Escolher entre "aprender fundamentos" ou o "aprender o framework que o mercado exige pra colocar carne no meu congelador" nunca deveria ser uma escolha de verdade.
O imediatismo faz com que as pessoas pulem etapas pra consolidar conhecimento e por consequência caiam num espiral de frustração.
Entretanto as pessoas que já passaram desse degrau na escala frequentemente olham pra baixo pra julgar os que chegam.
É um comportamento a ser analisado, afinal o que faz alguém ser imediatista?
No fim das contas, é mais fácil julgar alguém do que realmente ouvir o que ela tem a dizer e/ou ajudar.
Como eu vou chamar uma pessoa desesperada por um trabalho pra pagar as contas, aluguel ou comida de imediatista?
Frequentemente eu tenho que responder as pessoas, por que mesmo trabalhando em empresas da "gringa" a mais de quatro anos, tendo passado por pelo menos uma centena de processos seletivos e diferentes times em diferentes países, pq eu sou resistente a vender conteúdo educacional?
Por pura consciência.
Criou-se uma cultura baseada no "ninguém sabe tão pouco que não pode ensinar" travestido de "ninguém sabe tão pouco que não pode vender um curso/mentoria".
Não só pelas qualificações técnicas que são insuficientes em mim mas por um motivo pessoal:
Quando eu comecei a trabalhar com frontend, meu sonho era consumir um bootcamp famoso do mercado na época, ensinava node + react e react native.
"to go".
A stack perfeita pra ganhar dinheiro naquela época (ainda é, na minha opinião).
Por dias e noites eu trabalhei incessantemente pra além de conseguir pagar minhas contas, comprar o sonhado bootcamp.
ME ARREPENDO.
Na minha opinião, ninguém deveria escolher entre fazer um sacolão/açougue ou pagar bootcamp/curso/faculdade só por causa uma POSSIBILIDADE.
Isso provavelmente faz de mim alguém com convicções e viés que outras pessoas não concordam e eu sinceramente não tenho problemas com essa parte.
- "Afinal, o que é a vida sem esforço Primo?"
- "Eles precisam pagar pra dar valor!"
- "se a vida fosse fácil ia se chamar miojo" (essa é minha)
Entendo que existem pessoas que seguiram o fluxo natural e ainda estão à procura de uma oportunidade e essa mensagem nitidamente não é destinada a elas.
Entendo também que o mercado de tecnologia desanima alguns muitos.
Não quero entrar no mérito do mercado na real, queria só comentar sobre o essa questão que acordou me incomodando hoje...
Acredito que nessa altura vocês já perceberam que isso não é um post com uma resposta, mas um convite a discussão.
Top comments (1)
Eu trampava numa startup com um cara que sentava do meu lado que tinha uma base muito fraca. Quis entrar na area de cabeça ja mexendo com angular sem saber fazer um if. E meu dia dia era trabalhar pra mim e pro cara dando aula do básico. A gana de entrar de cabeça sem saber nada é puro imediatismo. Tudo leva tempo