DEV Community

Cover image for Criação de sites: não é só layout!
Karytonn Oliveira
Karytonn Oliveira

Posted on • Edited on

Criação de sites: não é só layout!

É preciso levar a sério todo o processo de desenvolvimento.

Vejo muitos "desenvolvedores" dizendo que entregam sites funcionais em menos de 8 horas.

Mas será que realmente esse serviço tem qualidade?

Será que a solução final gera resultados que se convertem?

 

Ainda que dispondo de ferramentas que nos auxiliam na construção de páginas web de forma super dinâmica e ágil é nítido que o processo como um todo, quando executado de forma responsável e respeitando todas as fases do desenvolvimento, seja impossível que se inicie a criação de um site pela manhã e o entregue no fim do dia.

 

Nesse sentido lhes apresento alguns dos principais aspectos que envolvem a criação de um site simples (landing page), suas implicações para caso não seja levado a sério todas as etapas, e em alguns dos casos o tempo mínimo para execução, que, inclusive, justificam a necessidade de alguns dias para a entrega de um site básico.

Os principais aspectos são:

  • Levantamento e análise de requisitos;

  • Prototipagem em Wireframe;

  • Aquisição e configuração de domínio;

  • Contratação e configuração de hospedagem;

  • Programação;

  • Configurações de formulários;

  • Otimização de imagens;

  • Implementação de técnicas de segurança;

  • Análise e implementação de SEO;

  • Implementação de Analytics;

  • Testes de Usabilidade;

  • Testes de Performance;

  • Backup Recovery;

 

[ Levantamento e análise de requisitos ]

Nessa primeira fase ouvimos o cliente para definir o escopo do projeto com base nas necessidades dos usuários.

É um processo delicado porque muitas das vezes o que o cliente quer nem sempre é o que o usuário necessita e cabe a nós orientá-lo de forma profissional para que se chegue a um consenso quanto aos requisitos e funcionalidades que o site terá.

Tempo gasto:
Min. 2 reuniões

A não execução:
Normalmente se torna um projeto que gera muito desgaste e desperdício de tempo, já que várias partes teriam que ser refeitas por diversas vezes.

 
[ Prototipagem em wireframe ]

Já diz o ditado, "não se começa uma casa pelo telhado", nessa linha o wireframe seria o projeto arquitetônico do site, onde definimos onde cada informação e elemento será disposto.

Tempo gasto:
Depende da complexidade e quantidade de páginas.

A não execução:
Dificuldade para seguir um padrão de layout, gerando assim, um projeto sem identidade visual e com baixa harmonia entre os elementos.

 
[ Aquisição e configuração de domínio ]

É comum que o cliente chegue até o desenvolvedor ou agência com o nome do domínio (endereço do site) "definido", mas para essa definição geralmente não foi levado em consideração algumas características técnicas, como por exemplo, a disponibilidade do endereço para registro.

Mas nem sempre essa disponibilidade é o principal problema, a casos em que o nome de domínio não reflete a identidade/solução do site, e isso acontece porque o melhor momento para se definir esse nome, geralmente é durante ou após uma boa análise de requisitos.

Tempo gasto:
Faz parte do processo de análise de requisitos.

Sem a devida atenção:
Ter um nome de domínio que não reflete a proposta do site, não conseguir nomes adequados para as redes sociais e ou plagiar algum projeto existente.

 
[ Contratação e configuração de hospedagem ]

Talvez o principal fator. Não adianta ter um projeto "bem elaborado" se você não consegue fornecer um acesso rápido, seguro e consistente ao site. Para que esse fator seja assertivo, a decisão de onde hospedar e quais configurações seriam necessárias, dependem diretamente de uma boa análise de requisitos, pois só assim entenderíamos quais funcionalidades o site deverá suportar.

Tempo gasto:
~24 horas

Não levar em consideração:
Seu site não converte e dificilmente seus clientes/usuários retornam.

 
[ Programação ]

Fase onde juntamos tudo que foi planejado e partimos para o desenvolvimento do site. Aqui deve ser levado em conta não o presente mas sim o futuro do projeto.

Apesar de seguirmos a risca todos os aspectos que envolvem o levantamento de requisitos, wireframes e testes, é comum nos depararmos com elementos diversos que não estão desempenhando bem sua função ou convertendo como esperado, e isso acontece porque existem N variáveis no mundo da web e dificilmente conseguimos antever 100% delas. O que pode ser feito é a identificação e correção desses elementos "defeituosos" o mais rápido possível, envitando assim a ineficiência dos resultados esperados.

