Desenvolvedores são altamente requisitados, ainda mais atualmente com o mercado tão aquecido.
Neste artigo vou falar de coisas que foram extremamente importantes para que eu conseguisse a minha primeira vaga, e acredito que possa ser útil para você, que também está em busca disso. São experiências pessoais, então pode ser que nem tudo que fale aqui seja útil para você, ok ;)
Vamos lá?
Github
Entender pelo menos o básico de GIT, e começar a adicionar seus projetos no Github é algo muito interessante de se fazer.
Você pode usar algum outro site, como, por exemplo, o GitLab ou Bitbucket, mas o Github é um pouco mais utilizado, e conta com uma funcionalidade muito legal que é poder criar um readme no seu perfil. Essa feature permite que você personalize da forma que quiser, e adicione qualquer informação que você considere importante logo na primeira tela.
Acredito que o ter um Github organizado é algo fundamental, pois é lá que as pessoas vão conseguir ver o que você sabe fazer em código.
Se no Github temos os nossos códigos e projetos, é no Linkedin que nos apresentamos por completo dentro da Internet.
Existem diversos motivos para que você tenha um perfil dentro desta rede social, mas vou citar apenas alguns:
- É possível se relacionar com outros profissionais;
- Encontrar emprego;
- Ficar atualizado sobre diversos assuntos;
- Ter visibilidade no mercado de trabalho;
- Fazer postagens sobre o que você quiser(isso ajuda muito na visibilidade).
É de extrema importância ter um perfil com todas as suas informações relevantes, e tudo o mais atualizado possível.
No início pode ser um pouco complicado, mas vale a pena dar atenção para esta rede social.
Currículo
Esse assunto é um pouco delicado, pois já vi diversos recrutadores falando que não é legal ter um currículo em colunas, e que é mais interessante focar no básico. Em contrapartida, também já ouvi pessoas dizendo que gostam de ver currículos diferenciados e que se mostram diferentes dos demais.
A minha solução para resolver essa dúvida entre criar um currículo simples ou um currículo diferenciado, foi criar um de cada.
Antes de me candidatar eu pesquiso muito sobre a vaga, sobre a empresa, tento encontrar informações sobre o processo seletivo, e após esses estudos eu escolho qual currículo enviar.
Como disse antes, esse é um assunto que divide opiniões, então sugiro que pesquise bastante, e encontre a solução que mais faça sentido para você.
Site pessoal
Quando estamos tentando entrar no mercado de trabalho, ou quando estamos em busca de um emprego na área, o que mais precisamos é de visibilidade e de algumas coisas para mostrar. É nesse ponto que entra o site pessoal.
Acredito ser uma boa ideia ter um site próprio, que tenha informações de contato e alguns projetos desenvolvidos. A junção de um Github, Linkedin, Currículo e site pessoal bem organizados, pode ajudar muito no momento de buscar por vagas de emprego.
No meu caso, que sou desenvolvedor Front End, busquei por layouts que pudesse desenvolver, e coloquei todos dentro do meu site pessoal com um link para a página e Github de cada um. Isso me ajudou muito a ter projetos desenvolvidos mesmo sem experiência no mercado.
Não acho que ter um site pessoal é algo tão importante quanto os itens que citei anteriormente, mas tenho certeza que é algo a ser pensado com bastante carinho.
Networking
Ter contatos é o que vai te salvar em diversos momentos da sua carreira, e isso engloba também a busca por emprego.
Por meio de contatos eu consegui minha primeira oportunidade no mercado de trabalho, e felizmente já consegui fazer a ponte para empregar algumas pessoas.
Converse, elogie, se mostre disponível, ajude, seja gentil. São pequenas coisas que vão te fazer ser bem-visto, e ter diversas conexões.
Conclusão
Neste artigo coloquei todos os pontos que foram importantes para as vagas de emprego que me candidatei, e felizmente fui aceito.
Espero que isso possa de alguma forma te ajudar a conquistar o que deseja, e que de certa forma eu tenha contribuído pelo menos um pouco com uma comunidade que já me ajudou e continua ajudando muito.
Abraços, muito sucesso, e até a próxima.
Top comments (0)