DEV Community

Jhony Walker
Jhony Walker

Posted on

Hacks do Github - Gists

Gists

O Github é cheio de funcionalidades e o mais utilizado isso vocês já sabem e vamos continuar a série de "hacks" da plataforma que vão otimizar e melhorar sua experiência.

⚠️ Importante: Os prints que serão exibidos para exemplificar podem estar diferentes da interface do seu GitHub, por que sou muito adepto a extensões que melhoram a usabilidade e que ajudam no meu dia a dia. Partindo desse ponto peço que dê uma olhada nesse artigo antes

Para pequenos trechos de código, não existe ferramenta melhor que os Github gists! Se você não sabia, é possível adicionar arquivos e criar pequenos trechos de código, que seria muito pouco pra um repositório completo usando os gists.

Gist

Você pode criar quantos arquivos achar necessário, clicando no botão Add file. O nome mostrado no gist é o nome do primeiro arquivo. Eles são organizados em ordem alfabética.

Embed

Se você quiser fazer embed de um gist na sua aplicação, você só precisa adicionar a extensão .pibb na URL, e você terá a versão HTML, somente com os os arquivos do gist. Ou então, copiar o script de Embed na que aparece na sidebar, na lateral direita.

Versionamento do gist

Você pode tratar seus gists também como repositórios, pois eles podem ser clonados como qualquer outro projeto:

https://gist.github.com/jhonywalkeer/09223d1f8e7f21e8bccfd9286e5df26c
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

A única questão é que os gists não suportam diretórios. Se precisar criar uma esturuta de diretórios, a melhor coisa é criar um repositório no Github mesmo.

Fontes onde pesquisei esse conteúdo:

Top comments (0)