenho: Embora em alguns casos não haja melhoria direta, o uso de DTOs permite melhor controle e redução de dados desnecessários, resultando em pacotes de rede menores e potencialmente melhorando a performance.

  5. Facilidade de Testes: Ao isolar partes do sistema, é possível simular cenários (mock), realizar testes isolados, e ter melhor visibilidade do fluxo de dados.

Como utilizá-lo?

Existem várias formas de implementação, e aqui estão alguns exemplos em diferentes linguagens:

  1. JavaScript: DTOs in JavaScript
  2. TypeScript: Simplifying DTO Management in Express.js with Class Transformer
  3. Rust (reddit): Are DTOs and Entities the Right Way?

Quando utilizar DTO?

Listarei alguns contextos para explicar por que utilizar DTO:

  • Aplicações de web service: Melhor controle do fluxo de dados para receber e retornar informações, estabelecendo um contrato claro entre cliente e servidor.

  • Sistemas distribuídos: Em arquiteturas de microserviços e APIs, é benéfico para controlar e obter uma visão melhor do sistema, além de reduzir a latência devido à diminuição do tráfego de rede.

Conclusão

O DTO é uma excelente forma de organizar, separar, otimizar, testar e realizar diversas outras tarefas dentro de uma aplicação. O conceito é semelhante ao do GRPC, que também utiliza uma estrutura bem definida. Enfim, espero que tenham gostado.

Top comments (0)