Este artigo tem o objetivo de introduzir os conceitos de algoritmos e estrutura de dados.
Algoritmos
De maneira simples, um algoritmo é um conjunto de etapas bem definidas para resolver um problema. Esse problema oferece um conjunto de valores de entrada que, a partir do algoritmo desenvolvido, será produzido uma saída.
Um exemplo simples de algoritmo é o processo de fazer uma tapioca. Esse problema pode ser resolvido da seguinte maneira:
Pegar o polvilho -> Colocar o polvilho em uma bacia -> colocar água na bacia -> pegar o pote de sal -> colocar uma pitada de sal -> misturar os ingredientes -> pegar uma panela -> colocar no fogão -> acender o fogo -> quando a panela estiver quente, colocar a massa.
Estrutura de dados
Estrutura de dados é uma maneira de armazenar e organizar os dados para facilitar as modificações e acessos ao mesmo. Essas estruturas desempenham um papel crucial na eficiência de um programa, influenciando diretamente o desempenho das operações realizadas sobre os dados. Por exemplo, diferentes estruturas de dados, como listas ligadas, árvores e tabelas hash, são escolhidas com base na natureza específica das operações que precisam ser realizadas. Uma boa compreensão das estruturas de dados é fundamental para tomar decisões informadas ao projetar software eficiente.
Fontes
- Algoritmos: Teoria e Prática (Thomas Cormen)
- Estruturas de Dados: algoritmos, análise da complexidade e implementações em JAVA e C/C++ (Ana Fernanda Gomes Ascencio)
Top comments (0)