Idealizado e criado pela Microsoft, ele permite desenvolver aplicações utilizando conceitos e arquiteturas mais robustas.
Vale ressaltar que todo código feito em TypeScript é transformado em código JavaScript através da transpilação.
A transpilação nada mais é que uma conversão de código.
A facilidade e vantagem que o TypeScript tem é poder apontar problemas no código durante o desenvolvimento da aplicação.
Tipagem
O tipo de dado em uma variável no TypeScript é definido explicitamente na sua criação. Uma vez definido, ela é restrita ao tipo que está declarado, como no exemplo acima. Diferentemente do JavaScript onde não precisamos declarar.
Sendo assim, podemos ver que o TypeScript tem uma tipagem estática , ou seja, a partir do momento que você cria uma variável e define o tipo dela, ela só receberá os valores que foram definidos.
Os tipos de dados suportados pelo TypeScript
string: sequência de caracteres
number: números
array: elementos e valores
boolean: verdadeiro ou falso
enum: lista de valores
tuple: array com diferentes tipos
void: retorno de uma função
any: utilizado quando não se sabe o tipo de dado
Principais Frameworks que utilizam o TypeScript
NET Core;
React;
Angular;
js.
Interfaces
Nada mais é que a descrição da estrutura do objeto, sendo assim, descrevendo como esse objeto deve aparecer. O TypeScript tem uma interface que contém apenas definições de propriedades e métodos, e não toda a sua implementação. É uma funcionalidade simples da classe que realiza ligação entre a interface fornecendo assim a conexão com todos os paramentos da interface.
Existem diversos exemplos de interfaces a serem criadas no TypeScript e posso fazer um artigo especificamente sobre isso.
Preparando o seu ambiente
TypeScript pode ser executado em qualquer ambiente e você pode usar qualquer editor para criar arquivos TS. Afinal, a maioria dos editores agora oferece suporte à resolução de tipo do Typescript. No entanto, eu pessoalmente recomendo o VSCode, pois é o editor originalmente desenvolvido para uso com TS, deixo aqui o link para download. Ou seja, ele já suporta todos os recursos do Typescript por padrão e ainda vem com uma versão própria integrada caso você precise analisar um arquivo, mas ainda não o tenha instalado em seu computador.
Universo TS
Hoje o crescimento do TS, tem sido de forma abrangente englobando tanto o universo front-end e tanto quanto o back-end.
Em resumo, vale a pena dedicar seu tempo para o estudo do TS, se você já possui uma enorme familiaridade com os JS, e quer incrementar mais ainda seu portifólio profissional.
POO
O TypeScript no seu uso temos recursos que suportam melhor o uso da Programação Orientada a Objetos, que se baseia em quatro pilares fundamentais: encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo. A POO sempre foi e é um problema quando aplicada ao JavaScript porque sua sintaxe não permite que as classes sejam escritas de forma tão clara.
A POO é outro universo à parte que com certeza podemos abordar em um próximo artigo, então se você tem interesse em saber mais, já me siga aqui e acompanhe os meus artigos sobre programação, tecnologia e DevRel.
-
Espero muito que tenha ajudado você, que está buscando um conteúdo introdutório de TypeScript com um linguagem de fácil entendimento, e se ficou alguma dúvida ou deixei de falar sobre algo, deixe nos comentários abaixo, que estarei respondendo sempre!
Nos vemos em breve!
Me sigam nas minhas redes:
~ X
~ Instagram
~ Canal do Youtube
Top comments (8)
Ótimo artigo! Ansioso para o artigo de POO.
Obrigado Samuca pela moral e aguarde que será o próximo ;)
ótimo artigo! Esperando pelo POO <3
Opaaa, super obrigado!
Youtube link esta errado. Acho que deve ser esse correto?
Your Chanel
Artigo maravilhoso, typescript salva a vida kk
Curioso para saber sobre o uso do TS no POO 💜
Artigo excelente!!!