Com a minha breve experiência com o Tmux, aprendi uma lição bem valiosa: nada é tão simples quanto pensamos. Uma simples ação de copiar e colar pode se tornar uma batalha de tentativas e erros, sempre com o dedinho colado na tecla Ctrl.
Porém, hoje venci mais uma batalha no mundo do Tmux: aprendi a copiar e colar textos dentro do terminal sem usar o meu querido mouse. Vou compartilhar com vocês meu aprendizado com o objetivo de evitar que mais pessoas passem por esse perrengue e desistam dessa maravilhosa ferramenta.
Desafio: Copiar o path de um diretório e colar em um segundo terminal.
Passo 1: Precisamos entrar no modo de cópia. Para isso, usaremos a combinação 'Ctrl + b' seguida da tecla '['.
Dessa forma, seremos capazes de navegar pelo terminal utilizando as setas do teclado.
Passo 2: Depois de navegar até o texto que desejamos copiar, vamos usar a combinação 'Ctrl + Space' para entrar no modo de seleção e, então, selecionar o texto.
Passo 3: Com o texto selecionado, podemos usar a combinação 'Alt + w' ou 'Ctrl + w' para copiar o texto e, em seguida, colar onde desejarmos usando a combinação 'Ctrl + b' seguida da tecla ']'.
E por que raios não utilizar o mouse?
Pode parecer complicado usar esses comandos no início, e é tentador recorrer ao mouse para realizar essa tarefa de maneira mais rápida. No entanto, aprender a manipular texto no terminal sem o mouse oferece vários benefícios.
Com a prática, essas etapas se tornam automáticas e ajudam a manter o fluxo de trabalho mais eficiente, especialmente em ambientes onde o uso do mouse não é uma opção — como quando se está trabalhando remotamente em servidores Linux ou em sistemas minimalistas. Além disso, dominar esses comandos faz parte de um conjunto de habilidades essenciais para quem deseja ser mais produtivo e ágil ao trabalhar com terminais e multiplexadores como o tmux.
Top comments (0)