A algum tempo atrás quando estava mexendo no SQLite, tive alguns problemas para abrir o arquivo com a extensão .db
(é sério tive, e não me envergonho disso). Então comecei minha busca incessante para acessar de uma maneira mais prática (não acredito que esqueci de compartilhar isso nesse tempo todo juntos com vocês).
Entendendo o que é o SQLite
Desenvolvido por D. Richard Hipp e formado por uma biblioteca em linguagem C, o SQLite é um dos bancos de dados relacional mais conhecidos, por ser capaz de criar uma estrutura com um banco de dados embutido.
Funciona basicamente como um servidor próprio e independente, já que o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados ou SGBD, pode ser executado na mesma instância – eliminando assim as consultas e processos separados. Portanto, a biblioteca SQLite é gerada e armazenada diretamente no arquivo do banco de dados.
Por ser mais prático e acessível, o SQLite é mais recomendado para:
- Aplicativos desktop ou mobile mais simples (sem muitas funcionalidades e consumo de dados);
- Sites mais leves e sem muitos recursos (com páginas estáticas, por exemplo);
- Sites ou sistemas que ainda não tem muitos usuários (a média de acessos diários gira em torno de 100 mil).
- Para não confundir os conceitos, vale relembrar ainda o que é SQL e o que é um banco de dados SQL. O acrônimo vem de Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada, na tradução. Trata-se de uma linguagem específica e de seu banco de dados.
Configurando o ambiente do VSCode
Agora que entendemos o que é o SQLite, vamos aos trabalhos.. primeiramente vamos precisar de um banco de dados com a extensão .db
(vocês podem baixar esse aqui caso não tenha) e claro do nosso queridinho VSCode. Com esses dois itens em mãos vamos instalar uma extensão no nosso VSCode chamada SQL Lite do autor alexcvzz:
A maneira que foi exemplificada acima foi abrindo o VScode e acessando a aba de Extensões (atalho CTRL + SHIFT + X no Windows e Linux) e digitando o nome do mesmo. Mas existe uma outra opção:
Vamos ao Marketplace do Visual Studio clicando aqui:
Digitamos o nome da extensão que queremos e pressionamos enter:
Selecionamos nossa extensão e será aberto a tela com seus detalhes:
Precisamos de abrir o VSCode e precionar a tecla de atalho CTRL+P e colar o código que nos foi mostrado.. o ext install alexcvzz.vscode-sqlite
no caso:
E pronto será instalado corretamente.
Usando a Extensão
Após acessar pasta do projeto onde está o arquivo .db
, pressione as teclas de atalho CTRL + SHIFT + P (lembre-se de ter a extensão instalada porque se não estiver, ela não funcionará) e logo após digite sqlite
, você será apresentado as seguintes opções:
Agora selecione a opção SQLite: Open Database
e selecione o banco de dados do projeto que está com a extensão .db
(se você baixou o db que disponibilizei ele estará com o nome dev.db
)
Será disponibilzida uma guia do seu lado esquerdo nomeada como SQLITE EXPLORER
e agora você pode visualizar o banco de dados dentro do VSCode de maneira simples:
É isso, agora você pode acessar seu SQLite diretamente do VSCode com pequenos passos e que otimizará seu trabalho! Espero que tenham gostado e até a próxima..
Fontes onde pesquisei esse conteúdo:
Top comments (0)