Load Balancer é um serviço que distribui dinamicamente o tráfego de entrada entre múltiplos servidores, recursos, ou instâncias. O objetivo principal do load balancer é garantir alta disponibilidade, desempenho otimizado, e evitar sobrecarga em um único recurso. Neste artigo, criaremos e configuraremos um load balancer para servir como ponto de entrada para três máquinas virtuais do Azure.
Criar o load balancer
Na aba de Recursos do Azure, selecione Load Balancer e clique em Create.
Abrirá uma janela para configuração do load balancer. Na aba da configuração básica, deve-se escolher a assinatura e o grupo de recursos em que ficará alocado o load balancer.
Nesse exemplo, criaremos um load balancer para gerenciar o tráfego da rede para três máquinas virtuais, portanto a melhor escolha de SKU é a Standard. A SKU gateway é usada para a integração de dispositivos de rede virtuais de terceiros, como firewalls e sistemas de detecção/prevenção de intrusões, ao caminho do tráfego de rede, o que está fora do escopo deste artigo.
Escolha, então, o tipo de load balancer, público (para gerenciar tráfego advindo da internet) ou interno (para gerenciar tráfego interno dentro de uma rede virtual na Azure). E, por último, o tier, regional ou global.
Avance para a aba de configuração do IP do Frontend. Escolha entre o Ipv4 ou Ipv6 e adicione um endereço IP público ou selecione para criar um novo IP. Nesse exemplo, criamos um novo endereço IP estático.
Agora iremos criar um pool de backend. Avance até a próxima aba e dê um nome para o seu pool de backend. Selecione a rede virtual em que os recursos a serem gerenciados estão alocados e escolha entre a configuração de pool por NIC (associa o backend pool diretamente às interfaces de rede das máquinas virtuais, independentemente do seu endereço IP) ou endereço IP (associa o backend pool diretamente aos endereços IP das máquinas virtuais ou serviços).
Por fim, adicione os recursos cujo tráfego de rede será gerenciado pelo load balancer. Nesse exemplo, foram adicionadas três máquinas virtuais.
Clique em Review+Create e, tendo passado nas validações, clique em Create e aguarde a criação do load balancer.
Criar um Health Probe
Health Probe é a ferramenta usada pelo load balancer para monitorar a saúde e disponibilidade dos recursos no backend pool. Ele envia periodicamente solicitações para verificar se as instâncias estão operando corretamente e podem responder a novas solicitações.
Para criar um health probe, na página do Load Balancer que acabou de ser criado, vá em Settings (Configurações) e selecione Health Probes. Clique em Add.
Selecione o protocolo, porta, caminho e o intervalo de tempo que o health probe deve esperar antes de testar novamente se as instâncias estão funcionando corretamente. O protocolo e a porta deverão ser escolhidos de acordo com os serviços no seu backend pool. Se o serviço tiver um endpoint HTTP, indique o caminho para esse endpoint e escolha o protocolo HTTP. Do contrário, selecione o protocolo TCP. A porta deverá corresponder à porta que o serviço está escutando, nesse exemplo, selecionamos a porta 80 (HTTP).
Criar uma load balancing rule
Uma load balancing rule é uma configuração dentro de um load balancer que define como o tráfego deve ser distribuído entre as instâncias do backend pool. Para criar uma regra, na aba Settings do Load Balancer, selecione Load Balancing Rules.
Configure o endereço IP do frontend (endereço de IP do load balancer, que recebe o tráfego de entrada), o backend pool, o protocolo da camada de transporte (TCP ou UDP), a porta de frontend (a porta externa onde o load balancer recebe o tráfego) e de backend (a porta interna para a qual o tráfego é encaminhado) e o health probe.
Pronto, está criado o load balancer para gerenciar o tráfego de rede entre instâncias de seus serviços.
Top comments (0)