O protocolo HTTP significa hyper text transfer protocol, serve para transmitir hypermedias como texto, vídeo, gráficos, etc, e atua na camada de aplicação de uma rede de computadores, que é a última camada de uma rede de computadores padrão OSI, onde nós interagimos no browser.
Segundo o MDN:
Foi desenvolvido para comunicação entre navegadores web e servidores web, porém pode ser utilizado para outros propósitos também. Segue um modelo cliente-servidor clássico, onde um cliente abre uma conexão, executa uma requisição e espera até receber uma resposta.
Um servidor web é um software ou um computador que fornece os recursos requisitados por HTTP por outro computador. Quando você digita um site no navegador está utilizando o protocolo para fazer requisições. Na terminologia, um cliente faz um request e um servidor envia um response.
Numa requisição/resposta podemos adicionar http headers, que permitem que o cliente e o servidor troquem informações adicionais. Nos headers podemos verificar qual foi o http request method utilizado. Alguns exemplos de methods:
- POST: requisição para submeter
- GET: requisição para obter
- PUT: requisição para substituir completamente
- DELETE: requisição para deleter
Faça o seguinte teste: abra uma nova página do Google e dê um F12 para abrir a aba do Chrome DevTools (supondo que esteja no Chrome). A DevTools é uma ferramenta para que desenvolvedores web possam investigar, debugar, analisar, etc, diversos pontos sobre o browser e os recursos trocados. Você verá algo assim:
Agora, na DevTools, clique na aba Network e dê um F5:
Na parte de Name podemos ver vários recursos elencados que foram trazidos para nós por um servidor web, através do protocolo HTTP, quando demos um refresh para acessar a página do Google.
A exemplo, cliquei em um recurso na listagem e foram mostradas algumas informações sobre a requisição:
Cliquei em Preview para ver o recurso. Nesse caso, uma imagem:
Repare minuciosamente nas informações do header:
Temos a request URL, que é o site que nós digitamos, o request method, nesse caso o GET, e temos também o status code. Alguns status code mais conhecidos:
- 200: OK
- 400: Bad request
- 404: Not found
- 500: Internal server error
O status code indica se a requisição HTTP foi completada com sucesso ou não, se houve falha, se foi encontrado, se houve erro, etc.
Recapitulando o protocolo:
- Atua na camada de aplicação de uma rede de computadores
- Serve para transmitir recursos de hypermedia
- Comunica um web browser com um servidor web
- Segue a lógica de cliente-servidor
Vale a pena ler a documentação do Mozilla para mais informações.
Fontes:
Rock Content
Wikipedia
Mozilla Developer Network
Esse texto não tem intenção de esgotar o tema. Acrescente nos comentários, e também aponte erros quando os identificar.
Top comments (0)