DEV Community

Lucas Faria
Lucas Faria

Posted on

Como ter sorte

Postado originalmente no Dev na Gringa Substack. Quer receber futuros artigos no seu e-mail? Assine gratuitamente aqui.


Sorte pode ser criada.

Ok, talvez essa frase seja um pouco clickbait.

Não existe uma fórmula mágica que faça com que você tenha.

Mas, existe uma estratégia que pessoas de sucesso tem aplicado há décadas. E que nós podemos tirar alguns aprendizados para nós também.

Mas, como isso se relaciona com trabalhar pra gringa ou engenharia de software?

Aumentando nosso radar de oportunidades. Seja para conseguir vagas com altos salários ($100/h+), trabalhar com tecnologias que temos interesse, sair do país. Há uma infinidade de possibilidades onde ter mais sorte pode nos ajudar.

Hoje vamos discutir sobre isso.

📣 O que esperar do artigo

  • Quais são os tipos de sorte
  • Como criar cenários que favoreçam a sorte vir para você

🎰 A primeira definição de sorte

Sorte binária. Ou você tem sorte, ou não tem.

Essa é a primeira definição de sorte que temos em nossas vidas. Andamos na rua, achamos uma nota de dez reais e ficamos felizes, com sorte. (Lembram-se quando 10 reais comprava 3 chocolates de 170g na Americanas e as vezes até uma coca também?)

Temos aqui também a questão de privilégio. Você pode nascer numa família rica, ou ter que batalhar desde cedo. Uma loteria figurativa.

Ao acreditar apenas na sorte binária, pode ser uma situação confortante. A gente se conforma com o fato de que nunca seremos herdeiros. Que a nossa falta de sucesso não é nossa culpa, mas um problema das nossas circunstâncias.

Porém, esse é um cenário que nos limita. Pois podemos acreditar que nossa falta de sucesso é por uma questão de sorte.

🍀 Quatros tipos de sorte

Naval Ravikant resume a sorte em quatro situações diferentes (tradução livre por mim):

  1. Esperar que a sorte te encontre.
  2. Persistir e continuar tentando até que você tropece nela.
  3. Preparar a mente e saber oportunidades que outros não percebam.
  4. Se tornar o melhor naquilo que você faz. Continuar se esforçando até que isso seja verdade. Oportunidades irão te perseguir. Sorte se torna o seu destino.

Analisando mais a fundo, podemos separar estes cenários usando quatro variáveis: passivo vs ativo e geral vs individual (definição feita pelo swyx).

Imagine uma planta. Ela vive sua vida inteira em um lugar, e controla extremamente pouco sobre seus arredores. Ela não se arrisca. Se encaixa perfeitamente no primeiro cenário. Qualquer sorte que aconteça a ela é acidental.

Agora, imagine uma pessoa apostando em um cassino. Ela pode apostar mil vezes, e não ganhar nenhuma vez. Mas, pode ser que ela ganhe alguma coisa depois de tentar 5 mil vezes. Mas, não foi pelo esforço dela. E simplesmente por tentar demais. Se encaixa no segundo cenário.

Para o terceiro cenário, vamos imaginar um engenheiro de software. Essa pessoa fala inglês, tem experiência de mercado numa stack relevante, e um LinkedIn atualizado. Um recrutador o contata para fazer uma entrevista, ele passa. É o terceiro cenário: a oportunidade o encontrou e ele estava preparado.

Agora, vamos pegar outro engenheiro de software. Além de ter tudo que o anterior fazia, ele também tem um blog pessoal onde publica sobre tecnologias que aprende. Participa de discussões em fóruns e comunidades. E faz palestras quando tem oportunidade. Nesse exemplo, um gerente de uma empresa o contata diretamente convidando-o para trabalhar com ele.

Para o último caso, a chance veio pelo simples fato da pessoa existir e fazer aquilo que ela gosta. E se aprimorar cada vez mais em suas habilidades. A oportunidade se tornou seu destino.

A sorte dividida em quatro quadrantes: ativo vs passivo e geral vs individual.

O que isso nos diz:

  1. Para aumentar nossos momentos de sorte, precisamos nos arriscar mais. Fazer coisas que nos coloquem em chance de algo bom acontecer.
  2. Para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, devemos estar sempre bem preparados para quando ela aconteça.

🎯 Estratégia

Queremos fazer com que a nossa sorte seja magnética. 🧲

Para isso, precisamos definir uma estratégia que, no longo prazo, nos levem para o quarto cenário. Que façam com que oportunidades venham até nós, e que estejamos preparados para ela.

Isso pode variar dependendo da sua profissão. Nesse artigo, vou focar em engenheiros de software.

Hábitos para ter mais sorte ordenados em oportunidade e preparação.

Existem várias maneiras de você conseguir isso. Essa imagem mostra apenas alguns deles. Existem várias outras formas que não incluí, como contribuir para open-source e participar de comunidades.

O principal ponto é fazer coisas em público, conhecer pessoas, e ter um histórico digital do seu trabalho.

🌟 TL;DR

  • Pessoas de sucesso vêm aplicando técnicas há décadas para ter mais sorte. Como? Sendo bom no que faz e tendo um histórico do seu trabalho
  • Sorte é uma mistura entre oportunidade e preparação. Use hábitos e estratégias na sua vida que te empurrem nessa direção. Construa seu caráter e reputação de maneira íntegra, em público, e as oportunidades virão até você.
  • Indiferente do que você faz, o importante é ter um viés de ação. Faça coisas ativamente, e seja intencional sobre como você gasta o seu tempo.

📰 Leitura adicional

📚 Sorteio do livro "Entendendo Algoritmos"

Na semana que vem, teremos o sorteio do livro Entendendo Algoritmos ao vivo no Twitch/YouTube. Caso cheguemos a 150 inscritos, sortearei duas cópias ao invés de uma.

Para participar, inscreva-se e receba 1 artigo por semana diretamente em seu e-mail.

Top comments (0)