Seguindo a linha de quem melhor pode explicar sobre algo é seu criador, vamos definir WSL como:
"O Subsistema do Windows para Linux permite que os desenvolvedores executem um ambiente GNU/Linux, incluindo a maioria das ferramentas de linha de comando, utilitários e aplicativos, diretamente no Windows, sem modificações e sem a sobrecarga de uma máquina virtual tradicional ou instalação dualboot."
Essa explicação e mais detalhes estão disponíveis na documentação oficial, que como sempre recomendo a leitura.
Nesse artigo, não vamos entrar muito no mérito de como utilizar ou o que exatamente é ele, e sim em como podemos fazer a instalação de forma automatizada pelo Powershell.
Eu escrevi esse script para uma aula de Sistemas Operacionais da Fatec, como um tutorial de instalação do Ubuntu já que não queria utilizar uma maquina virtual e me parecia interessante mostrar que dentro do Windows 10 podemos fazer coisas bem legais.
Inicialmente, vamos verificar se já temos o WSL disponível no sistema. Caso ela não esteja, fazemos a instalação e orientamos que o usuário reinicie o computador para que ela fiquei totalmente habilitada.
Depois disso, vamos fazer o download do sistema operacional, que em nosso exemplo vai ser o Ubuntu 1604. Salvamos o artefato como um APPX conforme está disponível no site da Microsoft.
Concluído o download, fazemos a instalação e apagamos o arquivo.
Assim deixamos disponível um terminal Linux para utilização dentro do Windows 10.
Recomendo isso caso precise treinar comandos ou brincar um pouco com o sistema. No caso da aula, serviu ao proposito de treinar alguns comandos.
Top comments (0)