Prevista para 7 de Fevereiro de 2023, a versão 10 da conhecida framework Laravel trará diversas funcionalidades e correções.
Os releases, até a versão 8, eram liberados a cada seis meses. Entretanto, essa estratégia mudou a partir da versão 9, lançada em 7 de Fevereiro de 2022.
Essa alteração foi necessária para que o time de desenvolvedores tivesse tempo hábil para implementar e testar todas as funcionalidades, bem como corrigir os bugs mais críticos.
A partir da versão 10 da framework, não haverá mais suporte para o PHP 8.0 ou inferiores. A versão mínima do PHP exigida pelo release 10 do Laravel passa a ser 8.1.
De acordo com a documentação oficial, algumas funcionalidades disponíveis no PHP 8.1 já haviam sido implementadas no Laravel 9, como por exemplo o método array_is_list()
.
O método valida se um determinado array é uma lista, e para tal o PHP verifica se:
- o array possui um índice numérico
- o índice é sequencial
- o índice começa com 0 (zero)
- o último valor do índice é igual a
count($array) -1
A migração a partir da versão 9 é facilitada através do Laravel Shift. Este serviço é pago, possuindo diversas combinações de upgrade a partir de várias versões do Laravel.
Inclusive existe a possibilidade de upgrades a partir do Lumen (lembram dele?! 😲) para a versão compatível do Laravel. Entretanto, a conversão é limitada e podem haver situações onde o processo não será executado, caso de algumas consultas a bancos de dados.
Maiores detalhes acerca deste release podem ser encontrados aqui:
Laravel 10.
Até breve. 😎
Top comments (0)