Nesse sentido, é importante optarmos por métodos mais complexos e que naturalmente tomam mais tempo, mas que garantem a possibilidade de refatoração do código ou mudanças no layout caso seja necessário.

Tempo gasto:
Depende da complexidade da página e tipo de solução aplicada. Min. 12 horas.

Se não levado a sério:
O projeto se tornaria inútil caso surgisse uma nova regra de negócio e não fosse viável adaptar o site a ela.

 
[ Configurações de formulários ]

Como estamos falando de sites do tipo Landing Page (página de conversão) é comum que este possua ao menos um formulário, desta forma conseguimos obter leads ou vender um produto/serviço.

Tempo gasto:
~3 horas.

Se não levado a sério:
O sucesso do site estaria comprometido, já que este é o coração da solução, que traz leads ou fechar alguma venda.

 
[ Otimização e escolha de imagens ]

Processo que define e otimiza as imagens que serão utilizadas.

Muitas das vezes o que atrai, retém ou estimulam ações dos usuários dentro do site são as imagens, sendo assim, para que isso seja positivo, é fundamental que essas estejam otimizadas e harmonicamente contextualizadas ao projeto.

Tempo gasto:
~1 hora.

Se não levado a sério:
O tempo de carregamento do site pode ser prejudicado ou elas não serão um fator somatório para o engajamento dos usuários.

 
[ Implementação de técnicas de segurança ]

Processo que visa garantir a segurança dos dados que trafegam ou são coletados dentro do site.

Tempo gasto:
Depende das funcionalidades do site, local de hospedagem, etc.

Se não levado a sério:
O mais simples comprometimento dos dados de seus usuários pode ser suficiente para decretar o fim do seu negócio.

 
[ Análise e implementação de SEO (Search Engine Optimization) ]

É um conjunto de técnicas que visam posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google.

Tempo gasto:
Depende do tamanho do site.

Se não levado a sério:
Seu site se torna uma obra de arte pessoal e um negócio invisível que não gera nenhum tipo de conversão.

 
[ Implementação de Analytics ]

Ferramenta que possibilita o monitoramento de tráfego no site. O objetivo principal do Analytics é saber e entender os comportamentos dos visitantes ao navegarem pelas páginas do site, além disto, fornecer dados para que seja possível a indexação nas buscas por termos específicos no Google.

Tempo gasto:
~2 horas

Se não levado a sério:
Não conseguiríamos compreender o comportamento do usuário dentro site e com isso ficaríamos limitados para implantação e correção de estratégias de marketing ou bom funcionamento do SEO.

 
[ Testes de Usabilidade ]

Fase onde verificamos a experiência de usabilidade para o usuário. Aqui testamos o layout em diferentes dispositivos, a comunicação dos botões, formulários, performance, etc.

Tempo gasto:
~2 horas

Se não levado a sério:
Comportamentos inesperados podem reduzir a satisfação dos usuários e com isso reduzir a taxa de conversão.

 
[ Teste de Performance ]

Fase onde sobrecarregamos o servidor onde está hospedado nosso site a fim de averiguar possíveis gargalos e falhas em produção.

Tempo gasto:
Depende do método/ferramenta utilizada. Min. 4 horas.

Se não levado a sério:
O site pode ficar inoperante caso o servidor não suporte os acessos ou ocorra alguma falha grave.

 
[ Backup Recovery ]

Processo periódico que garante uma cópia fiel do site, possibilitando a restauração caso ocorra uma fatalidade com os arquivos no servidor.

Tempo gasto:
~2 hora

Se não levado a sério:
Fatalidades ocorrem, e não estar preparado para lidar com elas pode acarretar na perda de clientes, dinheiro ou até mesmo de todo um negócio.

...

Ou seja, não é só desenhar o site e entregar para o cliente, é preciso muito mais para que se tenha um produto de qualidade e que de fato traga benefícios.

>> Ao desenvolvedor

Portanto, se você quer ser um profissional de destaque e ser lembrado por criar soluções que engajam, convertem ou resolvam problemas, é fundamental que leve a sério todos os fatores citados acima e execute com responsabilidade todas as etapas.

>> Ao cliente

Portanto, se você quer ter um Site que de fato converta os resultados em algo positivo, contrate um profissional que leve a sério todos estes aspectos e requisitos acima.

Top comments (0)