Introdução
Um bom processo de implantação contínua (CD) é aquele em que às boas práticas de CD estão alinhadas com os objetivos da organização, e vice-versa. A definição de OKRs (Objetivos e Resultados Chave) devem acontecer por parte dos executivos e os envolvidos precisam reconhecê-las.
Então, a entrega de valor ocorrerá de forma cíclica e contínua. E ela será assegurada por indicadores; revisada pelo time; e utilizada para aprimoramento.
O processo de CD aliado à gestão de serviços de TI favorece uma arquitetura robusta e coesa, uma gestão de mudança aprimorada e segurança abrangente.
Vamos ao que interessa!
Processo de melhoria contínua
Quando se fala de melhorias contínua, precisa-se haver uma reservar, em média, 20% da capacidade da equipe para resolução de requisitos não-funcionais e débitos técnicos. Esse tipo de pensamento evita que em médio/longo prazo seja necessário reescrever todo o código, e que o processo de entrega de valor seja interrompido ou seja pouco eficiente.
Entrega ágil X garantia de estabilidade
As OKRs e as diretivas de governança são os melhores balizadores desse conflito de interesses. Por um lado, há o time de desenvolvimento e produtos, que ter suas entregas de valor o mais rápido possível no ambiente; no outro há o time de sustentação e operações, que querem evitar o máximo instabilidades e perdas do que já é entregue. Desta forma, ambos os times devem trabalhar em conjunto, utilizando práticas de integração e testes contínuos, alinhados aos objetivos da organização.
Algumas das técnicas utilizadas para a manutenção e sustentação dos serviços são:
- Automatização;
- Ambientes simulados;
- Planejamento de capacidade, disponibilidade e continuidade;
- Gestão de mudanças: para software e plataforma.
Melhores práticas
Dentre as melhores práticas podemos citar o "Gerenciamento de Nível de Serviço". Ele vai gerar alguns documentos, como os de "Requisitos de Nível de Serviço", "Acordo de Nível de Operacional" e "Acordo de Nível de Serviço". Quando devidamente utilizados, esses documentos garantirão que as necessidades dos cliente e conformidade com regulamentos sejam atendidas.
Como stakeholder, procure sempre se inteirar e/ou promover a inteiração dos demais com o contexto do projeto em que você está alocado. Esse conhecimento manterá o time e o projeto alinhados com a satisfação do cliente.
Crie uma um processo confiável e replicável de implantação, não se esquecendo da etapa de feedback.
Antes de implantar continuamente, recomenda-se:
- Automatizar todo o processo de build, teste, liberação e implantação;
- Ter uma cobertura de testes confiáveis e automatizados;
- Registrar, documentar e armazenar os testes de sistemas que são executados no ambiente de produção;
- Escrever testes de sistemas funcionais para serem executados em ambiente do tipo produção.
Conclusão
Em síntese, a adoção de práticas de implantação contínua alinhadas aos objetivos da organização, em conjunto com a gestão eficaz de serviços de TI e a colaboração entre equipes, resulta em um processo robusto e ágil. A implementação dessas melhores práticas, como o Gerenciamento de Nível de Serviço e a automação, garante a satisfação do cliente e a entrega de valor contínua, enquanto se mantém a estabilidade e a segurança. Este ciclo virtuoso de melhoria contínua impulsiona a eficiência e a qualidade a longo prazo.
Interaja
Como seria o processo de implantação ideal para você? Deixe uma reação, um comentário e/ou compartilhe esse post com alguém.
Um abraço, rede!
Top comments (0)