Dark Theme/Dark Mode, é como chamamos o conjunto de cores mais escuras, com elementos mais claros, que são inseridas nas páginas, aplicativos e até mesmo nos dispositivos. Ele passou a ser preferência entre os programadores e vejo cada vez mais pessoas aderindo ao tema escuro de fundo das suas interfaces, mas por quê? Será que é apenas uma preferência pessoal?
Existem alguns estudos, que analisam os impactos para a saúde dos olhos em pessoas que utilizam os dois tipos de temas. Vou deixar os links desses artigos aqui no final para que você possa ler depois como complemento. Os testes foram realizados analisando tamanho de fonte, contraste do fundo com a cor da fonte e iluminação do ambiente. Considerando pessoas com visão normal, ou corrigida para o normal e pessoas com alguma deficiência visual.
Especialmente no grupo com deficiência visual, em algumas situações apresentavam facilidade na leitura com temas mais escuros e outras tinham mais facilidade para desenvolver as atividades utilizando temas claros, isso porque depende muito do tipo de deficiência que essa pessoa possui. Considerando que além da escolha do tema, o tamanho da fonte também deve ser levada em consideração.
Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade para ler ou trabalhar quando a tela é muito clara, eu tenho um grau baixo, mas existente de miopia e muita sensibilidade à luz. Certamente, se o tema claro fosse a única opção de uma página ou aplicativo, eu não ficaria muito tempo por lá.
Outro fator que deve ser considerado, é a quantidade de luz azul que é emitida pelos aparelhos eletrônicos. A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade. Ela está presente nos raios solares ou em aparelhos eletrônicos. De acordo com o grupo Oftalmologia Integrada, essa luz pode causar cansaço nos olhos, e não só a luz vinda dos eletrônicos mas a luz artificial do ambiente também. Segundo eles, já é comprovado que a luz amarelada, alaranjada ou a luz natural, não causam danos aos olhos. Uma forma de proteger os olhos desses danos é utilizar o filtro de luz azul nas telas ou óculos com lentes protetoras ou trabalhar na maior parte do tempo com a luz natural.
Existe também o modo noturno em alguns dispositivos (notebooks, celulares, tablets, etc) que consiste em deixar a luz mais alaranjada conforme vai anoitecendo. Você pode configurar o horário para que isso aconteça.
Já recebi recomendação de dermatologistas para utilizar protetor solar, mesmo que estivesse trabalhando em casa, por ficar muitas horas exposta à luz azul. Se tiver interesse no assunto, consulte um dermatologista para saber mais.
Uma tela com um tema mais escuro pode ajudar nossos olhos a se adaptarem à luz envolvente do ambiente quando ela não é tão clara, pois o contraste não é tão grande. Mas se você utiliza um fundo claro com pouca iluminação do ambiente, o contraste é muito grande, fazendo com que seus olhos se esforcem mais para ler confortavelmente, por exemplo.
Uma tela com alta luminosidade emana uma grande quantidade de luz azul, que, segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Tiago Chichetti, pode ser altamente nociva aos nossos olhos. Existe a “Síndrome da Visão Computacional”, que é quando a luz dos dispositivos está tão intensa que imita a luz solar e confunde nossos hormônios, ao ponto de diminuir a qualidade do sono e pode acontecer aquele fenômeno bastante conhecido como a troca do dia pela noite. Seu organismo tem dificuldades de distinguir entre um e outro e a luz intensa vai inibir a produção da melatonina, o chamado “hormônio do sono”.
De qualquer forma, com base em tudo o que foi observado nos estudos, o importante é que se você for desenvolvedor, precisa se preocupar com a acessibilidade da sua aplicação, proporcionando a quem estiver acessando a possibilidade de poder alterar de acordo com suas necessidades. Para algumas pessoas, utilizar o tema escuro ou claro, vai além de ser mais bonito ou mais confortável, é decisivo para que ela consiga enxergar ou não.
Além de todos esses fatores, quando usamos um papel de parede escuro no celular e reduzimos o brilho da tela, a bateria tende a durar mais tempo, segundo recomendação dos próprios fabricantes. Uma prova disso é que se você ativar o modo de economia de energia nos seus aparelhos, a primeira coisa mais visível que vai acontecer é a redução da luminosidade da tela.
Considerando todos esses fatores, é importante pesquisar mais sobre o tema e estudar melhor a combinação de cores que você vai escolher para seus aplicativos. O principal motivo é que desenvolvemos aplicações para outras pessoas e elas podem possuir necessidades específicas.
Pense nisso no seu próximo projeto!
Alguns artigos para você se aprofundar no assunto:
Filtro de luz azul protege e dá conforto aos olhos
Luz azul-Como proteger os olhos
Top comments (0)