Um bom cientista da computação não vive só de código, então que tal dominar o mundo dos componentes eletrônicos também? Nessa postagem eu vou te ajudar a entender como funciona a protoboard e como montar o seu primeiro circuito simples.
Afinal o que é uma protoboard?
A protoboard nada mais é do que uma placa de ensaio, cheia de furos para conexões elétricas e de componentes, onde é possível testar os seus protótipos ou projetos em estado inicial.
O básico do básico
Vamos entender agora como funciona cada pedacinho da protoboard, essa linda que vocês podem ver na imagem abaixo.
Na imagem podemos ver duas seções em destaque: alimentação e área para conexão dos todo o resto componentes. Essas seções funcionam da seguinte forma:
- Alimentação: Dividida entre positivo e negativo, ao conectar o fio em um dos pontos toda a linha horizontalmente vai possuir a mesma carga. Você pode notar o símbolo de - ou + e a pintura referente a linha que será ativada.
- Área para conexão dos componentes: Aqui você está mais livre nas conexões
mas nem tanto, ao conectar o fio em um dos pontos toda a linha verticalmente vai funcionar como a mesma conexão então tenha cuidado para não conectar componentes no mesmo lugar afinal ninguém querqueimarter problemas com nada.
Nos exemplos deste artigo estou utilizando a protoboard pequena, mas não se preocupe, ela funciona da mesma forma em todos os tamanhos.
Acendendo um LED!
Chega de pipipipopopo e vamos direto a prática pois nada melhor do que aprender fazendo!
Um dos melhores lugares para montar seus circuitos de testes usando uma protoboard é sem dúvidas o Tinkercad (é grátis), com ele você pode praticar sem medo de queimar componentes erros. Para facilitar a sua vida, abaixo você pode encontrar um exemplo de como seu circuito deve ficar, lembre-se de quando usar um LED também usar um resistor para o bixinho não explodir.
Se você olhou para esse circuito e não entendeu nada, tenha calma, abaixo eu tento explico o que está acontecendo.
Como você pode ver na imagem, cada linha (que possui conexão) da protoboard assume um valor! Como expliquei na seção o básico do básico. Com isso, é possível montar o "caminho" da corrente até o LED e montar o circuito com sucesso!
Com essa pequena introdução espero que você já consiga começar a se aventurar com a protoboard, pratique o circuito mostrado aqui, e outros também, usando o Tinkercad.
Obrigado por ter lido até aqui! Não se esqueça de dar uma olhada nos outros artigos de contribuidores da OpenDevUFCG no dev.to. Espero te ver mais vezes!
Você pode me encontrar falando ou reclamando de outros assuntos nas minhas redes:
Twitter, Linkedin e GitHub
Top comments (2)
Melhor coisa os Gifs do Pica-Pau, ri muito enquanto lia
Parabéns pelo texto! Conseguiu repassar informações de forma simples e divertida!
Eu adorei :)