Nos últimos dois meses, venho dedicando parte do meu dia para ler e entender o fluxo e arquitetura de algumas bibliotecas e aplicações bastante utilizadas pelos desenvolvedores. Portanto, resolvi escrever para contar como tem sido esse período e como isso me ajudou como desenvolvedor.
A princípio, o objetivo era entender como funciona o código de uma biblioteca de componentes para que minha equipe pudesse dar um pontapé na criação de uma biblioteca própria e futuramente um Design System. Como fonte de estudo, decidimos utilizar o IBM Carbon como referência.
Desde o início foi uma ótima experiência, pois precisava identificar e entender a implementação da biblioteca desde seu início, e graças a ótima documentação, não era difícil entender como as coisas funcionavam no Carbon.
Venho aprendendo bastante lendo, entendendo e tentando implementar soluções de forma parecida como foram implementadas no Carbon, pois além de descobrir como certas soluções foram criadas, eu consigo adaptá-las na resolução dos meus problemas, o que é um excelente exercício para o desenvolvedor!
Sem falar nas várias bibliotecas e conceitos que tenho aprendido! Alguns exemplos são:
- Lerna (Gerenciamento de Monorepo)
- Aprimorando meus conhecimento com o React
- Aprendendo a implementação genérica de componentes de tipografia, ícones, cores, etc.
- Aprendendo como projetos open source são incrementados
- Aprofundando conhecimentos com bundlers
- Criação de documentação de qualidade para o desenvolvedor
Como tem sido uma ótima oportunidade de aprendizado, resolvi me aventurar ainda mais e entender o código de uma outra aplicação que grande parte dos desenvolvedores utilizam no dia a dia: nosso amado Visual Studio Code. Temos uma excelente ferramenta e seu código está aberto pra todo mundo ver e ainda contribuir, se quiser! Por que não tentar entender como as coisas funcionam por baixo dos panos, não é mesmo?
Pretendo em breve contribuir para projetos Open Source, é uma vontade que venho tendo há muito tempo e sei que sempre tem algo a ser feito para a comunidade!
PS: Esse foi meu primeiro artigo e espero que tenha sido o primeiro de muitos. Escrever é algo que gosto muito de fazer, e quando isso junta com a vontade de compartilhar conhecimento, isso se torna muito prazeroso!
Top comments (0)