O mercado de TIC
Não sabe o que é Tecnologia da Informação (TI) ou Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)? E não conhece o potencial desse mercado, segue alguns números do relatório da Brasscom de 2021:
A remuneração média de TI in House* é de R$ 5.805 sendo 2,9 vezes maior que o salário médio nacional (dados referente a agosto de 2021).
Para os próximos 4 anos existe uma demanda de 673.502 profissionais.
O crescimento do Setor TIC em 2021 foi de 36.4%.
A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) realiza um estudo anual sobre a distribuição das oportunidades de emprego para o setor de tecnologia.
E se esta pensando que isso é uma tendência isolada para o mercado de São Paulo, melhor repensar sobre o assunto, a tendência está em todo o Brasil, olha aqui esse gráfico:
Distribuição dos empregos de TIC e Telecom no Brasil em 2021 (Fonte: Brasscom)
A área de TIC tem oportunidadeS para você, caro leitor! Se começar agora uma faculdade e estudar por 2 ou 4 anos (depende do curso) ainda vai existir muita oportunidade sobrando para iniciar sua carreira.
Para quem deseja começar agora na área, existem alguns atalhos (pelo menos no momento). Mas entenda que esses atalhos não significam que o caminho será fácil, e que vai precisar continuar a estudar por 2, 4, 6 ou 20 anos.
A área de tecnologia é exigente com os seus profissionais, estudar muito é obrigatório. Aceita os termos?
Opções para começar
Agora vou apresentar algumas opções para começar na área de TI, o melhor caminho será decisão sua. Abaixo segue uma lista, e vou incluir alguns sites para cada uma dessa opções:
Cursos rápidos
Os cursos rápidos servem vários objetivos para pessoas diferentes podem ser utilizados para conectar as diferentes etapas do estudo académico, ou para obter formação profissional e melhorar suas qualificações.
Cursos livres seriam plataformas de educação ou escolas que ofertam cursos presenciais, vou focar nos cursos online. Essas são as plataformas que eu recomendo:
Alura (pago).
Coursera (gratuito ou pago).
edX (gratuito ou pago).
LINUXtips (pago, existem campanhas gratuitas).
Microsoft Learn (gratuito).
Pluralsight (pago, com um período gratuito).
Rocketseat (gratuito).
Udemy (pago, com alguns cursos gratuitos).
Universidade Brasileira Livre (gratuito).
Como podem perceber, algumas opções são gratuitas, mas estão disponíveis apenas no idioma inglês. Outras plataformas em português em sua grande parte estão cobrando um valor para acessar o seu catalogo.
Vale ressaltar que a LINUXtips tem uma peculiaridade bem interessante. É uma plataforma paga, mas eles costumam fazer campanhas para oferecer cursos gratuitos para um público bem diversificado. Vale a pena procurar a LINUXtips para saber mais.
Particularmente eu recomendo esses cursos aqui:
Cursos técnicos
Cursos técnicos recomendo muito para o adolescente que ainda está no ensino médio e já sabe que quer seguir o caminho da tecnologia.
O Senai possui cursos na modalidade presencial espalhado pelo Brasil e também possui a opção por curso a distância.
Faculdade
Mesmo sabendo que não é obrigatório para muitas vagas de emprego, procurem concluir um curso de nível superior. Mesmo que demore, todo esforço em educação é recompensado.
Para o dia a dia, não faz diferença se o curso é Ciência de Computação, Sistemas de Informação, Analise e Desenvolvimento de Sistemas ou Engenharia da Computação. A escolha é toda sua, a diferença será na duração do curso e na grade de disciplina de cada um desse curso.
Algumas vagas exigem que o profissional tenha formação de nível superior. Dessa forma você terá mais oportunidades.
Programas de bootcamp
Um bootcamp é um tipo de treinamento imersivo feito para o desenvolver habilidades técnicas onde o futuro profissional de tecnologia absorva o conhecimento teórico de maneira conjunta com a prática. No universo de TIC, essa modalidade está ganhando cada vez mais força no mercado. Essa é a opção mas vantajosa na minha humilde opinião, e sendo honesto iniciei minha carreira realizando um bootcamp, na época tinha outro nome Student to Business (S2B) uma parceria entre a Microsoft e o Senai-DF.
Em um bootcamp, os alunos vivenciam um treinamento imersivo com profissionais com experiência de mercado, que vão ajudá-los a começar seus primeiros projetos num curto espaço de tempo. Inclusive, o tempo é um fator determinante neste tipo de curso, geralmente com algumas semanas de duração.
Um bom bootcamp oferece uma parceria com alguma empresa que esta buscando por profissionais qualificados. Por esse experiencia posso recomendar a XP Educacao e a Trybe. Eu já tive o prazer de trabalhar com as duas plataformas, dentro da Wiz Soluções.
Nesse momento, Wiz esta realizando a 3ª edição do programa Speed Wiz Dev, tive a oportunidade de acompanhar as 2 edições anteriores e conheci vários profissionais super hiper mega qualificados.
Vagas para o 3ª edição do Speed Wiz Dev
Algumas matérias sobre versões passadas do Speed Dev Wiz:
Wiz e IGTI atraem 4,5 mil pessoas em programa de desenvolvedores de software
Cuidado! Os programas de bootcamp é um meio para começar, e lembre que ao terminar um bootcamp não é o fim do treinamento, é apenas o início da sua carreira. Esse início pode ser bastante assustador, nesse momento é muito importante ter um padrinho que o acolha durante os primeiros meses, esse padrinho terá um papel fundamental para te ajudar com os problemas do dia a dia.
E lembre que errar faz parte, e não saber nada é normal e que o aprendizado é um processo lento e demorado. Dessa forma só posso aconselhar a não desistir e continue estudando, que o resultado virá.
Top comments (0)