DEV Community

Cover image for Manual de Sobrevivência na Campus Party 14
Marlon
Marlon

Posted on • Updated on • Originally published at blog.marlonhenq.dev

Manual de Sobrevivência na Campus Party 14

OOOooooOOOOoooOOOo!!!

Eae? Vai para Campus Party? É a sua primeira vez? Então, cola aqui que eu vou te explicar tudo (ou quase tudo) do evento!


Cheguei! E agora?

Se você acabou de chegar no Anhembi prepare-se: você vai pegar filas. Sim, no plural!
E se tem uma coisa que o campuseiro gosta é de fila, entramos em filas até sem saber onde elas vão dar, então já pode ir se acostumando…

Mas a primeira fila que você deve pegar é a do credenciamento, nela você deve apresentar todos os documentos necessários (que estão listados no Guia do Campuseiro) para te identificarem e te darem a sua credencial.

Pegando a sua credencial coloque logo no pescoço já que o uso dela dentro do evento é obrigatório e ela que será usada para te identificar quando você sai e entra do pavilhão e da área de camping.

Crachás das edições passadas


Próximoooooo!

Agora vamos para mais filas!!!
Caso você vai acampar (o que eu recomendo para ter a experiência mais completa), direcione-se para a fila da primeira entrada do evento. Essa é de fato a mais demorada, pois a Staff estará revistando o que o pessoal anda levando para o local (no geral vão passar suas malas no raio-x e só abrir se acharem algo meio estranho, mas já aconteceu de um dos raio-x queimar nessa hora e terem que revistar boa parte das bagagens).

Falando em revistas fica aí um aviso: É proibida a entrada com bebidas alcoólicas no evento!!
Porém, vou falar um pouco mais disso futuramente nesse mesmo post…


Entrei!!

Estando finalmente dentro do Anhembi você possui basicamente duas escolhas e a ordem não muda muito, mas irei dizer na que prefiro.

Primeiro, bora guardar essas tralhas na barraca?!
Para encontrar a sua barraca basta ver o seu crachá que terá escrito em algum lugar algo como “E11” ou “H21”, esse é o endereço da sua barraca e basta andar um pouco até encontrar ela fisicamente (quase que em uma batalha naval seguindo as letras e números).

Já que estamos falando da barraca, vamos de umas dicas:

  • Leve um cadeado para unir os zíperes de sua barraca trancando-a e deixando suas coisas em segurança.
  • A barraca é sua (isso mesmo) e no final do evento, se quiser, pode desmontar e levar para casa.
  • Para ter boas noites lembre-se de levar algo para deitar (saco de dormir, colchão inflável, colchonete e etc), algo para apoiar sua cabeça (travesseiro inflável, almofada ou até um travesseiro mesmo) e, caso tenha espaço e achar necessário, algo para se cobrir (assim como outros itens como um lençol para o seu colchão).

Após ter arrumado a sua barraca já deixando pronta para tirar aquela soneca (se for encher colchão, faça relativamente cedo, você não que acordar o coleguinha do lado com o barulho da bomba de encher, né?), bora para a segunda coisa!

Vamos de mais filas! Eba!! Porém, essa é a última.

(Editor do futuro veio para avisar: Essa definitivamente não será a última. Ame as filas!)

Pegue o se PC ou notebook para a fila de Cadastro de Equipamento, nela seu equipamento principal será cadastrado e receberá uma etiqueta para ficar vinculado a você.
Detalhe: Só PCs e Notebooks são cadastrados. Celulares, tablets, consoles e periféricos mesmo muitas vezes sendo mais caros que computadores não são. Cuide bem deles!

Image description


Setup!

Tudo pronto para pegar seu computador escolher um lugar nas mesas e montar o seu setup, logo, vamos de mais dicas:

  • Você tem direito a um cabo de rede com acesso à internet e uma tomada na mesa, assim, para ligar mais equipamentos, considere levar um filtro de linha e no caso da rede um switch e cabos.

  • Não há Wi-Fi.
    O que a maioria dos campuseiros faz é levar o seu roteador para criar suas redes privadas, o problema é que se acaba tendo um ‘flood’ de sinal e assim todas as conexões wireless acabam ficando lentas. Então, se puder, junte seus amigos em uma mesa só para compartilharem o mesmo sinal.

  • Não entre em redes que você não sabe de quem são!
    Por mais que a Campus seja um ambiente bem seguro, estamos falando de uma galera que manja e ama brincar com tecnologia e de ser o ‘hackerman’, portanto, NÃO entre em qualquer rede aberta (inclusive isso é uma dica para vida).

  • Falando em ambiente seguro… Sim, nós deixamos os computadores em cima das mesas e saímos, vamos dormir, vemos palestras, vamos comer e etc. E no geral não há casos de furtos no evento (se quiser é só pesquisar), contudo, mesmo assim, é sempre recomendado cuidar bem de suas coisas.
    Se o seu notebook (computador e/ou monitores) possuem a “K-Slot” ou “kensington lock” (uma entrada geralmente com um cadeado desenhado ao lado) é possível usar uma tranca de computador (encontra-se facilmente a venda na internet) para prende-lo na mesa ou até em outras coisas.
    Caso esteja indo com amigos busquem revezar quem fica na mesa cuidando dos equipamentos.


Palcos!

