Se você é um desenvolvedor web, talvez seja importante você saber a história de Tim Berners-Lee e um pouco de sua jornada para a criação da famosa WWW World Wide Web . Essa postagem tem o intuito de introduzir pontos importantes sobre a criação da Web e como toda a ideia surgiu. Portanto, pegue um biscoito, sirva-se um café e venha comigo para essa leitura.
Por volta dos anos 1950, os pais de Tim Berners-Lee, quais eram matemáticos, estavam alegres com a idéia de que, em princípio, uma pessoa poderia programar um computador para realizar qualquer tarefa e também sabiam que computadores eram ótimos em organização lógica e processamento, mas não em associações aleatórias. Após voltar da escola, Berners-Lee encontrou seu pai tentando achar pistas de como tornar um computador intuitivo, apto a completar conexões como o cérebro faz. Eles discutiram sobre. mas acabou não dando em nada. Porém, Tim manteve a ideia em sua cabeça por anos, até mesmo em 1976, quando se graduou em física na Universidade de Oxford.
Computadores poderiam se tornar muito poderosos se programados para conectar informações desconexas Tim constantemente pensava.
Então, em 1980, conseguiu uma vaga como consultor de software na CERN European Particle Physics Laboratory em Genebra, Suiça. Enquire, a primeira versão da Web, foi programada para ajudá-lo a lembrar das diversas pessoas, computadores e projetos no laboratório. O nome do projeto foi baseado no livro Enquire Within Upon Everything, livro vitoriano que abordava um portal para o mundo da informação, onde você poderia aprender sobre tudo.
Suponha que todas as informações guardadas em computadores por todo canto estivessem ligadas, eu pensei. Suponha que eu pudesse programar meu computador para criar um espaço onde tudo pudesse estar ligado a qualquer coisa. Haveria um espaço único e global de informações._
Tim-Berners-Lee começou a tentar convencer as pessoas na sua empresa a usar o Enquire, todos achavam uma boa idéia, porém nunca usavam. Até que, após sair da sua vaga na CERN, o disco que guardava o projeto foi perdido. Isso não o desmotivou de começar novamente após voltar para a CERN.
Muitas pessoas, segundo Tim, acreditam que ele simplesmente teve um momento onde a idéia sobre a criação facilmente surgiu em sua cabeça, porém, é necessário entender que foi um processo contínuo e de muita colaboração. Ted Nelson, por exemplo, foi o inventor do que hoje chamamos de hypertext. Doug Engelbert, inventou o mouse e demonstrou usando email eletrônico e hypertext links. Com a criação da internet, havia o ambiente perfeito para a criação da Web. Berners-Lee só tinha que juntar todos esses elementos.
Em março de 1989, ele escreveu uma proposta para validar a Web na CERN. Nada aconteceu. Ele continuou trabalhando. Em maio de 1990 ele enviou novamente. Foi ignorado. Ele continuou trabalhando e tentando convencer todos. Até que ele conheceu Robert Cailliau e juntos trabalharam aperfeiçoando a Web. Escreveram mais uma proposta, mas foi ignorada.
Em março de 1991, Louisa Addis, que atuava como bibliotecária, achou toda a Web fantástica e encorajou seus colegas a subirem o primeiro servidor web da Europa. Após um tempo, a Web foi construindo uma comunidade, mas foi apenas após uma conferência sobre a web em San Antonio, nos Estados Unidos, que todos aderiram a ideia.
Na mesma conferência, dois anos depois, na mesma parede, todos projetos teriam algo a ver com a Web.
Referência
Berners-Lee, Tim, Weaving The Web, 1999
Top comments (1)
baita conteúdo!