Fala moçada, beleza? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre produtividade. Esse tema é muito legal, porém, nem tudo que funciona para uma pessoa funciona para outra, então, falarei sobre coisas que funcionam comigo e que vocês poderiam experimentar.
Hoje começaremos com a minha primeira dica de produtividade, o pomodoro!
Introdução
Uma das coisas que costumo fazer é caçar técnicas que me ajudem a ser mais produtivo. A do pomodoro conheci há muito tempo, no início usava mais para me ajudar a estudar de forma mais proveitosa, depois, percebi que poderia usar, também, durante meus trabalhos de desenvolvimento de software. O pomodoro é uma ferramenta de produtividade, e eu diria também que é uma forma de você gerenciar melhor aquilo que: pode ser distração, gerenciar o seu foco e também usar o seu cérebro de uma forma melhor.
Em um de seus livros (Inteligência em Concursos), o professor Pierluiggi Pier disse que nosso cérebro tem a capacidade de trabalhar de forma focada durante 40 minutos, depois disso ele precisa de pelo menos 10 minutos para se restabelecer. Outros especialistas falam sobre 90 minutos de concentração total, outros de 60 minutos, de qualquer forma, nosso cérebro consegue focar durante uma certa quantidade de tempo e transcorrido esse período, começa a perder o foco e a ficar sobrecarregado. Logo, os intervalos são realmente necessários para um melhor aproveitamento de nosso cérebro. Levando isso em consideração e vendo como o pomodoro se organiza, vejo que é uma ferramenta que casa com essa característica do cérebro.
Como usar o pomodoro?
No pomodoro, você trabalha de forma focada durante 25 minutos, e depois desse tempo descansa 5 minutos; nesse momento de descanso, você tem que fazer uma atividade totalmente diferente do que você estava fazendo antes, para quem já é da área de desenvolvimento, se estava fazendo aquele código maroto (😂), você teria que sair um pouco da tela, pegar uma água, dar uma andada, alongar um pouco o esqueleto.
Cada intervalo de 25 minutos leva o nome da técnica, ou seja, é chamado de pomodoro; depois de 4 pomodoros, você descansa 15 minutos. Regra muito simples. Durante o pomodoro eu foco totalmente na atividade de desenvolvimento, geralmente não vejo e-mail nesse tempo, não olho nenhuma rede social, estou ali inteiramente focado na atividade.
Nem sempre dá para cumprir as regras, às vezes aparece algum cliente necessitando de ajuda em algo, ou até mesmo alguém da equipe, e nesse momento o pomodoro acaba sendo interrompido. Quando ocorre algo assim eu costumo atender aquela urgência e em seguida reinicio o pomodoro.
Tecnologias que podem ajudar com o pomodoro
Acredito que seja algo que valeria a pena experimentar, e existem sites e aplicativos que ajudam com o pomodoro, eu costumo usar o Tomato Timer, mas gosto pra caramba também do Pomofocus. Não uso muito aplicativos de mobile para o pomodoro, mas se pesquisarmos pomodoro timer, encontraremos com facilidade várias opções legais. Segue uma lista de sites e aplicativos que achei legais para ajudar com o pomodoro:
Web
Mobile
Link's úteis
Se você tiver curiosidade em saber um pouco mais da história do pomodoro, indico os links abaixo:
- Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo
- Técnica Pomodoro - o que é e como funciona
- O que é a técnica Pomodoro Timer?
- Técnica Pomodoro - Dicas de estudo - planejamento de tempo e múltiplas tarefas
Agradecimentos
Como em todo artigo, não posso deixar de agradecer as pessoas que colaboraram com a revisão e as imagens. Agradeço ao Ono, Renan e Marlei pelas revisões, e agradeço ao Ono mais uma vez pelas imagens. Valeu galera, vocês são demais! 😀😀
Top comments (7)
Mateus eu que agradeço pela confiança!!!!
Eu que agradeço a força que você tem dado Marlei! 😀
Essa técnica ajuda demais!!
Com certeza Ono! 😁
Mateus vou seguir esta dica, obrigada!
Hahahaha é isso ae Marlei! Em breve tem mais! 😀
Muito bom! realmente não havia pensado dessa forma, deve render bem mais!
vou aderir desde já!