A Campus Party conta com palcos com temas diferentes e palestras diversas durante todo o dia, então, vale ficar ligado no cronograma de palestras que deve ser liberado em breve no site do evento para marcar as que quer ir.

Após o horário que se encerram as palestras, os palcos, no geral, ficam livres para as pessoas se reunirem, assim não se espante de ver, por exemplo, às duas da manhã uma roda de violão ou conversas diversas rolando nos palcos, se quiser, não hesite em participar aposto que irão te receber bem.


Comida!

Há algumas opções para se alimentar:

  • Pacote alimentação (Catering): Irá oferecer as 3 refeições diárias na maioria dos dias de evento (com a exceção do dia de entrada que geralmente não há café, afinal o credenciamento, no geral, começa ao meio-dia e no dia de saída que não terá a janta e talvez o almoço dependendo dos horários), nas edições que já fui optei por ele e a comida era muito boa, além de ser à vontade no almoço e janta. O café da manhã é um pouco mais limitado, porém mais que o suficiente (na minha opinião) sendo uma sacolinha com pãezinhos recheados com queijo, alguma fruta e um bolinho, o leite e/ou café são à vontade.

A desvantagem é que o preço do catering é um pouco salgado.

Obs: No momento que estou escrevendo esse post segundo a organização do evento “o Catering está em processo de negociação com os fornecedores”.

  • Ainda no evento pode-se encontrar alguns quiosques com lanches (Obs: os preços também devem ser um pouco caros).

  • O que muitos campuseiros fazem, além de levar snacks, é ir para fora do pavilhão pedir delivery ou encontrar com os vendedores que, sabendo anteriormente do evento, já vão preparados com marmitas, pizzas e lanches para vender na porta.


Campus B

Falando em sair do evento, aos arredores da Campus sobretudo de noite, acontece o que chamamos de Campus B. O que ocorre é que basicamente os campuseiros se juntam para trocar uma conversa mais descontraída e comer uma pizza dos vendedores que citei anteriormente.

Lembra das bebidas? Sendo proibidas dentro do evento, o pessoal aproveita para comprar e tomar ali fora mesmo (com moderação hein).


Open Campus

Além da Campus B, temos a Open Campus, só que essa é oficial do evento e conta com diferentes atrações: Simuladores de voos e corrida, batalha de robôs, corridas de drones e etc.

Vale lembrar que a Open Campus tem esse nome por ser aberta para todo o público e não só aos Campuseiros. Se você for de São Paulo e quiser dar uma passada lá é só colar!

Cultura da Campus!

Um campuseiro sem cultura é um campuseiro sem história (ou sem filas)...

Você acha que juntando um monte de nerds no mesmo lugar não iriam sair memes, piadas e até alguns “rituais tribalistas”?
É isso mesmo que acontece, e bora ficar por dentro de alguns dos clássicos!

OOooooOOOoooOOOooo!! (Não, eu não esbarrei no teclado ou deixei meu gato pisar nele).
O “OoooOOoooOOO!” é a forma em texto de representar “O grito de guerra dos campuseiros”, acontece mais ou menos assim:
Alguém, de repente grita “oooOOooooOOoo!” em seguida todo o resto do evento faz o mesmo. Não precisa de um motivo ao certo, apenas acontece, esteja preparado e não esqueça de gritar em alto e bom som!

Próximo!!
Quase como uma derivação do primeiro o “Próximo” passa a ser o nosso grito de guerra durante as filas (e são muitas). Também não há um motivo, basta alguém virar para você gritando “próximo” assim, vire-se para trás e chame o próximo desencadeando um efeito dominó.

Corrida das Cadeiras
Quando eu disse “rituais tribalistas” eu não estava exagerando. A Corrida das Cadeiras consiste em basicamente alguém (como sempre sem nenhum motivo) pegar uma cadeira, segura-la em cima da cabeça e sair correndo pelo recinto inteiro desencadeando uma onda de outras pessoas pegando suas cadeiras e correndo.
Obs: Muitas vezes fazendo barulhos neandertais tais como “Uga! Uga!” ou apenas gritando “Vem pra cadeira” para convocar mais pessoas para a corrida.


Links Extras

A Campus Party é gigante e definitivamente eu poderia escrever mais páginas e páginas sobre o evento e ainda não conseguir passar todos os detalhes.

Assim, resolvi deixar outros conteúdos aqui para vocês:

Guia do campuseiro oficial: https://brasil.campus-party.org/guia-do-campuseiro/

Pastebin - Dicas para campus - By: @DevMozao: https://pastebin.com/j3WJABh1

Vídeo - Como se Preparar Para a Campus Party - By: @DevMozao: https://www.youtube.com/watch?v=PMxfkTp1xw4


Fim!

Muito obrigado por ter lido esse post até o final, caso ele tenha te ajudado considere compartilha-lo com outros futuros (ou de longa data) campuseiros.

Também não esqueça de me seguir no Twitter @MarlonHenq, onde avisarei de novos posts.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a Campus pode me perguntar pelo Twitter também (tanto me marcando, tanto pela DM).

Flw! Nos vemos na Campus Party 14!


Este artigo foi originalmente postando em: blog.marlonhenq.dev - Dia 24-01-2022

Top comments (1)

Collapse
 
artenlf profile image
Luís Felipe Arten

Olha, já subiu em produção e rodou. Você tá vivo! Então funciona!